VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

domingo, 1 de agosto de 2010

Operação cerebral é realizada com sucesso na Santa Casa de Votuporanga

VOTUPORANGA
31/07/2010
Uma equipe de médicos da Santa Casa de Votuporanga realizou uma cirurgia de retirada de tumor cerebral que foi considerada um sucesso. O nome do procedimento é ressecção de tumor cerebral. Localizado na área motora do cérebro, os médicos utilizaram um microscópio neurocirúrgico, aparelho que só é encontrado em grandes centros e poucos hospitais do Brasil possuem.

A cirurgia foi realizada pelo médico Dr. Darley Paulo Fernandes da Silva e Dr. Matheus Laurentti, ambos neurocirurgiões do Hospital. Também participaram da cirurgia os radiologistas Dr. Alexandre Henrique Caetano de Parma e Dr. Edvainer Gil Braz, que localizaram com precisão o tumor através de um ultrasson trans-operatório e o patologista Dr. Gustavo Capela, que fez a biópsia por congelação com resultado imediato que confirmou o diagnóstico.

Com essa estrutura hospitalar e profissional, a cirurgia foi realizada pelo SUS - Sistema Único de Saúde e o tumor foi retirado sem que o paciente apresentasse alguma lesão, já que a área do cérebro em que estava localizado é responsável pela movimentação do braço e da perna contra-laterais. Em apenas cinco dias de internação, o paciente recebeu alta hospitalar.

A Santa Casa de Votuporanga é referência em neurocirurgia do trauma, neurocirurgia vascular e neurocirurgia oncológica, que são considerados procedimentos de alta complexidade.

De acordo com Dr. Darley Fernandes, "muitos casos que necessitam de cirurgia imediata na região são beneficiados com o serviço realizado na Santa Casa de Votuporanga, pois em neurocirurgia como em outras especialidades, o tempo é crucial para a tentativa de salvar vidas ou de minimizar as sequelas ocasionadas pelos acidentes".
DO JORNAL REGIÃO NOROESTE

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...