Sérgio Gibim Ortega
domingo, 10 de janeiro de 2010
EDITORIAL DE 10 DE JANEIRO DE 2010
sábado, 9 de janeiro de 2010
MOMENTOS TRISTES
Sérgio Gibim Ortega
(dedicado a Zélia Berigo Marinho Ortega 23/1/92)
Como era triste aquele dia
Em que adoentada você estava.
Toda a tristeza te invadia
E de tudo, nada te agradava.
Enquanto o hospital te acolhia,
Sozinho aqui eu te esperava.
Te ver ali quase não podia,
Mas do coração eu te enxergava.
Graças a Deus tudo passou.
Você se recuperou rapidamente
E daquele hospital já saiu.
Minha pequena, você voltou...
Voltou a sorrir novamente
E a sua tristeza sumiu.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Aprovados créditos no valor de R$24,7 mi
08/01/2010 - Fernanda Ribeiro Ishikawa
Aprovados créditos no valor de R$24,7 mi
Por unanimidade, os sete projetos de autoria do Poder Executivo de Votuporanga foram aprovados durante a sessão extraordinária, realizada ontem, pelos vereadores da Câmara Municipal.
Após a audiência pública com o contador da Prefeitura, Deosdete Vechiato, que explicou detalhadamente a intenção de cada proposta, os parlamentares decidiram pela aprovação dos documentos, que juntos, somam R$ 24.764.288,34.
“Pedimos que os vereadores analisem os projetos e estamos à disposição para maiores esclarecimentos”, prontificou-se o contador.
Pauta
O projeto de lei nº 01/2010 autoriza o Poder Executivo a conceder subvenção social à Associação Beneficente Fonte Viva e à Sociedade Beneficente Irmã Elvira, no valor de R$ 19.541,44 e R$ 42.746,90, respectivamente. De acordo com o documento, a quantia será paga em até 10 parcelas para o exercício de 2010 e destinada à manutenção das instituições. Em sua justificativa, o prefeito Junior Marão afirmou que o objetivo é repassar recursos monetários federais do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) para a execução descentralizada de atendimento aos alunos em creches, pré-escola ou educação especial das entidades.
O projeto de lei n.º 02/2010 dispõe sobre adequações na Lei de Diretrizes Orçamentárias e autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional suplementar de R$ 5.371.000. A verba será destinada aos projetos de construção de galerias de águas pluviais e canalização (no valor de R$ 2.206.000); construção de praças e área de lazer (R$ 365 mil) e aquisição de imóveis destinados a construção de conjuntos habitacionais (R$ 2.800.000).
O documento de n.º 03/2010 também prevê a alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e abertura de crédito adicional especial de R$ 10.943.000. Os recursos serão para a manutenção das atividades de turismo (Carnaval 2010) no valor de R$ 200 mil; Centro de Convenções na quantia de R$ 1.063.000; aquisição de equipamentos e material permanente (Espaço Empresarial) avaliada em R$ 500 mil; revitalização do Centro de Lazer do Trabalhador (R$ 1.364.000); manutenção da pavimentação asfáltica (R$ 948 mil); galerias de águas pluviais e canalização (R$ 4.412.000), construção de conjuntos habitacionais (R$ 491 mil); construção de praças e área de lazer (R$ 498 mil) e construção, reforma e ampliação das Unidades de Saúde (R$ 500 mil).
No projeto 04/2010, o Poder Executivo solicita a abertura de R$ 4.780.000, que serão provenientes do contrato de financiamento e repasse junto à Caixa Econômica Federal e destinados ao Programa Saneamento para Todos.
O projeto de lei n.º 05/2010 dispõe sobre abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 3 milhões. Os recursos serão utilizados na aquisição de máquinas e equipamentos, de acordo com o Provias (Programa de Intervenções Viárias), tendo sua origem junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), objetivando a revitalização da frota municipal.
A matéria n.º 06/2010 prevê autorização para o Poder Executivo celebrar convênio com o Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual da Educação. O projeto objetiva o repasse de recursos financeiros bem como autorizar os termos aditivos, visando auxiliar a manutenção do Programa de Alimentação Escolar nas Escolas Estaduais do município. A transferência dessas verbas complementa o repasse federal para a execução do programa, fazendo com que a alimentação seja mais nutritiva e balanceada. O último projeto da pauta, de n.º 07/2010, dispõe sobre abertura de crédito adicional especial de R$ 608 mil especial na Saev Ambiental.
