terça-feira, 31 de agosto de 2010

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA


ENTULHO OU DROGADO


É peixe fácil engolindo um anzol
Abandona a família sem motivo
Vai se tornando mais agressivo
Fica louco e depressivo

A família é quem mais sofre
Deixa de ser gente é catástrofe
Um sujeito isolado
Pronto pra ser fritado

Cérebro não pode ter não
Deve ser lixo ou entulho
Pra ser drogado ou fumar bagulho
Para a morte dar mergulho

Vai virar um favelado
Sem ninguém a seu lado
Um coitado vagabundo
Este é o fim do drogado

Quando o corpo pedir descanso
como o mar faz com o remanso
Chegou o fim da jornada
Porque é lixo não serve pra nada

Vai morrer na solidão
Como um pobre cão

(Orides Siqueira)

VOCÊ SABE QUE DIA COMEMORAMOS DIA 31 DE AGOSTO?


31º · Dia da Nutricionista

FOTO DO DIA DE AUTORIA DO POETA GIBIM

A POLUIÇÃO DE VOTUPORANGA DAS QUEIMADAS DE CANAS

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

MORRE VOTUPORANGUENSE JUCA PAES

VOTUPORANGA
Morreu Juca Paes
Velho amigo dos anos 60, em Votuporanga, e desportista nato

É muito difícil começar uma coluna noticiando a morte de um grande amigo, amigo da década de sessenta na querida Votuporanga, próspera cidade do nosso interior paulista e onde a Associação Atlética Votuporanguense lotava o estádio “Plínio Marin”, para belas tardes domingueiras de grandes espetáculos.

Juca Paes, natural de Sorocaba, um dia a serviço ali chegou e logo se encantou com a “Cidade Vida e Esperança”. Não demorou muito para fazer grandes amigos adeptos do futebol, de um bom carteado, além de memoráveis churrascadas e peixadas na beira dos rios.

Juca, como todo jovem da época tinha cabelos à moda poeta, vestia calças boca de sino, camisas extravagantes e usava sapato branco sem meias. Com jeitão de galã namorou, noivou e casou-se com Sônia Bonetti, umas das moças mais bonitas do interior paulista e filha de tradicional família da cidade.

Juca, em Votuporanga, ajudou muito o esporte local, principalmente a Associação Atlética Votuporanguense da qual acabou se tornando diretor. Como era “bom vivã” e sabia muito a linguagem dos boleiros, acabou por tornar-se um dos melhores diretores de futebol daquela até hoje inesquecível agremiação.
fauzikanso@terra.com.br
PARA VER MAIS SOBRE ESTA NOTÍCIA: FUTEBOL INTERIOR

JORNALISTA RASGA O VERBO AO JUIZ DE FERNANDÓPOLIS

FERNANDÓPOLIS
O juiz de Fernandópolis/SP, Evandro Pelarin, está na contra-mão da Carta Magna
30/08/2010
Eduardo Homem de Carvalho
A polícia desencadeia uma megaoperação contra as drogas em uma cidade do interior paulista, Fernandópolis, que ficou famosa por adotar o toque de recolher. Menores na rua, só até às 23h.
Aliás, não foi a cidade que adotou essa sandice, foi o o juiz Evandro Pelarin (foto), da Vara da Infância e Adoloscência, que rasga a Constituição, passa o carro na frente dos bois e impõe algo inconstitucional. Será que o próximo passo do magistrado será o AI5 em Fernandópolis?
Porque vossa excelência não adota o toque de recolher para os políticos corruptos, que roubam o erário e ignoram as políticas públicas? Porque vossa excelência não adota o toque de criação de escolas, creches, moradia e hospitais? Aliás, porque vossa excelência passa por cima do ministério público - adotar o toque de recolher nunca foi uma atribuição sua!
PARA VER MAIS SOBRE ESTA NOTÍCIA: SRZD

SAIBA O POR QUE NO POETA GIBIM?



