Mostrando postagens com marcador POESIA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador POESIA. Mostrar todas as postagens

sábado, 12 de julho de 2014

CRITICANDO A COPA

OLHA A CRIATIVIDADE RELATADA NESTE VÍDEO

EU FUI NO SUS PROCURAR UM DOUTOR,
CHEGANDO LÁ VI QUE O REMÉDIO ACABOU.
DECEPÇÃO FUI PRA CASA VER A SELEÇÃO,
PIOREI COM A VOZ DO GALVÃO.
NO INTERVALO EU SOU IDIOTA,
ESQUECE ISSO, VAMOS PENSAR NA COPA.
TRES OPERÁRIOS MORRER É COISA TÃO NORMAL,
NÃO SE FAZ COPA COM HOSPITAL.
O JAPONÊS NÃO TEM UM MUNDIAL,
DEVEM MORRER DE INVEJA DO CARNAVAL.
SER O MELHOR EDUCAÇÃO É COISA TÃO BANAL,
QUEM É QUE SE IMPORTA AFINAL.
AS OITO TEM SEU JORNAL NACIONAL
ENALTECENDO FELIPÃO E NEYMAR,
MENOSPREZANDO MEU QUERIDO PROFESSOR,
DILMA O SEU TEMPO ACABOU

terça-feira, 3 de maio de 2011

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA


OBAMA E OSAMA

Até o ar que se respira é assustador
Não se sabe se ruim é o morto ou o matador
Não se sabe qual é o retorno
Um quer ser e outro diz ser o dono

Um mata e profana
O outro era assassino de mente insana
O propósito é desconhecido
Estava em baixa, eleições e esquecido

Um era o maior lixo
O outro mata gente como bicho
Nos afogamos na realidade
Quem é o herói ou bandido de verdade

E como documento e dinheiro falsificado
Nem um vale nada são malfadados
Mata não enterra para respeitar religião
Se é religioso porque matou então
(Orides Siqueira)

