VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

É HORA DO MERCADO DA BORRACHA EM ALTA


Da redação
Mercado de borracha inicia safra aquecido

Oferta de coágulo deve triplicar em novembro, após baixa produção no mês anterior.

As negociações de entresafra, com forte participação dos produtores em relação ao preço de venda, fizeram com que o mercado desta safra já começasse bastante aquecido. O preço ao produtor deve ser de aproximadamente R$ 3,40 até o final do mês de novembro, quando haverá uma nova mudança para baixo, que de acordo com Percival Costa, engenheiro agrônomo e diretor da Apabor (Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha) deve girar em torno de 11%.

Segundo Costa, esta é a expectativa caso as bolsas de valores continuem como estão. “Já para os próximos anos, a perspectiva de preço é muito boa, devido à forte demanda da China e a baixa produção mundial, no entanto estamos cautelosos”, acrescenta.

A produção em outubro ainda foi baixa, mas para novembro a previsão é de triplicar o volume produzido em relação ao mês anterior. O período de seca deste ano foi brando, permitindo um reenfolhamento perfeito para a nova sofra. Além disso, os produtores já iniciaram a estimulação das seringueiras com o produto que mantém os vasos laticíferos abertos por mais tempo.

Costa comenta que apesar de a seca deste ano não ter sido muito forte, para a planta dar início a uma pequena produção é necessário pelo menos 50 milímetros de chuva, e para utilizar o estimulante, que acelera a produção, é preciso no mínimo 100 milímetros. “As chuvas deste mês já atingiram os 100 milímetros na região de São José do Rio Preto, uma das maiores produtoras de borracha, o que realmente vai dar início a produção”, conclui.

De acordo com a Apabor, o Brasil produz hoje cerca de 130 mil toneladas de borracha natural por ano, sendo 59% pelo Estado de São Paulo.

Nenhum comentário:

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...