Sérgio Gibim Ortega

Pra quê serve "Digite os caracteres que você vê na imagem ao lado" antes das salas de bate papo?
toda vez que agente, preenche um cadastro, entra numa sala de bate-papo, manda um torpedo, e várias situações na internet, tem esse tipo de letras (caracteres)
Para evitar que programas automáticos usem o espaço para divulgação, spam, ou propaganda.
Tipo, tem programinhas que atacam sistemas de login se senha para acessar uma conta, por exemplo.
O programa fica submetendo contantemente login e senha em busca de uma combinação perfeita.
Para se evitar este tipo de ataque é gerado números e/ou letras aleatórios para preenchimento, só uma pessoa poderá preencher os caracteres corretamente, diferente do ataque de força.
O que isto faz é impedir que sistemas automatizados de adicionar comentários ao seu blog, uma vez que leva um ser humano a ler a palavra e passar esta etapa. Se você já recebeu um comentário que parecia ser um anúncio ou um link aleatório para um site independente, então você encontrou o spam de comentários. Muito disso é feito automaticamente pelo software que não pode passar a verificação de palavras, de modo que permita essa opção é uma boa maneira de evitar muitos desses comentários indesejados.
Para deixar um comentário no nosso jornal agora você também vai digitrar essas letras, e contribuir conosco esses tipos indesejáveis.

BIENAL DO LIVRO


José Carlos Pontes

É lamentável que a Bienal do Livro seja apenas uma enorme feira de livros, onde o importante é o lucro.
Ela tem objetivo estritamente comercial. É lamentável, pois o público que foi visitá-la bateu recorde, passando dos 700 mil. Eu fui no domingo e fiquei decepcionado. Fico contente por perceber que uma multidão de brasileiros, que todos dizem não gostar de ler, foi até lá. Isto é uma prova que brasileiro quer ler, mesmo que não seja na mesma proporção dos europeus. Não dá para andar, para olhar, para conversar com os editores. É como se você estivesse na 25 de março, na véspera do Natal. É um grande tumulto. O resultado foi que saí de lá com as mãos vazias, mesmo depois de ter pago R$ 25,00 para estacionar o carro. Bienal do livro é coisa para elite. Uma água lá dentro custa R$ 3,00. Preço de aeroporto internacional.
Pensei que pudesse assistir palestras interessantes e me deparar com novidades. Mas as poucas, para não dizer raras, palestras estavam entupidas de gente e sem qualquer interesse. Enquanto estive no local ouvi anunciar duas palestras que não levam a nada. Uma delas era com um ator. É uma pena.
Já ouvi criticas a respeito deste viés mercantilista da Bienal, mas não sabia que era tanto. É coisa para ir não voltar mais. Não se acrescenta nada, não se vê nada importante, só gente querendo vender livros e mais livros. Uma das estantes mais movimentadas era do Sebo do Messias, um enorme sebo que você pode visitar através do site a qualquer hora. Isto mostra que o importante era o preço e não a qualidade, a troca de idéias e as novidades.
Outra coisa que me chamou atenção foi o enorme número de títulos religiosos e de auto ajuda. É uma febre. Muitos livros para crianças e gente entupindo o corredor. Gente que não acaba mais.
É triste ver que uma feira que tem apenas o intuito comercial seja chamada de bienal. Mas como é a Alcântara Machado que organiza, não se deve esperar muito, pois esta empresa é famosa em querer tudo para ela e não dar nada em troca. Assim, para eles o importante são os milhões que arrecadam e a qualidade que vá para o espaço. É uma pena.
Pra ser sincero, as bienais de Rio Preto são muito mais interessantes, tranqüilas e saudáveis.
publicação autorizada
José Carlos Pontes
criadordesaci@gmail.com

domingo, 29 de agosto de 2010

A PLANTAÇÃO DE ARROZ DOS JAPONESES

TV DO POETA GIBIM

HOMENAGEM AOS MEUS DOIS FILHOS



HOMENAGEM AOS MEUS DOIS FILHOS
Sérgio Gibim Ortega
Recordo-me ainda da perda de meus dois filhos
E vou escrevendo tristemente os meus versos livres.
Minha companheira por problemas de saúde
Não pode dar à luz a vida aos nossos pequeninos...
Pequeninos que foram os nossos queridos filhos.
E ainda na gestação, deu-se a perda daquele filho,
Bem numa data supersticiosa, na Sexta-feira treze.
A nossa filhinha veio então por um dia nos animar...
Por um dia também ela viveu e viu a luz do dia,
Vindo partir quase a data do dia primeiro de abril.
Esse dia da mentira nunca mais vamos esquecer.
E hoje ao me recordar, seguro firme, nas mãos
Do único e querido filho, nosso maior presente
Que Deus nos pode dar, e quase que se foi também.
O abraço fortemente me recordando daqueles dias,
Ainda dos meus dois filhos que aqui não pode estar.
E as lágrimas caem dos meus olhos ao lembrar-me
Dos meus queridos que não poderão vir ao mundo...
Que não puderam hoje estar aqui junto comigo...
Que não puderam viver nesta vida cheia de ilusões.