terça-feira, 5 de abril de 2011

DIREITO À VIDA SEM VIOLÊNCIA

José Faria Nunes

Democracia não é dar a uns o direito de colocar em risco a vida de outros.
Urge o momento de se rever a legislação brasileira que trata do assunto "bebida alcoólica", tanto em termos de publicidade quanto da permissão de se invadir vias públicas, de forma ostensiva, estimulando mais e mais o consumo de bebidas alcoólicas. Legislação tanto de âmbito nacional, como estaduais e municipais.
À noite, principalmente em finais de semana, existem trechos de calçadas de ruas, avenidas ou praças, literalmente invadidas com mesas, não só propiciando mas, acima de tudo, estimulando ao vício jovens e adultos.
Assim como se fez e se está fazendo com relação ao tabagismo, que se faça também com o alcoolismo: proibição de propaganda, restrição dos locais de consumo, proibição aos órgãos públicos de distribuir bebidas alcoólicas em forma de confraternização em visitas de autoridades ou em eventos; proibição a entidades de natureza pública (ONGs, entidades filantrópicas, escolas, etc) de distribuir, ou permitir que se distribua, bebidas alcoólicas, em quaisquer que sejam suas formas, como brindes ou em forma de arrecadar recursos para suas ações, mesmo que beneficentes.
São alarmantes as estatísticas de acidentes de trânsito por causa de o condutor do veículo ter ingerido bebida alcoólica. O motorista alcoolizado põe em risco a própria vida e a vida de terceiros que nada tem a ver com sua direção perigosa em função do consumo do álcool.
De que adiantas os empresários do setor"alcoolígeno" serem generosos em campanhas filantrópicas, se estão contribuindo para aumentar as mazelas da sociedade? Vale dizer que o alcoolismo potencializa não só a violência no trânsito mas também a violência doméstica, ou também outras formas de violência, aumentando a possibilidade de crimes. Ou, pelo menos, falsamente justificando atitudes deploráveis. São muitos os exemplos: "eu fiz isso porque tinha bebido"; "meu filho fez isso porque tinha bebido".
Propaga-se pelo Brasil afora que a saúde de muitos brasileiros vai mal. Os órgãos e profissionais de saúdem não atendem satisfatoriamente. E isso é verdade. Mas é verdade também que milhares de pacientes que procuram os hospitais, o fazem em decorrência da violência, seja no trânsito, seja doméstica ou social em geral, mais das vezes em decorrência da ingestão de bebida alcoólica.
"Ah!, mas a venda de bebida gera muito imposto para os cofres públicos", defendem alguns. E outros, que se beneficiam do lucro da venda de bebidas: "Ah!, restringir a venda de bebida é tirar o emprego de muita gente, é falir muitos bares ou outras casas do gênero".
Creio que, em sã consciência, ninguém se deixa sensibilizar com tais argumentos. Devemos nos sensibilizar, sim, quando uma esposa está chorando porque perdeu o marido por causa da violência no trânsito.
Devemos nos sensibilizar, sim, quando uma mãe perde um filho pelas mesmas causas; ou o filho perde o pai em tais circunstâncias. E o mais revoltante é que, em muitos casos, a vítima não contribuiu para o mórbido fato.
Onde está a responsabilidade das autoridades diante de tais acontecimentos?
Onde está a responsabilidade dos legisladores que não produzem uma legislação que defenda, de fato e de direito, a vida dos brasileiros? Será que os votos para suas reeleições são mais importantes do que a vida do ser humano? Ou será que as condolências nos velórios, ou o assistêncialismo em situações de tragédias dessa natureza, será que isso compensa para suas consciências os votos que recebem por se "aparentarem humanos, bonzinhos, caridoso"?
Onde está a responsabilidade dos dirigentes de órgãos e entidades filantrópicas e/ou de assistência social que promovem e estimulam tais vícios? Em muitas igrejas e outras entidades se condena o aborto mas se aceita - até promovem em suas festas - a venda desregrada de bebida alcoólica, mesmo sabendo que o alcoolismo é contra a vida.
"Ah! O beber socialmente nenhum mal faz", argumentam muitos. Nos sites de relacionamento, por exemplo, muitas pessoas fazem questão de declarar que "bebem socialmente", como se isso fosse motivo de júbilo.
A questão é mais complexa do que parece. Nada tem a ver com questões religiosas, mas sim, com a vida humana, com a paz social, com a felicidade. Qual a pessoa que se sente feliz diante de um fato trágico que fere ou até ceifa a vida da pessoa que diz gostar ou amar?
Necessário se faz um repensar urgente de nossas práticas de vida, em benefício, inclusive, dos alcoolatras. Ou dos que ingerem "socialmente" a bebida.
Se se cidadão quer beber, que beba, mas respeite a vida dos outros e a sua própria vida. Que tenha mais parcimónia, mais responsabilidade, mais domínio próprio em suas atitudes.
A pessoa que já é vítima do vício, que tome consciência do fato. Que procure tratamento. Procure casas que tratam desse mal.
Ou, pelo menos, se você sabe que se descontrola com o copo na mão, evite os ambientes que você sabe que lá está o vilão.
O pior é que, quase sempre, muitos alcoolatras negam o fato. No caso do trânsito muitos dizem que, se beber alguns goles, até dirigem melhor. A verdade é outra, perdem tanto os reflexos que nem percebem os riscos.
Tenho consciência de que a questão é complexa, pois muitos ganham com isso. Até os consumidores "sociais" ou não.
Entendo que, acima de tudo, deve estar o DIREITO À VIDA SEM VIOLÊNCIA

Texto de José Faria Nunes
Jornalista e escritor, cônsul dos Poetas Del Mundo de Goiás.

COLABOROU SÉRGIO GIBIM ORTEGA (CÔNSUL DE POETAS DEL MUNDO VOTUPORANGA)

Caros autores, caros leitores!

Será que ainda é preciso falar da situação pela qual passa atualmente nosso planeta?
Será que a simples visão do que vem acontecendo ao redor do mundo, entre tsunamis, terremotos, dizimação da flora e da fauna, não bastaria para que a consciência de cada um despertasse?
Será que viver num planeta verde, com água limpa e animais e homens convivendo pacificamente não passa ainda de um mero sonho?
O que falta para que o ser humano acorde e veja onde se encontra?
O que é preciso para o homem perceber o mal feito e reagir para revertê-lo?
Perguntas poderiam ser feitas sem parar pois a vida no planeta está por um fio.
Mas respostas, todos os autores aqui nos trazem em suas diferentes maneiras de dizer.
Falta para o homem, educação e amor. E enquanto não houver consciência e ação, toda a vida do planeta continuará sendo apagada.
Não esperemos a extinção do nosso Planeta Terra.
Eduquemos, amemos, sejamos a alma, doemos vida ao planeta.
Pequenos gestos sempre serão grandes passos.
Longa vida ao Nosso Planeta Terra!