DIÁRIO DE VOTUPORANGA
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
ESTAMOS FORA DO AR
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Secretaria de Saúde alerta sobre proliferação de caramujos
Para combater esta praga do verão, a Secretaria determinou que todas as unidades básicas de saúde funcionem como postos coletores
O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonozes) da Secretaria de Saúde de Votuporanga estão alertando a comunidade para as chamadas “pragas do verão”, entre elas os caramujos africanos. Para facilitar o combate, as UBS – Unidades Básicas de Saúde estão capacitadas para funcionar como postos de coleta destes caramujos e posterior descarte.
Segundo informações prestadas pelo Secez, para combater o crescimento da população de caramujos, é imprescindível a participação da população, principalmente no que diz respeito à limpeza de terrenos. Estes locais são criadouros da melhor qualidade para estes moluscos, que procuram abrigo nas frestas úmidas e com pouca iluminação e em amontoados de material de descarte (entulho), muitas vezes deixados nos terrenos. Este tipo de situação propicia ainda a proliferação das outras “pragas do verão”, como roedores, baratas, cobras, escorpiões, entre outros, que também põem em risco a saúde da população.
Interessados em mais informações podem entrar em contato com a equipe do Secez que atende pelo (17) 34059787.
Perigos
O possível aumento da população do caramujo nos bairros da cidade preocupa a Secretaria de Saúde, porque eleva também a probabilidade da transmissão de doenças que são sérias e que podem levar uma pessoa ao óbito, se não for tratada com presteza. As doenças transmitidas pelo caramujo são: a Angiostrongilíase Meningoencefálica Humana, que provoca a dor de cabeça acentuada e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso e a Angiostrongilíase Abdominal que causa perfuração intestinal, hemorragia abdominal, com fortes dores abdominais, febre prolongada, anorexia e vômitos.
O Secez avisa que não se deve consumir ou manipular os caramujos vivos, sem proteção nas mãos, pois a contaminação se dá pelo contato com o muco que este animal secreta, que é onde se encontram os ovos e larvas do parasita responsável pela doença. Nos pomares, o caramujo também contamina verduras e frutas.
Combate
Para capturar os moluscos, a recomendação é de que a pessoa proteja bem as mãos com uma luva, ou na falta deles com um saco plástico, sem furos. Os caramujos encontrados devem ser recolhidos e colocados em uma sacola plástica, dentro da qual se pode jogar sal de cozinha ou cal virgem (não esquecendo que a cal é cáustica e deve-se ter o máximo cuidado com sua manipulação). Depois, basta fechar bem o saco plástico e descartá-lo nas unidades básicas de saúde, que dispõem de tambores reservados exclusivamente para este fim. Para evitar que os caramujos africanos presentes em propriedades vizinhas cheguem ao seu terreno, prepare uma mistura de sabão em pó e água, formando uma calda forte, e espalhe sobre o muro. Refaça esse procedimento a cada três semanas ou após cada chuva.
PREFEITURA DE VOTUPORANGA
sábado, 2 de janeiro de 2010
Consumidor terá desconto na conta de luz?

Sérgio Gibim Ortega
Não acredito, mas está valendo a nova Lei desde primeiro de Janeiro, onde diz que o consumidor terá desconto na conta de luz, caso haja falta de energia em seu bairro. Será mesmo? Quando alguém faz alguma coisa para nos ajudar. É claro que queremos o desconto. Mas será que isso é possível mesmo?
Parece que pegaram duro com as empresas de energia elétrica. A novidade foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Será que a Anatel vai nos beneficiar mesmo? Eis a dúvida.
Mas temos que entender que por mais que a rede de energia seje boa, sempre terá falhas e algumas vez tínhamos que perdoar. Pois ninguém é perfeito e todos nós temos falhas. Se não perdoarmos, é claro que de alguma maneira vamos pagar. A energia elétrica pode subir mais e sabe-se que os grandes não perdem de jeito maneira. Afinal no escurinho um pouquinho não é nada mal.
