VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quarta-feira, 25 de abril de 2012

OLHA A FLIV LITERÁRIA DE VOTUPORANGA CHEGANDO AÍ

Festival Literário de Votuporanga começa em maio

12/04/2012

Festival Literário de Votuporanga começa em maio

Evento terá oficinas, mesas de debates, encontros com autores, exposição, grupos de danças e shows. Já estão confirmadas participações de Ed Mota, Jair Rodrigues, Mario Prata e Marcia Tiburi, entre outros

A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV) ocorre de 01 a 05 de maio, com uma programação bem diversificada. O FLIV terá, ao longo dos cinco dias, oficinas, mesas de debates, encontros com autores, exposição, grupos de danças e shows.
Já estão confirmadas apresentações musicais de Jair Rodrigues, Luciana Melo, Ed Mota e da banda Black Rio, além de bate-papo com os escritores Mario Prata, Ferréz, William Nacked, Marcia Tiburi, Claudio Daniel, Élson Froés e Frederico Barbosa e de uma exposição intitulada “O Livro Concreto”, que apresentará algumas das principais publicações da Poesia Concreta em edições originais.
No total, os expositores do FLIV irão comercializar 20 mil títulos, dos mais variados gêneros, como romances, contos e poesia.
Outra atração do Festival será o Fórum Internacional de Dança, que terá a participação de grupos dos Estados Unidos, Israel, Togo, Bolívia, França e Argentina. Haverá também sarau literário e oficinas de dança, modelagem, escultura com papel, pipa e tai chi chuan.
Os visitantes poderão conferir também os espaços Senac, Livraria Premier, Livraria Espaço, Editora Abril, Atol Espaço Cultural, Caravana da Leitura, com o escritor Laé de Souza; Bookcafé Livraria e Café, TV TEM, Loja do FLIV e Loja do Artesanato Local.
Outra ação importante do FLIV é o Cheque-Livro, que oferecerá, gratuitamente, aos quatro mil alunos do ensino fundamental da rede pública, com idade entre 6 e 14 anos, um cheque-livro no valor de R$ 10 para que eles possam comprar livros dentro das livrarias montadas no Festival. As crianças participarão ainda de atividades ligadas à literatura, como sessões de contação de histórias e oficinas.
A organização do FLIV espera que, durante os cinco dias, mais de 30 mil pessoas visitem o evento. A iniciativa tem como parceiros Secretaria de Estado da Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Abaçai Organização Social de Cultura, Fundação Itaú Social, Clube de Autores, Unifev, TV TEM (afiliada Rede Globo), Sescoop-SP, Marão Máquinas Agrícolas e Fiat Camilla.
Para mais informações, acesse www.flivotuporanga.com.br

Patrono – O FLIV tem como patrono o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, autor de cerca de 30 livros.
“Ser patrono de uma feira equivale a uma medalha de ouro. A minha relação com Votuporanga vem desde a infância, quando passava férias na cidade. Um festival literário como este é uma semente, sempre jogada em busca de leitores, na tentativa de fazer leitores. Espero que o FLIV sobreviva a tudo. Eu gostaria de viver para chegar à edição de número 50 do Festival”, diz Loyola Brandão.

Breve perfil dos escritores:

Ignácio de Loyola Brandão: jornalista, romancista, cronista e contista. Autor de cerca de 30 livros, Loyola Brandão iniciou na literatura, em 1965, com a coletânea de contos Depois do Sol.

Mario Prata: dramaturgo, escritor e jornalista. Ficou conhecido nacionalmente após escrever a telenovela “Estúpido Cupido”, de 1976. Anos depois, em 2005, lançou “Bang Bang”, em parceria com Carlos Lombardi.

Marcia Tiburi: graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia, publicou os romances Magnólia e a Mulher de Costas, da série Trilogia Íntima. Em 2008 publicou Filosofia em Comum - para ler junto.

Frederico Barbosa: poeta, crítico literário, professor de literatura e diretor da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Autor, entre outros, Rarefato, seu primeiro livro.

Claudio Daniel: curador de poesia e literatura do Centro Cultural São Paulo, é doutorando em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Publicou os livros Figuras Metálicas e Fera Bifronte, entre outros.

Elson Fróes: formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica, publicou pela coleção Caixa Preta o livro Poemas Diversos. Em 2011, foi curador da mostra Videopoéticas, no Centro Cultural São Paulo.

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...