Boa leitura
A Equipe do Varal
FONTE-VARAL DO BRASIL

quinta-feira, 31 de março de 2011


"Excelentíssimo"

Cesar Augusto Ribeiro Moura

Sem ovacionar o teu nome
Sem vaiar o teu sobrenome
Se esvair sem ter seu pronome
Não há de haver super homem.

Hão de existir os teus feitos
De resistir os teus fatos
No ato de lutar contra a morte
Num brado de honra escreveu sua história
Terminando sua vida em glória

São estas as tuas palavras;
"Não tenho medo da morte,
Tenho medo da desonra."
Pois quem tem honra nunca morre
E quem vive na desonra, já esta morto mesmo em vida.

Homem que tem sobrenome
Vive eterno o seu nome
No pronome que antecede ao "Sr Excelentíssimo" a merecida glória!

domingo, 13 de março de 2011

ESPERANÇA

Um pingo de esperança é melhor que um mar de nada
Por isto não devemos parar, corra ,ande não tenha medo de tentar
Não interessa se quem chegou antes é mais ou menos perfeito
Você também chegou, grite, pule, diga cheguei tenho direito

Esperança é um objetivo que o sonho alimenta
E é o início invisível, certo e sem deslize
Será sempre um pingo que a mente aumenta
Um desejo que queremos que se materialize

Sendo o impulso de nossos instintos
Esperança é um jogo de paciência
Para materializar temos de ter inteligência
Sem nunca ter segundos de negligência

É o possível do conciliar, pensar e realizar
Esperança é um sentimento, de querer e poder
É um eu posso, vou vencer
Talvez uma doença difícil de diagnosticar
Mas os bons sempre conseguem a esperança materializar
(Orides Siqueira)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Zélia Berigo Marinho

A conscientização global
para um mundo melhor,
denunciar o abuso
contra a natureza,
esperança está no verde,
o planeta precisa de união,
cada árvore plantada brota
uma esperança renovada.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA


GORDINHA

Sempre brilhante
Seja esposa, namoradas ou amantes
As gordinhas nos fazem errantes
Quem disse que tem peso esta pessoa
Ela é tudo de bom
Toda gordinha é boa
Quando nos ouvido soa
Teus sussurros e gemidos
Nos torna leves
Vamos ao céu
Só voltando num apalpar gostoso
Gordinha este ser amoroso
Mulher pura, excesso de gostosura
Sempre sorridente esta criatura
Tua pele aveludada
Com maior área de prazer
Como é gostosa este ser
Bonita, alegre, mulher
Com pureza e sinceridade
Gordinha mulher, gostosa de verdade !!!!

(Orides Siqueira)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA


MULHER BAIXINHA

Quando aperto até da pena
Aquela mulher franzina e pequena
Mas muito gostosa de namorar
Quando pego parece estar uma boneca acariciar
Com esta estatura pequena e bela
Ninguém fica na ponta dos pés para beijar como ela
Pequena no tamanho, gigante a sussurrar
Como é gostoso poder ter uma baixinha para amar
Com sua voz leve e macia
Inquieta e arredia
Ninguém agüenta os gemidos desta guria
Não tem nada melhor sexe e charmozinha
Do que uma mulher baixinha
Vou do zero ao infinito em um segundo
Não existe nada melhor que uma baixinha neste mundo
Fico parado seu corpo olhando
Pensando em minhas mãos por ele deslizando
Usa salto quinze para dançar
Ou será para os glutens mais arrebitar
Quando dança parece uma deusa enfeitada
Quem tem uma baixinha não pensa em mais nada
Deus fez esta pequena mulher
Porque os melhores doces se usa pequena colher

(Orides Siqueira)

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA


MENINO DE RUA

Ei tio da uma moedinha ai
Saiba como você pode contribuir
Passe a mão na cabeça, faça ele sorrir
Alimente ache um lugar saudável para ele dormir

Ele não vai te fazer mal
Este menino é carente de mãe e pai
Explique a ele o valor do trabalhador
Diga como é bom ser honesto ter amor

Ganhe deste menino a confiança
Ele não e nada do que dizem, é criança
Nunca mencione a palavra droga
Leve ele pra brincar soltar pandorga

Ele vai te respeitar
Nem vai te chamar mais de tio
Para ele vais ser senhor
Porque é uma vida e se deve dar valor

Este menino ali atirado
Sempre sonha ter casa ser soldado
Servir a pátria amada
Ter sua vida realmente mudada

