VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Morre o escultor Xico Stockinger

Morreu neste domingo, aos 89 anos, em sua casa na zona sul de Porto Alegre, o escultor Xico Stockinger. Austríaco naturalizado brasileiro, ele dormia quando familiares perceberam, por volta das 21h30min, que ele falecera. O velório deverá ser realizado nesta segunda-feira no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), na manhã desta segunda. Nascido em Traun, na Áustria, em 1919, Francisco Alexandre Stockinger criou-se em São Paulo e iniciou-se na escultura no Rio de Janeiro. Conviveu ali com personagens fundamentais na fixação da arte moderna no Brasil: Di Cavalcanti, Milton Dacosta, Maria Leontina, Iberê Camargo. Transferiu-se para Porto Alegre nos anos 1950.Estava entre os fundadores do Atelier Livre da prefeitura da capital gaúcha e foi um dos primeiros diretores do Margs. Depois de ter construído obra importante em xilogravura, ganhou projeção nacional com seus guerreiros em ferro e madeira, que costumam ser associados com a resistência à ditadura militar.

Xico foi aviador, meteorologista e diagramador de grandes veículos da imprensa nacional. Também colecionava cáctus (é responsável pela identificação de pelo menos duas novas espécies).
Adeus, Xico! Que você continua sua obra no firmamento!
Informação do grupo POETAS DEL MUNDO BRASIL




Nenhum comentário:

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...