
JORNAL À CIDADE DE VOTUPORANGA
Sérgio Gibim Ortega
28/7/2009 12:13:12 / Modificada: 28/JUL/2009 14:33:53 As festividades marcam ainda os primeiros meses da gestão do prefeito Junior Marão; inaugurações de obras e mostras culturais estão no calendário
A Prefeitura de Votuporanga definiu a programação oficial em comemoração ao aniversário de 72 anos da cidade. Os compromissos oficiais serão abertos nesta quinta-feira (30/7), com uma visita às obras, a partir das 9 horas em diversos locais. O município completa mais um ano de emancipação no dia 8 de agosto.
As festividades marcam também os primeiros meses da gestão do prefeito Junior Marão, trazendo diversas ações concluídas neste semestre pelas secretarias municipais e a Saev Ambiental. “Autoridades e lideranças de Votuporanga, bem como imprensa e outros setores, receberão o convite oficial com toda a programação para que prestigiem as festividades. No entanto, toda a população está convidada para participar e testemunhar as benfeitorias feitas com recursos públicos. O calendário ficará disponível para consulta em nossa página oficial (www.votuporanga.sp.gov.br)”, comenta o secretário de Comunicação, Flávio Liévana. A Secretaria destaca que em caso de data ou horário alterados, a imprensa será informada para a divulgação pública.
Como ponto alto das comemorações, a Secretaria da Educação, Cultura e Turismo está produzindo uma noite de homenagem com o tema “Paz e amor eterno à Votuporanga”. O evento será na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”, a partir das 19h30, no dia 14 de agosto.
A programação terá ainda shows de cantores na Expo/Fisav, festivais culturais, exposições artísticas e diversas inaugurações de obras feitas pela Prefeitura com recursos estaduais, federais e próprios entre elas, estão a Farmácia de Medicamentos Excepcionais marcada para ser inaugurada no dia 20 de agosto, a Unidade Básica de Saúde "Jerônimo F. da Costa Neto" que será entregue no dia 27 de agosto e o complexo educacional no Bairro São João marcado para ser inaugurado no dia 28 de agosto.
PREFEITURA DE VOTUPORANGA-SP
Sérgio Gibim Ortega
Sérgio Gibim Ortega
Sérgio Gibim Ortega
Sérgio Gibim Ortega
Sérgio Gibim Ortéga
Home > SPTV 1ª Edição > 21/07/2009 > Reportagem
Paulo Olzon, professor da Unifesp, fala das mudanças no atendimento para pacientes com supeita da nova gripe além de orientar sobre como podemos prevenir o contágio.
Paulo Olzon, infectologista e professor da Unifesp, tira as dúvidas sobre a nova gripe. Veja, em vídeo, a entrevista no estúdio do SPTV.
Home > SPTV 1ª Edição > 21/07/2009 > Reportagem
No começo, o objetivo era combater o vírus. Mas quando começaram as mortes, a orientação mudou. A prioridade, claro, é salvar vidas.
O Ministério da Saúde mudou as regras para o atendimento aos pacientes suspeitos de estar com a nova gripe. No começo, o objetivo era combater o vírus. Mas quando começaram as mortes, a orientação mudou. A prioridade, claro, é salvar vidas. Com isso, os exames deixaram de ser tão importantes. Em casos suspeitos, o tratamento começa o quanto antes, mesmo sem a confirmação da doença. Os exames são feitos só nos casos mais graves, e levam tempo. Até agora, 512 pessoas contraíram o novo vírus, em São Paulo. Morreram três, que tinham outros problemas de saúde e por isso sofreram complicações, quando pegaram a gripe A. Desde que os casos suspeitos da nova gripe começaram a aparecer em São Paulo, todos os pacientes que procuravam atendimento no Hospital Emílio Ribas, referencia no combate a doenças infectocontagiosas, eram submetidos a exames específicos. Como o vírus está se espalhando, o Ministério da Saúde mudou as regras. A preocupação é evitar as mortes: já foram confirmadas três em São Paulo. A partir de agora somente casos graves, como de pacientes que estão com febre muito alta, que não baixa e que ficam como o corpo mole, cheio de dores, vai passar por exames específicos. Quem tem doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite alérgica devem ficar mais atentos. “É um pulmão mais doente e com mais dificuldade de tratar e vai precisar de assistência e difícil de ventilar porque é um pulmão que tomou remédio por toda da vida por isso tem um risco maior”, fala Davi Uip, médico. O médico também esclarece que nesta época de frio, febre, tosse e coriza, são sinais de uma gripe comum que deve ser tratada em casa. “A pessoa deve ser hidratada, comer bem, dormir bem, mas se esses sintomas forem um pouco mais exuberantes você deve procurar o médico de confiança ou convênio ou uma UBS”, orienta. São os hospitais de referência que vão realizar os exames para identificar a nova gripe. Você pode tomar alguns cuidados simples, para evitar o contágio: manter as mãos limpas, evitar ficar em lugares muito fechados, sem ventilação. É importante abrir alguma janela dentro de casa, mesmo com o frio.