Já pensou seus filhos surrados
Dormir em cartões e ser maltratados
Para os pais seria o fundo do poço
Como seus filhos ele é de carne e osso

Não estamos no meio do mundo
Nem no buraco mais profundo
Então pense
Tire um menor do submundo

(Orides Siqueira)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA


TERRORISTAS ASSASSINOS ( 11 DE SETEMBRO)


(Orides Siqueira)

Sem um aviso sequer
Inocentes, homem e mulher
Sem chance de falar
Simplesmente por matar

Sanguinários sem coração
Matam pessoas sem uma razão
Chega desta gente prepotente
Matando, assassinando gente

Dizem ser por religião
Então porque matam irmão
Assim que a poeira baixou
Mortos sem saber o que passou

O mal veio do ar
É impossível acreditar
Pessoas chorando
Indignação, ódio aumentando

Quais motivo para isto fazer
Inocentes morrem, famílias a sofrer
Morrer, morrer, morrer
Foi apenas isto que nos deixaram ver


terça-feira, 31 de agosto de 2010

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA


ENTULHO OU DROGADO


É peixe fácil engolindo um anzol
Abandona a família sem motivo
Vai se tornando mais agressivo
Fica louco e depressivo

A família é quem mais sofre
Deixa de ser gente é catástrofe
Um sujeito isolado
Pronto pra ser fritado

Cérebro não pode ter não
Deve ser lixo ou entulho
Pra ser drogado ou fumar bagulho
Para a morte dar mergulho

Vai virar um favelado
Sem ninguém a seu lado
Um coitado vagabundo
Este é o fim do drogado

Quando o corpo pedir descanso
como o mar faz com o remanso
Chegou o fim da jornada
Porque é lixo não serve pra nada

Vai morrer na solidão
Como um pobre cão

(Orides Siqueira)

domingo, 8 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS COM SÔNIA LOPES



PAIS SEPARADOS


Cada um tem seu destino
Pagamos não sei por quê
Nasci de Pais separados
Sem nunca isto entender

Passou se vinte e quatro anos
Para então eu ver você
Nem ao menos uma foto
Pra eu poder te conhecer

Um maxilar contraído
Um rosto triste e marcado
De tanto brigar com o tempo
Pelos teus anos roubados

Mesmo sabendo ser meu Pai
Por ele eu não senti nada
Vi uma simples criatura
Num canto da sala encostada

Se você também é separado
Preste atenção no que faz
Procure reparar teus erros
Pra poder viver em paz

Ainda tento ser feliz
Mas me faltam certos agrados
Pois sempre faltam carinhos
Quando os Pais são separados

Autora Sônia Lopes
FELIZ DIA DOS PAIS
BEIJOS DE SAUDADES

DIA DOS PAIS NA POESIA DE LUCIANE SILVA



E mesmo ausente
Luciane Silva
Meu pai amigo
a brincar e sorrir
para nos divertir.

Mesmo adultos
éramos crianças
diante de sua ternura
alegre companhia
Pai, minha alegria.

E mesmo ausente
você está presente
nas lembranças minhas.

Deus o levou
porém nos deixou
o grande amor
que você nos ensinou
Pai, meu grande amor!

Livro: Possíveis Sentimentos Infanto-juvenil Este poema fiz para o meu pai João para dizer do meu eterno amor e gratidão.
( Luciane Silva )

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DIA 8 DE AGOSTO É O DIA DO PAPAI



Pai

Este homem que comigo brincou
Riu ao me ver sorrir
Quando eu estive febril ele chorou
Eu olhava
Ele trabalhava
Que chorava ao me ver soluçar
Caminhava de quatro pés
Para me ensinar a andar
Ele descansava enquanto eu dormia
Quando eu queria
fazia ele acordar para lê falar
Fazia ele me ouvir e calar
E ele quieto escutava
Porque seu coração me amava
Hoje ele esta velho
Mesmo assim ainda agüenta
Quando sinto alguma dor
Com sua sabedoria ele é o doutor
Quando quero desabafar
Sofrido preciso chorar
É a seu lado que vou ficar
Obrigado Pai !!!!!
(Orides Siqueira)

***********************************
PAI PAIZINHO

Tuas palavras amáveis
Leal, sentimento incontestável
Palavras certas
Em momentos certos
Homem correto
Com ideais e atos reto
Indicando sempre o melhor caminho
As vezes quieto sozinho
Esbanjando carisma e carinho
Querido pai paizinho
Homem de poucas palavras
Muitos caminhos
Sempre um gesto de carinho
Já passou os anos
Sempre fostes minha referência
Entre todos tinhas minha preferência
Senhor sabedoria
Senhor paciência
Deus assim te fez
Para que fosse um marco
Fazendo nossa vida
Senhor do tempo
Pai meu querido
Pai meu exemplo
(Orides Siqueira )