( a +Jesus e Ana Carolina +)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PIADAS

PERGUNTAS DIFÍCEIS

São Pedro, na triagem celeste, perguntou para o Americano:
- O que é mole, mas na mão das mulheres FICA duro?
O Americano pensou e disse:
- Esmalte.
- Muito bem, pode entrar - disse São Pedro.
************ ********* ********* ********

Perguntou ao italiano:
- Onde as mulheres têm o cabelo mais enrolado?
O Italiano respondeu:
- Na África.
- Certo. Pode entrar.
************ ********* ********* ********

Para o Alemão :
- O que as mulheres tem que tem seis letras, começa por B,
termina com A não sai DA cabeça dos homens?

O Alemão respondeu:
- A Beleza ...
- Certo. Pode entrar.
************ ********* ********* ********

Para o Francês:
- O que as mulheres têm no meio das pernas?
O Francês respondeu:
- O Joelho.
- Muito Bem. Pode entrar também.
************ ********* ********* ********

E perguntou ao Inglês:
- O que é que a mulher casada tem mais larga que a solteira?
O Inglês respondeu:
- A cama.
- Ótimo. Pode entrar.
************ ********* ********* ********

E ao Espanhol:
- O que é redondo, tem duas letras, um furo no meio,
começa com C, quem dá FICA feliz e quem ganha FICA mais ainda?

O Espanhol respondeu:
- CD!
-Certo! Entre também...!!!
************ ********* ********* ********

O brasileiro virou-se e foi saindo de fininho...
São Pedro chamou-o :
- Você não vai responder à sua pergunta?
O brasileiro falou:
- Sem chance. Errei todas as anteriores ...

Para que lado fica o inferno????

PIADA CIRCULADA VIA E-MAIL
COLABOROU: Edsom Pereira

VEREADORES ANALIZAM A SOLTURA DE PIPAS


VOTUPORANGA
Sérgio Gibim Ortega

O presidente do Poder Legislativo, vereador Osvaldo Carvalho, apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal, projeto de lei que dispõe sobre a proibição da prática de soltar pipas e papagaios em Votuporanga.
Nesta semana deve decidir sobre a soltura de pipas na cidade

As pipas, principalmente com uso do cerol vem causando acidente e tem afetado os motociclistas.
Se passar pelo pescoço pode até cortar a veia artéria e levar a morte.

A lei do vereador entrou em vigor em 1997,e ficou proibido o cerol principalmente no munícipio de Votuporanga, a penalidade é o recolhimento do o material apreendido, a multa aos responsáveis,

Osvaldo quer uma pena mais severa para coibir os soltadores de pipas.

Na realidade acredita não ver mais pipas na cidade.
A Lei sempre é aplicada de uma forma errada. Quem usa cerol é errado. Mas fazer as crianças ficarem sem suas pipas é uma falta de respeito.
Quem faz isso com uma criança é porque não teve infância ou teve ou foi frustrado quando criança.
Porque em uma Lei pode ter várias maneiras de se colocar em prática sem tirar o divertimento da criança. É só obrigar as motocicletas usarem a antena. É só olhar as crianças que soltam nas rua s e proibir quando, tiver cerol. Tirar só se tiver na rua. E que faça soltar em terrenos
As crianças já consideram pessoas assim como um monstro. E daí vemos também a pouca vergonha da assistência sossial que não tá nem aí para uma criança. Soltar pipa é o brinquedo mais divertido de qualquer criança.
Essa Lei é furada e não vai nem pegar. É só ignorância de quem não tem o que fazer.


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

FALECE LUIZ TOLEDO MACHADO EX-PRESIDENTE DA UBE‏


Lamentamos informar que Luiz Toledo Machado, associado e ex-diretor da entidade, faleceu hoje, 25 de agosto, às 11h30. O corpo será velado no Velório da Beneficência Portuguesa, Rua Maestro Cardim, 769, em São Paulo. O enterro, previsto para às 10h30 de amanhã, será realizado no Cemitério Gethsêmani, no bairro Morumbi, atrás do Colégio Santo Américo, próximo ao Estádio do Morumbi.
Luiz Toledo Machado, professor, Doutor em Literatura Brasileira e em Ciência Política, exerceu o cargo de 1º vice-presidente da UBE (1963-1964). Foi fundador e presidente do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo. Autor de Paulo Setúbal, História e Ficção, entre outros livros.
Atenciosamente, União Brasileira de Escritores SERGIO GIBIM ORTEGA (CONSUL DE POETAS DEL MUNDO DE VOTUPORANGA)