Em Osasco, a prefeitura disse que as tendas do exército que serão usadas no combate à gripe estarão montadas na quinta-feira. O que ainda está sendo discutido com o Comando Militar do Leste é exatamente que tipo de ajuda o exército vai prestar em Osasco.
SPTV 1ª EDIÇÃO
Sérgio Gibim Ortega
Sérgio Gibim Ortega
Sérgio Gibim Ortega
Ao menos 21 cidades em oito Estados do país já tiveram decretado pela Justiça, segundo levantamento feito pela Folha, o chamado \"toque de recolher\" --medida que restringe a circulação de adolescentes à noite pelas ruas. Apenas no interior paulista, três municípios proibiram a circulação de menores de 18 anos nas ruas após as 23h. O combate à violência frequentemente é citado como justificativa. O Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), ligado à Presidência da República, divulgou no mês passado um parecer contrário a esse tipo de medida, argumentando que ela fere o direito à liberdade. Mas, nessas cidades, polícia e conselhos tutelares dizem que o toque de recolher diminui os índices de criminalidade e evasão escolar. Tolerância Em Fernandópolis (SP), onde a medida vigora desde 2005, levantamento feito pela Vara de Infância e Juventude mostra que o número de ocorrências envolvendo adolescentes diminuiu 23% de 2004 para 2008. Os furtos, por exemplo, passaram de 131 para 55. Em cada município, a ordem judicial tem particularidades. Na maioria, há uma tolerância que vai a até uma hora para que os estudantes do período noturno possam retornar para suas casas. Também há limitação à permanência de adolescentes em lan houses. Nos três municípios baianos que adotaram a medida, os responsáveis podem requerer um cartão que libera os adolescentes do toque de recolher. Além de São Paulo e Bahia, cidades de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná e Santa Catarina adotaram a medida. Quando as equipes formadas por policiais e conselheiros encontram jovens fora do horário permitido, eles podem ser levados ao conselho. Os responsáveis são advertidos e, caso haja reincidência, podem ser multados. Em Mozarlândia (GO), a punição chega a R$ 9.300. Liminar Na Paraíba, uma família da cidade de Taperoá foi à Justiça contra a norma. Moradores argumentaram que não podiam participar de festas juninas com os filhos devido à proibição de menores de 12 anos nas ruas após as 21h. Uma liminar favorável à família foi expedida. O parecer do Conanda diz que a medida pode provocar humilhações aos adolescentes e até estimular uma \"limpeza social\". No Conselho Nacional de Justiça, porém, um pedido de suspensão da norma em Nova Andradina (MS) foi negado nesta semana. Célia Vieira, presidente do Conselho Tutelar de Ilha Solteira (SP), onde o toque foi implantado em abril, diz que as famílias da cidade apoiam a medida e estão mais preocupadas com os jovens. De acordo com Vieira, municípios de outros Estados estão interessados na medida e procuram informações na cidade sobre a norma. Altair de Albuquerque, diretor de uma escola da rede estadual em Fátima do Sul (MS), onde a medida foi adotada, diz que os índices de evasão escolar nas turmas noturnas chegavam a 15%. Após a adoção do toque de recolher, afirma ele, caiu para quase zero. Fonte: Folha Online
MS NOTÍCIAS MATO GROSSO DO SUL
17/07/09 - 23h59 - Atualizado em 18/07/09 - 01h24
Morreu na noite desta sexta-feira, aos 92 anos, o jornalista Walter Cronkite, o maior âncora da televisão americana.
