VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

sábado, 20 de junho de 2009

POLÊMICA NO JORNALISMO

Sérgio Gibim Ortega


O Supremo Tribunal Federal decidiu que passa a ser inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para a profissão de Jornalista. O Ministro do STF,ouvidos pelo Sindicato das Empresas de Radio e televisão no Estado de São Paulo (Sertesp), pelo Ministério Público Federal contra uma decisão do Tribunal Regional da 3ª região, que defendia a necessidade do diploma.
Entendo que a dedicação da formação dos jornalistas foi muito difícil e concordo em parte, pela luta, pelo tudo que estudou. Porque o verdadeiro jornalista faz a notícia também sem medo e enfrentando a tudo e a toda hora. Aqueles grandes jornalistas que não tem medo nem da guerra, e até morre no dever da sua luta. Lembramos o grande Tim Lopes.Tem jornalista muito bom mesmo. E até vi certos jornalistas passar por situações difíceis para dar destaque a notícia.Como o caso de uma jornalista até experimentar uma perninha de tartaruga assada pelos índios.
Por outro lado com a evolução da internet e o direito da expressão a liberdade de imprensa, onde todos têm o direito de fazer um jornalismo no seu blog também. Onde muitos pela dificuldade em adquirir o diploma, ou até mesmo pela situação financeira. Vejo pelo profissional em que luta pela notícia ou tem a sorte de estar em uma grande emissora, onde é muito mais fácil a oportunidade e que a sorte bateu em sua porta.O que manda é a sua competência e não o diploma.
Hoje com a modernidade, a quem não estudou em uma escola e tem agora também a oportunidade de ter o ensino fundamental e o médio também, onde todos passam a ser merecedor de poder sonhar com a sua tal profissão desejada. E ainda sabendo que nem mesmo a língua Portuguesa de nosso país é perfeita e além disso muda toda hora.
Mas quem já tem o seu diploma de jornalista, que não o critique, e que guarde como também como um grande merecedor onde sim terá sempre sua prova maior de luta e de vencedor. Que todos os jornalistas merecedores com diploma ou não, façam uma boa notícia em nome deste país em que se encontra muito difícil e que nem os governantes ouve mais a imprensa. Que vença o melhor!

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...