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Orides Siqueira










É UMA PENA ACHAR QUE NÃO VALE A PENA

Levamos nas costas
Historias de vidas bem vividas
Porque somos únicos entre muitos
Nunca devemos ficar pensando em paixões

Elas são passageiras em nossos pensamentos
Não são como casamentos
Use muito a imaginação
De sofredores somos uma grande nação

Desde os remotos tempos de Eva e Adão
Sempre tem alguém com luz
Para iluminar nossa avenida
Alegrar nossa vida

O mundo é pequeno
Mais nossos pensamentos são grandes
Tem palavras que não são fáceis de dizer
Mas grandes atos sempre podemos ter

E difícil rosa azul
Não basta termos a vida temos de viver
Só com atitude podemos crescer
Não gostamos de sofrer

Nascemos para viver
É uma pena achar que não vale a pena

(Orides Siqueira )

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA



O PROFETA

Um louco ou certo
Seu futuro será incerto
Vive em sobrevida
Em vida reproduzida

Querendo atingir a meta
Um pobre e velho profeta
Fala sem nexo vira poeta
Nas trevas da ignorância

Anda descalço no deserto
Diz ter gente por perto
Sua amada esta em lugar incerto
Neste mundo infesto

Vive a contemplá-la
Por não ter forças para amá-la
Sai por ai atirando a esmo
Acaba nem amando a si mesmo

Vive como um caçador
Um animal predador
Carrega no peito a dor
Sem nunca viver um grande amor

Com enorme tristeza em seu olhar
Vive a divagar

(Orides Siqueira)

quinta-feira, 22 de julho de 2010


DESEMPREGADO

Nunca fiques a criticar
Ele nasceu para isto
Trabalhar e trabalhar
Basta parar e pensar
Alcance a ele comida e pão
Para o trabalho ajuda a ter ascensão
Escute a sabedoria
Ele também tem família
Deixe este homem desnutrido
Ter por hoje seu problema resolvido
Ajuda ele a não ter problema
E não ficarás com o dilema
De ter, poder e não ter ajudado
Este homem sem serviço e abalado
Não e nunca foi um pobre coitado
Sim um pai de família parado
Não quer fazer maldade
Quer trabalhar com dignidade
Esta hoje ele fora de atividade
Mais não ficará para sempre
Promova a benignidade
De a ele trabalho faça essa bondade
Para que possa com dignidade
De cabeça erguida seguir seu caminho
Ele homem de fé e infinita bondade
Por Deus vai se sentir amparado
Por não estar mais desempregado
E em sua simplicidade
Sorrir de felicidade

(Orides Siqueira)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

AMIGO SEMPRE

Quando todos te fecharem as portas
Um amigo abrirá
Quando tudo lhe parece impossível
Um amigo possibilitará
Quando você não tiver mais forças
Um amigo chegará
Quando seu coração estiver apertado
Um amigo vem para soltar
Se estivermos no abismo pronto para cair
Um amigo vai nos segurar
Se estamos a nos envenenar
Um amigo tem o antídoto
Quando o frio é forte, infinito
Um amigo traz o cobertor
Quando alguém nos diz que não somos nada
Um amigo diz que somos tudo
Quando não conseguimos caminhar
Um amigo vai nos carregar
Amigo é nosso poço de esperança
Longe ou perto... de nos cuidar não se cansa

(Orides Siqueira )

sábado, 3 de julho de 2010

Orides Siqueira

DROGA VAMOS CORTAR
Orides Siqueira

A droga esta em todo lugar
De todas as cobras ela é a mais venenosa
Vamos lutar
Vamos curar
A droga e doença da mente
Ela acaba com nossa gente
Seja branca verde ou incolor
A droga é um horror
Com o tempo esta doença avança
Faça da palavra sua lança
Levanta bandeira contra vá a luta
Embora em sua família não tenha chegado
Não deixe por a droga ser atropelado
A chegada dela e sempre mutante
A falta de luta é covardia é irritante
Amanha pode ser tarde
Faça campanha lute faça alarde
Ela entra com extrema facilidade
Atinge ao jovens com mais intensidade
Não entre neste jogo
Vai queimar seus pulmões como fogo

INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...