Cronkite esteve à frente do telejornal da rede CBS de 1962 a 1981, um período em que a televisão se fixou como o principal veículo de informação dos americanos.
Conkrite ancorou diversos eventos marcantes do século passado, como o assassinato do presidente John Kennedy e a chegada do homem à Lua. Em uma pesquisa de opinião feita na década de 70, Conkrite foi considerado a pessoa mais confiável dos Estados Unidos.
A notícia de que o vírus da nova gripe já circula no país aumentou a procura por atendimento em vários hospitais brasileiros.
Só em Porto Alegre dobrou o número de pacientes que procuraram um dos principais hospitais da cidade. A movimentação também é grande em São Paulo.
No Hospital Mário Covas, em São Paulo, um dos sete hospitais públicos especializados na doença, uma mãe estava preocupada com a internação do filho de 16 anos hoje cedo, com suspeita de gripe A.
Em Porto Alegre, os maiores hospitais montaram unidades especiais para receber a população. Ônibus, contêineres e barracas viraram enfermarias. No Hospital de Clínicas, o movimento é intenso desde que foram confirmadas sete mortes no Estado.
“Nesta semana a gente dobrou. Estamos atendendo de 160 a 180 casos por dia”, contou o médico Rodrigo Pires dos Santos.
A funcionária pública Bárbara Soares levou um susto quando o filho ficou doente e não quis correr riscos. “Ele acordou com 39,5º de febre e com muita tosse. Daí eu trouxe”, disse.
A Secretaria de Saúde do Estado calcula que existam mais de mil casos da doença no Estado que ainda não foram confirmados. Na sexta-feira, um homem e uma mulher grávida, de 31 anos, morreram com sintomas da nova gripe.
A fiscalização nas regiões de fronteira agora é uma das maiores preocupações.
“Vinte e dois pontos da fronteira não têm nenhum controle por falta de pessoal”, alertou Osmar Terra secretário de Saúde do Rio Grande do Sul.
Por causa da fronteira com a Argentina o Sul do país é considerado uma das portas de entrada da nova gripe no país. Por isso, a fiscalização será reforçada a partir da segunda-feira. Soldados do Exército receberão treinamento da Anvisa para trabalhar nas aduanas e nos postos de entrada do país.
Em Uruguaiana, a Anvisa distribui panfletos na aduana com informações sobre o vírus H1N1. No noroeste gaúcho, enfermeiras cadastram os viajantes que entram no Brasil pelo porto da cidade de Tiradentes do Sul.
Os médicos estão atentos a alguns casos em que a nova gripe tem evoluído para uma alveolite, uma inflamação dos alvéolos pulmonares. Essa inflamação pode levar a uma pneumonia e abrir espaço para maiores complicações.
Crianças de até dois anos, pessoas com doenças crônicas, grávidas e idosos são considerados grupo de risco. Mas a nova gripe tem uma característica incomum em relação aos outros tipos de gripe.
“Nessa gripe, as pessoas debilitadas com doenças crônicas, elas também podem ter complicações. Mas nós temos visto complicação também em pessoas jovens. E isso assusta”, disse Nancy Pellei, Infectologista e pesquisadora.
FONTE-JORNAL HOJE-GLOBO.COM
Sérgio Gibim Ortega
16/07/2009 - Da redação
Ponto Frio: Reiniciadas as obras da loja na Amazonas Serviços da nova filial são executados pela Reina Empreiteira, empresa sediada em Ribeirão Preto. Foram retomadas neste começo de semana as obras de reforma do prédio que vai abrigar uma das lojas da rede Ponto Frio em Votuporanga. Na semana passada foi concretizada oficialmente a compra dessa rede de lojas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pelo grupo Pão de Açúcar, do empresário Abílio Diniz.
