-VOTUPORANGA-SP / DEZEMBRO DE 2017 - RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega - CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

Segurança do Trabalho é profissão em alta no mercado


Legislação prevê que empresas se organizem para melhorar condições de trabalho e prevenir acidentes

O Senac Votuporanga abre inscrições para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, profissão, regulamentada por lei e exigida pelo Ministério do Trabalho, que preza pela qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa.

O Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trabalho e incidência de doenças ocupacionais. A cada três horas é registrada uma morte e, a cada 15 minutos, 14 acidentes em ambiente de trabalho. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo são vitimados três trabalhadores a cada minuto.

O profissional técnico em segurança do trabalho inspeciona os locais e observa as condições do ambientes, para determinar fatores e riscos de acidentes. Ele estabelece normas e dispositivos de segurança, instrui funcionários, investiga acidentes ocorridos para identificar causas e providências cabíveis e mantém contato com os serviços médico e social da empresa.

Segundo Elizabth Catelan de Souza , coordenadora do curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac, para reverter a colocação do Brasil no quadro de acidente, as empresas estão contratando profissionais especializados. “As organizações estão investindo na qualidade de vida de seus colaboradores e isso amplia e diversifica a atuação dos profissionais na área, sendo uma ótima opção de investimento educacional para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho”, afirma.

Guilherme Rosa Ávila Barros de 21 anos, é um exemplo da adesão das empresas por profissionais qualificados, logo que concluiu o curso técnico no Senac, o ex-aluno foi aprovado em primeiro lugar em um concurso para o cargo na cidade de Araçatuba, em que 84 profissionais disputavam a vaga, e passou também no processo seletivo de uma cooperativa de agronegócio em Votuporanga.

Ele revela que o interesse pela profissão surgiu quando em seu antigo emprego teve a oportunidade de acompanhar uma equipe especializada no setor. “Busquei informações sobre as áreas de atuação deste profissional e descobri que havia um leque muito grande de opções. Ingressei no curso do Senac e recebi a capacitação prática necessária para uma formação diferenciada, o que me ajudou nos processos de seleção” explica.

Os interessados em saber mais informações sobre o curso, que começa no dia 16 de março, podem acessar o site www.sp.senac.br/votuporanga ou ir até a unidade localizada na Rua Guaporé, 3221. Informações pelo telefone é (17) 3426-6700.

Senac oferece capacitação gratuita em parceria com a Microsoft

O Brasil precisa atualmente de 71 mil profissionais de tecnologia da informação, uns dos mercados mais aquecidos do país
O Senac Votuporanga está com inscrições abertas para o programa Students to Business, uma capacitação gratuita oferecida pela Microsoft, para estudantes interessados pela área de Tecnologia da Informação, por meio de treinamentos nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura de TI.

O desenvolvimento de sistemas é a área da tecnologia da informação que desenvolve softwares, como sistemas de bancos, lojas e gestão de empresas. Já a parte de infraestrutura cuida da integração de rede e banco de dados, o chamado operacional dos sistemas.
Essa é a primeira vez que primeira vez que Votuporanga recebe o programa que é desenvolvido pelo Centro de Inovação Microsoft, em parceria com o Senac, a primeira e única base do programa na cidade.

O Brasil precisa atualmente de 71 mil profissionais na área de tecnologia da informação e existe a previsão de que até 2013 esse número chegue a 200 mil, segundo os dados da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - Softex.

O coordenador da área de TI do Senac, Fábio Marcelo Apóstolo, afirma que a capacitação oferecida pelo Programa Students to Business facilita a colocação no mercado de trabalho daqueles que têm interesse, mas ainda não atuaram nesse segmento. “Esse treinamento é diferenciado e traz experiência o que hoje é fundamental quando se procura emprego” conclui.

Podem participar da capacitação estudantes matriculados no ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação. Para a primeira etapa do programa estão disponíveis 15 vagas, as inscrições podem ser feitas até o dia 14 de março e devem ser realizadas pelo site do programa: www.programas2b.com.br. O manual do aluno com as regras para participação e o calendário de atividades também estão disponíveis no mesmo portal.


Serviço:
Técnico em Segurança do Trabalho
Data: 16/3/2010
Local: Senac Votuporanga
Endereço: Rua Guaporé, 3221
Fone: (17) 3426-6700
Informações: www.sp.senac.br/votuporanga
Acompanhe o Senac São Paulo nas redes sociais:
www.meadiciona.com/senacsaopaul
COLABOROU: POETA GIBIM

Nenhum comentário:

ESSE TEMPO

                  Sergio Gibim Ortega Eu vejo cada história passar pelo tempo... Tempo de infância, um tempo que passou. Lembranças ja...