Podemos refletir que a mais de 100 anos não tínhamos essa beleza que foi inventada por volta de 1894.
É isso aí! Cada dia que passa vai surgindo alguma coisa que prejudique a humanidade, à nós mesmos.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Alberto Mariano
João Carlos A. Ferreira
2009, que termina hoje, leva entre outros estimados votuporanguenses também o nosso Alberto Mariano de Souza. A sua morte foi a nota triste do Natal. Homem do rádio, decano dos radialistas, um dos locutores pioneiros da cidade, Alberto marcou o seu tempo pelas ondas sonoras da Rádio Clube, como um profissional versátil, bela voz e o seu jeito humilde de ser. Como tantos outros do ramo que fazem da profissão um sacerdócio, ele ganhou projeção no rádio, mas não ganhou dinheiro. Viveu todos os seus dias na labuta cotidiana que caracteriza o perfil dos mais humildes assalariados. Porém, com muita dignidade. Alberto Mariano chegou em Votuporanga no começo dos anos 60 como locutor de um parque de diversões. O parque era a sensação do momento; ponto de encontro da mocidade da época, onde além da roda gigante e barracas de "tiro de rolha" para derrubar maços de cigarros, o grande atrativo era o serviço de alto falante. Alberto Mariano era o locutor que anunciava: "nossa próxima melodia alguém oferece para a moça de vestido preto com provas de amor". O recado era de acordo com o pedido feito (e pago) no guichê do serviço de som. Foram tantos os elogios para a voz do locutor do Parque Oluap (este era o nome), que o Parque foi embora e o Alberto ficou. Famoso pelo sucesso no alto falante, Alberto encontrou emprego na Rádio Clube (a poderosa ZYR-200) que fora inaugurada em 1956 e ainda selecionava talentos locais para a sua equipe de apresentadores. Estreou no rádio comandando um programa musical bem ao estilo do que ele fazia no alto falante. Era o Postal Sonoro onde se pagava para oferecer músicas. Era um sucesso na época. Paralelamente às suas atividades no rádio e preocupado em reforçar o seu salário, ele aceitou proposta para trabalhar no jornal diário que se editava na época. Além de redigir as notas esportivas, Alberto pegou um "osso duro", a revisão" do jornal. É que o jornal naquele tempo era feito no chumbo quente das linotipos e os tipos de chumbo ou madeira eram montados manualmente madrugada adentro. O revisor, no caso dele, muitas vezes cochilava abatido pelo sono e cansaço em cima das provas que recebia para serem corrigidas. Foi um tempo massacrante para aquele pessoal. É dessa época uma famosa "gafe" produzida no jornal onde saiu embaralhado o nome do então governador do Estado. Alberto Mariano pagou pelo erro que ele nunca admitiu ser seu. Sempre sustentou que a correção foi feita mas o pessoal gráfico não alterou na página a mudança das letras feita por ele. E a corda arrebentou para o seu lado. Despedido da empresa a que se dedicava há mais de 15 anos de trabalho, ele foi para Jales onde acertou com a Rádio Cultura local. No dia 15 de novembro de 1977 ele inaugurou com outros colegas de Votuporanga, a Rádio Jornal de Nhandeara. Lá ele comandou o programa da tarde. Gostou tanto de Nhandeara que criou o slogan "Cidade Carinho", que ele pregava em todos os seus programas. Os familiares dele nunca saíram de Votuporanga. E foi para ficar mais próximo da família que ele aceitou de pronto um convite para trabalhar na Rádio 8 de Agosto (hoje Rádio Cidade). Nesta emissora foi um dos criadores do programa Ronda Policial onde, durante muitos anos, foi o seu redator e pessoalmente coletava as notícias em todo o setor policial, onde desfrutava de amizades nos meios e isso lhe favorecia em receber sempre as informações de fontes seguras e em absoluta primeira mão. A sua atuação na área ajudou muito na projeção do programa que até hoje detém um elevado indíce de audiência. Nos últimos anos, cansado, e vítima de um acidente de trânsito que lhe impossibilitava locomoção para o exercício dos seus afazeres, Alberto Mariano deixou a Rádio Cidade. Passou a dedicar-se a um dos seus "hobbies" que era a fotografia. Não possuia equipamentos qualificados e de alta precisão, mas tinha um grande círculo de amigos que lhe davam preferência na hora da fotografia. Assim, trabalhava, ganhava um dinheiro para reforçar o minguado da sua aposentadoria e ainda enviava as notícias do esporte do Assary para as páginas do jornal A Cidade. Foram assim os seus últimos dias. No domingo, dia 20, no campo do Assary lá estava ele no jogo dos veteranos do Corinthians e solteiros x casados, em jogo festivo, Alberto Mariano disparava os seus últimos flashes fotográficos. Nesse dia também falou pela última vez no rádio, quando foi entrevistado. Ficou conosco a vinheta que cantava o seu nome nas jornadas esportivas.