Com isso, ficou determinada a retomada do programa de expansão do Ponto Frio em vários pontos de São Paulo, inclusive a filial de Votuporanga.Os serviços estão sendo executados pela Reina Empreiteira, empresa sediada em Ribeirão Preto e com um cronograma espremido para a conclusão dos serviços. Segundo Sérgio Reina, proprietário dessa empresa, o prazo para o término das obras de reforma é de apenas 40 dias, já que há pressa no sentido de abrir a loja aqui na cidade.ExperiênciaA Reina Empreiteira tem larga experiência nesse ramo de adequação de imóveis para a implantação de lojas. Segundo Sérgio Reina, ele trabalhou anteriormente para o Magazine Luiza e esteve à frente de 120 empreendimentos dessa natureza.Recentemente ele foi contratado pelo Ponto Frio e sua sucessora manteve os contratos de serviços a ele confiados.Uma particularidade interessante, revelada por Reina. Ele disse ter morado em Votuporanga. Seu pai, João Reina, trabalhou com charrete, quando esse tipo de transporte de passageiros era comum na cidade.Disse que “fazia 30 anos que eu não vinha a Votuporanga. Fiquei impressionado com o que vi, tanto assim que estou estudando a possibilidade de transferir a sede da empresa para cá”. Sérgio Reina disse que viaja muito pelo país no desenvolvimento de seus trabalhos e quer retornar a Votuporanga por entender que “aqui é muito bom para se viver”, destacando principalmente a estrutura que a cidade oferece. A expectativa é a de que a inauguração da loja Ponto Frio ocorra no início de setembro.
FONTE-DIÁRIO DE VOTUPORANGA
16/07/09 - 20h42 - Atualizado em 16/07/09 - 21h04
Mais setes mortes pela gripe suína confirmadas
O número de mortos pela doença no país já chega a 11. O maior número de vítimas foi registrado no Rio Grande do Sul, onde cinco pessoas já faleceram devido ao novo vírus.
Sete mortes por gripe suína foram confirmadas, nesta quinta-feira, no Brasil. Cinco no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. Com isso, chegou a 11 o número de mortos desde os primeiros registros da nova gripe no país, em maio. A primeira vítima da doença no Rio de Janeiro é uma mulher de 37 anos. Ela apresentou os sintomas no dia 2 e teve a indicação de tratamento para a gripe comum. Cinco dias depois, deu entrada no hospital com um quadro de pneumonia. Foi medicada com antibióticos e, no dia 10, teve confirmado o diagnóstico de gripe suína. Morreu três dias depois. Em Osasco, na grande São Paulo, foi confirmada a morte de um jovem de 21 anos. A segunda na cidade, e a terceira no estado. O estado que registra o maior número de mortes provocada pela nova gripe é o Rio Grande do Sul. Com cinco novos casos confirmados nesta quinta, já são sete as vítimas da doença. “Nós estamos considerando que existe já a prevenção sustentada a circulação do vírus no Rio Grande do Sul, por causa do grande número de casos. Nós temos é que tratar isso com tranquilidade, como uma gripe comum”, disse o secretário de Saúde do estado, Osmar Terra. Duas mortes foram registradas em Passo Fundo, norte gaúcho, duas em Santa Maria, na região central, e outra em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Todas as vítimas eram homens, com idades entre 26 e 42 anos. E apenas um caminhoneiro que morreu em Uruguaia, esteve na Argentina. “Ele chegou muito mal aqui em Uruguaiana e teve que ir para a UTI já desde o primeiro dia, para a ventilação mecânica”, disse o pneumologista Cláudio Crespo. Por causa do frio, e com o aumento do número de casos, muitos colégios decidiram antecipar as férias. E as secretarias de saúde do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul pediram a ajuda do Exército para controlar as fronteiras.
FONTE-GLOBO.COM/ÚLTIMAS EDIÇÕES
Sérgio Gibim Ortega
Sérgio Gibim Ortega
15/7/2009 12:05:21 Aprovado projeto que regulamenta podas de árvores
Programa consiste em sistematizar o serviço de poda e coleta de galhos praticando-a somente duas vezes ao ano, em cada setor
Em defesa do meio ambiente e buscando otimizar o serviço de poda de árvores em Votuporanga, a Prefeitura criou o programa Poda Cidadã. A ação pretende solucionar os problemas enfrentados atualmente com a poda drástica das árvores feita por podadores particulares e a sujeira nas ruas provocada por galhos cortados fora do período de coleta. Duas medidas já foram anunciadas pelas secretarias municipais envolvidas. Os podadores serão capacitados e a poda de árvore será permitida apenas duas vezes ao ano, em cada setor. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta semana.
