VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

terça-feira, 21 de julho de 2009

Muda as regras para atendimento de pacientes com suspeita de gripe A


Home > SPTV 1ª Edição > 21/07/2009 > Reportagem

No começo, o objetivo era combater o vírus. Mas quando começaram as mortes, a orientação mudou. A prioridade, claro, é salvar vidas.
O Ministério da Saúde mudou as regras para o atendimento aos pacientes suspeitos de estar com a nova gripe. No começo, o objetivo era combater o vírus. Mas quando começaram as mortes, a orientação mudou. A prioridade, claro, é salvar vidas. Com isso, os exames deixaram de ser tão importantes. Em casos suspeitos, o tratamento começa o quanto antes, mesmo sem a confirmação da doença. Os exames são feitos só nos casos mais graves, e levam tempo. Até agora, 512 pessoas contraíram o novo vírus, em São Paulo. Morreram três, que tinham outros problemas de saúde e por isso sofreram complicações, quando pegaram a gripe A. Desde que os casos suspeitos da nova gripe começaram a aparecer em São Paulo, todos os pacientes que procuravam atendimento no Hospital Emílio Ribas, referencia no combate a doenças infectocontagiosas, eram submetidos a exames específicos. Como o vírus está se espalhando, o Ministério da Saúde mudou as regras. A preocupação é evitar as mortes: já foram confirmadas três em São Paulo. A partir de agora somente casos graves, como de pacientes que estão com febre muito alta, que não baixa e que ficam como o corpo mole, cheio de dores, vai passar por exames específicos. Quem tem doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite alérgica devem ficar mais atentos. “É um pulmão mais doente e com mais dificuldade de tratar e vai precisar de assistência e difícil de ventilar porque é um pulmão que tomou remédio por toda da vida por isso tem um risco maior”, fala Davi Uip, médico. O médico também esclarece que nesta época de frio, febre, tosse e coriza, são sinais de uma gripe comum que deve ser tratada em casa. “A pessoa deve ser hidratada, comer bem, dormir bem, mas se esses sintomas forem um pouco mais exuberantes você deve procurar o médico de confiança ou convênio ou uma UBS”, orienta. São os hospitais de referência que vão realizar os exames para identificar a nova gripe. Você pode tomar alguns cuidados simples, para evitar o contágio: manter as mãos limpas, evitar ficar em lugares muito fechados, sem ventilação. É importante abrir alguma janela dentro de casa, mesmo com o frio.

Em Osasco, a prefeitura disse que as tendas do exército que serão usadas no combate à gripe estarão montadas na quinta-feira. O que ainda está sendo discutido com o Comando Militar do Leste é exatamente que tipo de ajuda o exército vai prestar em Osasco.
SPTV 1ª EDIÇÃO

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...