João Carlos A. Ferreira é diretor deste jornal
JORNAL À CIDADE DE VOTUPORANGA
COMENTÁRIOS
Sérgio Gibim Ortega
É meu caro amigo João Carlos! É uma bela recordação. Eu também coloco aqui em meu humilde jornal esta tua homenagem a este jornalista que muito mereceu. O pouco que conheci, ou o vi fora do rádio, percebi que ele era muito bacana. Na década de 80, eu estava questionando a minha caixa postal dos correio de Votuporanga e fui procurar a radio cidade, onde tive a oportunidade de ser entrevistado por Alberto Mariano, que dai não o esqueci mais, a sua voz calma e tranquila pelas reportagens que fazia. Foi o que guardei, aquela fita da minha entrevista com ele.É uma recordação que está por aqui em minhas fitas cassete. Grande Alberto Mariano, não vamos esquecer.
Ladrão esfaqueia vítima no peito
José Luiz Lançoni01/01/2010
10h01-Um homem foi assaltado nesta noite (1º) em Votuporanga. A vítima foi esfaqueada no tórax e encontra-se internada em estado grave na Santa Casa.
De acordo com a polícia, a vítima estava de moto e foi dominada pelo ladrão. A moto foi roubada e por enquanto a polícia não prendeu o criminoso.
FONTE-VOTUPORANGA TUDO
Angra dos Reis registra 20 mortes causadas pelas chuvas
ANGRA DOS REIS01/01/2010 - 16h55 01/01/2010 16:55:55
Angra dos Reis registra 20 mortes causadas pelas chuvas
Da Redação
A Secretaria de Governo e Defesa Civil de Angra dos Reis, no sul fluminense, informou que chega a 20 o número de mortos no município devido às chuvas que caíram na madrugada desta sexta-feira (1º). Segundo o secretário Alexandre Soares, 15 pessoas morreram no deslizamento de terra que atingiu uma pousada e casas da Praia do Bananal, em Ilha Grande.Mais cinco pessoas morreram em um deslizamento que atingiu o Morro da Carioca, também no município. De acordo com Soares, a situação em Angra dos Reis é crítica, com deslizamentos em trechos da rodovia BR-101 e em vários morros da cidade.“O município foi pego por uma chuva absurda num curto espaço de tempo. Por mais medidas que a prefeitura adotou ao longo dos anos, como contenções de encostas etc., o volume foi muito grande, o que ocasionou diversas ocorrências em Angra dos Reis”, disse Soares.Segundo ele, as chuvas começaram às 15h de quarta-feira (30) e só pararam às 7h de hoje. Mas foram os temporais da madrugada passada que provocaram os deslizamentos na Praia do Bananal e em morros como o da Carioca, da Glória e do Abel.Em todo o estado, foram registradas 40 as mortes provocadas pelas chuvas desde a última quinta-feira (30). MS
AGÊNCIA RIO DE NOTÍCIAS
VACINA PARA O BICHANO
Para a Bichana não criar mais, o certo é fazer a castração.
As prefeituras costumam ter um programa gratuito. O mais provável e procurar o Centro de Zoonoses de sua cidade.
Diz os veterinários que a castração traz mais saúde para os animais e a vacina anticoncepcional, tras muito efeito colateral. Quando optado pela vacina, esta deve ser mantida, aplicada de tres em tres meses.
Cuide de sua gata e não deixe ela criar. Não solte mais animais por aí!