Clara Nunes lança clipe de “Morena de Angola”

O Fantástico de 17 de agosto de 1980 anuncia para o dia seguinte o lançamento de mais um álbum da cantora Clara Nunes. O programa antecipa o clipe da música “Morena de Angola”, composta por Chico Buarque. Veja no vídeo.
GLOBO.COM

CANDIDATOS CONTINUAM COM PLACAS NOS CANTEIROS, VEJA NO BLOG DO ROBERTO LAMPARINA


“O MAU EXEMPLO FRUTIFICOU”

Depois de flagrado o mau exemplo de desrespeito ao bem público registrado pelas câmeras do Blog, a péssima ação iniciada pelo candidato sujão de S. J. do Rio Preto Rodrigo Garcia, esta já frutificou. Outros candidatos se esmeram na disputa do título de “porcalhão 2010”.

E que os marqueteiros e cabos-eleitorais não venham com a desculpa de que está tudo certo com a justiça eleitoral, pois mesmo que estivesse (esta informação ainda não procede), à dívida é moral, vai muito além de algum burocrata decidir se pode ou não. É uma questão de bom censo do sujeito que postula um cargo público. Fique atento eleitor, pois se o candidato não respeita nem os canteiros das avenidas da sua cidade, quiçá o dinheiro público...
VEJA A NOTÍCIA COMPLETA: BLOG DO ROBERTO LAMPARINA

EDITORIAL DE 26 DE AGOSTO, AGRADECIMENTOS

Sérgio Gibim Ortega

Quero agradecer a cada um amigo que tenho. Não esperava a solidariedade dos amigos, pessoas queridas que vieram dar o apoio a este poeta e deixaram o comentário na matéria de terça-feira, 24 de Agosto de 2010, assunto "CARTA RESPOSTA AO JORNAL DO POETA GIBIM". Eu não tenho palavras pra agradecer esse apoio.
Teve comentários fortes contra o senhor diretor do Jornal, e uns comentários tive que cortar, porque mesmo sabendo da forma que o diretor me tratou. Eu também não quero ficar aí julgando ele apesar dele querer me rebaixar.
Então aos amigos que não pus o comentário forte sobre ele, peço mil desculpas. Não complicar mais e Deus sabe quem sou e o que faz.
Uns amigos falou pra mim porque pedi desculpa. Eu tive analisando a minha forma de expressar e talvez peguei duro com o jornal. Por que? Eu queria o bem do jornal e sem observar direito que seria gratuíto, já me expressei achando até que o jornal nem iria ligar ou melhor, corrigir o problema sem me ofender da forma que o diretor escreveu, rebaixando o nivel do meu blog, porque publiquei sem autorização do jornal. Então ao criticar este jornal, eu não fiz por mal, nem com palavrões, apenas disse a minha opinião que eu achava. Sendo que hoje as propagadas da Internet, faz agente preencher cadastros e depois é que vai revelar que é pago. Que eu pensava que o seu produto seria gratuíto. Mas eu nunca quis que fosse assim também e prejudicá-lo. Então o diretor do jornal viesse a se expor o problema e eu pediria desculpas mesmo assim. É claro que sei dos seus gastos. Jamais queria ter atrapalhado a venda de seu jornal. Mas empolgado e até com admiração pelo jornal, jamais queria o mal. Der repente na resposta que o diretor deu foi como quatro, ou cinco pedras na mão.
Nem por isso vou deixar de criticar ou ser eu. Quando precisa de falar, este poeta vai falar.
Ficaram o pessoal do meu lado. Os meus leitores amigos que Deus abençoe por isso. Falou por mim e foi o que me fez fortalecer para minha luta do dia a dia.
Aqui em meu jornal eu já tenho criticado muitos consumidores, pessoas que me prejudicaram. A esse jornal não foi assim. Ele não me prejudicou. Mas escrevi de forma que fosse para ele uma critica construtiva. E peço que este jornal sempre esteja bem graças a Deus. Porque tenho ao seu saudoso Diretor o meu mais profundo respeito que sempre também publicava minhas poesias.
Vou sim procurar retirar as suas matérias, já que publiquei com a sua fonte, mas sem sua autorização.
As matérias que publicarei daqui para frente, vou tomar mais cuidado. Apesar de ter certos jornais que pede a compartilhação e depois pode vir a jogar na minha cara também. Pois não ganho nada...Nada com isso e sim o ouro do Sol e a prata da Lua.
Os erros que já cometi me fazem lembrar que é que eu deva aprender sempre mais e mais.
Obrigado a todos.

INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...