A execução do projeto terá início com o cadastro e a capacitação dos podadores que trabalham de forma autônoma na cidade prestando o serviço aos moradores. O primeiro grupo, estimado em 60 pessoas, foi convidado pela Prefeitura a participar de uma reunião de apresentação do projeto. No dia 23 de julho, eles participarão de um curso de qualificação com a presença de diversas autoridades ligadas ao meio ambiente, entre elas engenheiros agrônomos, polícia ambiental, entre outros. Os podadores terão uma identificação para que apresente ao morador contratante. “Caberá ao cidadão contratar pessoas capacitadas para fazerem o trabalho, a fim de evitar podas irregulares e o depósito de galhos na frente das suas casas sem coleta”, destaca o secretário de Gestão Administrativa, Antonio Robert Rodrigues.
O superintendente da Saev Ambiental, Marcelo Marin Zeitune, conta que o grupo receberá orientações específicas sobre a forma correta de poda, respeitando a estrutura da árvore para não causar danos ambientais, e ainda será informado sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e a necessidade de respeitar o novo cronograma de coleta de galhos que será implantado.
Todos os moradores deverão fazer a poda das árvores duas vezes ao ano já a partir do dia 1° de agosto. A cidade será dividida em 12 setores que receberão as equipes de coleta da Prefeitura em datas pré-determinadas. O cronograma está sendo montado. “As 12 regiões da cidade terão meses certos para as podas. Por exemplo, a região 1 terá coleta de galhos em janeiro e em junho e a região 2 em fevereiro e em julho. Faremos um trabalho de conscientização dos moradores e de fiscalização para que o calendário seja obedecido”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Waldir Petenucci.
O gestor de projetos, Paulo Napoli, completa que os benefícios serão notados na poda correta das árvores, na limpeza das ruas e na otimização dos serviços prestados pelos funcionários da Prefeitura. “Todos sairão ganhando. Desde o podador que terá mais capacidade de trabalho, passando pelo morador e pedestre que terão as ruas livres dos galhos, até a Prefeitura que irá organizar e otimizar o serviço de coleta, economizando recursos”.
Atualmente, a cidade é dividida em duas áreas com cinco setores: rosa (com 20 bairros), marrom (18 bairros), azul (24), amarelo (17) e verde (23). “São atendidos 108 bairros com coletas mensais. Os mesmos bairros serão atendidos, mas estarão divididos em 12 regiões e cada uma receberá a coleta duas vezes ao ano. Isso evitará as podas excessivas e maior organização do cronograma. Hoje o vizinho faz a poda e na semana que vem o outro vizinho repete o trabalho. Cada vez que isso acontece, nós somos chamados a fazer a limpeza e isso causa desordem do cronograma e desgaste das equipes. Com a delimitação para duas vezes ao ano, além das árvores serem mais protegidas, conseguiremos conscientizar a população e podadores”, comenta Petenucci.
A Ouvidoria Municipal conta que uma reclamação sobre podas é registrada a cada dois dias de trabalho. Nos 60 primeiros dias úteis de trabalho do novo governo, foram 32 queixas relacionadas à poda.
Participam da equipe de trabalho do Poda Cidadã: secretário de Gestão Administrativa, Antonio Robert; chefe do setor de diagnóstico e projetos ambientais, André Villar; escriturário da Secretaria de Gestão Administrativa, Carlos Gratão; diretor de cadastro físico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Everton Ricardo Santos; gestor de meio ambiente da Saev, Gustavo Gallo, superintendente da Saev, Marcelo Zeitune; gestor de projetos Paulo Napoli; assessora da Secretaria de Obras e Planejamento, Tânia Regina; e Diretor de Planejamento Estratégico e Controladoria Administrativa Tiago Caproni
FONTE-PREFEITURA DE VOTUPORANGA