Dois apostadores faturam prêmio da Mega-Sena
O prêmio de R$ 144,9 milhões da Mega-Sena da Virada será dividido por dois apostadores, de de Brasília e de Santa Rita do Passa Quatro (SP). De acordo com a Caixa Econômica Federal, os sortudos receberão, cada um, R$ 72.450.747,46.
PUBLICIDADE
Os dois acertaram as seis dezenas sorteadas ontem, na Estação da Luz, em São Paulo: 49, 58, 40, 46, 10, 27. Além do prêmio principal, a Caixa pagará R$ 34.724,23 para cada um dos 734 apostadores que acertaram cinco dos seis números sorteados. Outros R$ 650,33 serão pagos para 55.988 apostadores que acertaram quatro números.
O próximo sorteio da Mega-Sena será realizado amanhã, dia 2 de janeiro. Desta vez, no entanto, a estimativa de prêmio é bem menor: R$ 1,5 milhão para quem acertar as seis dezenas.
YAHOO NOTÍCIAS
FELIZ 2010 VOTUPORANGA

Sérgio Gibim OrtegaNo bairro Parque Residencial do lago, neste final de ano de 2009, o povo se reuniu para ver mais uma vez a grande queima de fogos da cidade e já que é um dos bairros de mais alto nível da cidade, principalmente neste ano, onde o bairro já está bastante avançado e loteamentos modelo tipo Americano, está em faze de vendas. Neste ano teve um público maior previsto e muito mais queima de fogos inclusive no bairro também. Por se tratar também de um bairro próximo ao Assary Clube de Campo e o grande Carnavotu que está bem próximo do local, onde o pessoal aprendeu e acostumou a festejar nestas ruas de loteamento vazio, onde a vista para cidade é bem maior.
Foi uma linda festa onde os moradores do bairro Parque Residencial do lado não vão esquecer e cada ano que está por vir, a nossa festa será melhor. O Poeta Gibim agradece e lhes deseja a todos um feliz 2010, cheio de saúde e prosperidade a todos.
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
POESIA "AMOR DE FÃ" FAZ SUCESSO NA INTERNET
AMOR DE FÃ
Renata Francisca de Lima
para Sérgio Gibim Ortega
Estou triste ou preocupada,
resolvo me distrair
com o pensamento em você,
imagino como você é...
Já não sei a onde ir,
queria te conhecer...
De repente me olho no espelho
e vejo a sua imagem refletida,
parece que eu já te conhecia.
Fico angustiada...
e saiu de perto do espelho,
mas alguma coisa me intriga.
Olho do meu lado
e vejo uma revista.
Mas nem preciso ler,
imagino seu rosto na capa.
Deixo logo da revista,
corro e ligo o rádio,
ouço logo a sua voz
de poeta apaixonado.
Já não sei a onde ir,
nem mesmo como me distrair.
No espelho,revista ou rádio.
No meu pensar,
você é sempre apresentado.
Seu trabalho é brilhante...
Você é apaixonado.
Meu amor é impossível,
Apenas amor de fã.
Para mim é sempre um sonho,
realidade não vai ser fácil.
Saiu de casa,nada adianta.
Volto para casa chorando
e fico comigo pensando
que você é muito amado.
Existe fã igual a mim
sofrendo pelo seu ídolo.
Mas este é um amor impossível.
Portanto se conforme comigo.
Busco em mim um consolo.
Vamos e chega de choro...
Enxerga esse amor de fã.
domingo, 27 de dezembro de 2009
Morre cantor norte-americano Vic Chesnutt
25/12/09 - 23h49 - Atualizado em 25/12/09 - 23h55Do G1, em São Paulo
morreu aos 45 anos na tarde desta sexta-feira (25), informou um comunicado publicado no site da gravadora Constellation Records.
Ele estava cercado por amigos e familiares, e a morte foi confirmada às 14h59 (17h59, em Brasília), na cidade de Athens, estado da Geórgia
-
Sérgio Gibim Ortéga "Só realiza grandes obras quem derrama paixão no que faz. O amor pelo ...
-
Sérgio Gibim Ortéga Antes de morrer... Eu queria beijar -te Esta tua boca linda E carnuda, estes teus Lábios tão lindos, E am...
-
Сержио Гибим Орте́га Путин и Зеленский — два короля без трона, играют в войну чужой кровью. Дети плачут, тонет мир — и весь мир смотрит, буд...
