segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ESTUDAR

Sérgio Gibim Ortega

Quando chegamos
na escola
e vemos uma
grande lição.
Significa um
grande trabalho
que é a nossa
linda missão.
Estudaremos mais
para sempre
poder ganhar
o nosso pão.

""Poesia publicada no jornal
OESTE DE VOTUPORANGA
em 1987

domingo, 9 de agosto de 2009

O CIGARRO



Sérgio Gibim Ortega


Infelizmente com todas as leis que colocam contra o cigarro, diminuiu muito, mas não acaba. E pode ter certeza que todos nós seres humanos estamos se acabando com mais e mais doenças provocadas pelo cigarro. Porque no trabalho ou mesmo na rua, sempre vai ter um jeitinho de alguém fumar.
Depois desta nova Lei de proibir fumar em estabelecimentos já melhorou muito. Mas o difícil é controlar e os fumantes, a maioria não vão obedecer, é claro.
Eu tenho grande alergia do cigarro e estou exposto a sofrer, porque em meu trabalho, tenho que estar na casas de clientes todos os dias e é difícil evitar. Mesmo que pedimos com toda educação é sempre meio chato proibir o fumante em sua casa. E há muitos anos sofro de bronquite, mas a maior descoberta foi agora em saber que sempre foi o cigarro que me dá a falta de ar e as tosses.
Os Seres Humanos precisam tomar consciência e entender que num pequeno esforço vai conseguir se libertar do vício e deixar os outros que não fuma viver na paz. Existem tantas pessoas com saúde fumando sem se preocupar com quem trabalha e precisa respirar por não ter sua saúde.
Mas devemos dar os parabéns ao nosso governo por esta nova Lei do cigarro, que é a maior riqueza que podemos ter em nos ajudar a se livrar deste grande mal que nos afeta com doenças de câncer todos os dias.
Pode ter certeza que fulano morreu de câncer e não fumava. Sim! Fumava sim, a fumaça dos outros, do ar que circula em nosso planeta, a nicotina e todos os maus causado pelo tabaco.

O MEU PAPAI O MEU HERÓI

Sérgio Gibim Ortega

Hoje uma menina bonita parou e me falou
Com os seus olhinhos meio
Triste dizendo assim,
Que seu pai os abandonou,
Que só pagou a sua pensão
E sumiu no mundo a esquecendo.
Mas esta menina já diz ter se conformada.
Mas assim eu queria dizer;
Que não se sinta culpada.
Por que vi certa tristeza
Em seus olhinhos,
Por passar o dia dos pais
Sem o seu papai querido.
Não fique tão triste menina por estar
Sem o seu papai, por que.
O grande Deus é sabedor
E guarda grandes mistérios.
Pois não possa julgar, ou saber
Se ele os abandonou mesmo
Ou em seu coração ainda
Tenha seus motivos e que talvez
Não esqueça de sua filhinha
Mesmo na distância, que não
Será um motivo pra tirar de sua
Memória ou da separação.
E o que vale é o coração
E que nada mais importa.
Por isso menina linda se te aquieta
E reze sempre por ele
Que em sua razão, tudo terá
Esclarecimento pela sua vida do amanhã,
E que graças ao pai
Foi dele que tu vieste.

E nesse dia dos pais então,
A minha admiração ao dia do papai,
Que é o maior herói dedicado ao seu filho.
Pais de todas as raças e de todas as cores...
Pais cheio de amores aos seus filhinhos...
Pai que ensina o seu filho para seu futuro,
E que faz o grande homem do amanhã...
Pai que trabalha sem parar pra alimentar
E criar o seu filho nós jamais te esquecemos.
O meu papai é o meu herói.

FELIZ DIA DOS PAIS (ABRAÇO DO POETA GIBIM)

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Confirmado primeiro caso de gripe suína

08/08/2009 - Fernanda Ribeiro Ishikawa

A Vigilância Epidemiológica de Votuporanga confirmou ontem o primeiro caso positivo da nova gripe no município e esclarece que este paciente já está em processo de cura e recebeu alta do hospital. Atualmente, a Vigilância explica que estão recebendo atenção especial da rede municipal todos os casos que tenham qualquer sintoma gripal.
O número é alterado periodicamente, portanto não há um balanço fechado com números exatos a serem divulgados pela Vigilância.
Em entrevista coletiva realizada na ultima quarta-feira, gestores da área da Saúde informaram que em Votuporanga, 27 pessoas eram monitoradas, por apresentarem sintomas da doença. A secretária da Saúde, Fabiana Parma, a infectologista Regina Silvia Chaves de Lima, o secretário interino da Secretaria da Saúde, Marcel Góes Homa, e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elizete Brito, aconselharam a quem apresentar os sintomas leves da gripe que, ao invés de se confinar na sala de espera da Santa Casa de Votuporanga, procure uma UBS (Unidade Básica de Saúde) ou PSF (Posto de Saúde da Família), e fique de isolamento domiciliar.
Apenas na impossibilidade de atendimento na UBS do seu bairro, vá até o Mini-hospital do Pozzobon, onde terá Pronto Atendimento. Só serão encaminhados para a Santa Casa os casos graves.
DIÁRIO DE VOTUPORANGA

RIOLÃNDIA INTERIOR DE SP AINDA TEM QUEIMA DE CANA

Sérgio Gibim Ortega

Quase sempre ao passar pela rodovia de acesso a Riolãndia, vemos queima no canavial. O cheiro de carvão é insuportável.
Soubemos que a Lei que obriga a parar a queima de cana foi adiantada de 2031 para 2017. Mesmo assim muito tempo enquanto estamos acabando com a nossa saúde. O problema respiratório aumenta cada vez mais.
Onde nesse pais o dinheiro fala mais alto e os grandes não importam com sua saúde, nem mesmo com a deles. Os abutres vivem na carniça e jamais vão olhar pela poluição.
Soubemos que os trabalhadores que cortam a cana precisam da queima para se protegerem também de cobras e não sofrerem tanto. Mas a saúde é pra todos e temos que nos respeitar e respeitar a todos. O Poeta Gibim passando pela rodovia tirou a foto e podemos ver que a poluição é impressionante.O fogo avança sem medidas e a fumaça preta cobre o céu azul deixando o nosso planeta em poluição, sem medo, sem sentido e só o dinheiro dos proprietários usineiros, do álcool ou do governo vale pra eles.
Riolãndia, interior de São Paulo, cidade onde foi a mentira dos Extraterrestres nos canaviais, onde tem muita cana, lá está o foco da queima, do grande mal a nós e do nosso planeta.


quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Funcionários da Prefeitura têm palestra sobre nova gripe

5/8/2009 15:50:01 Funcionários da Prefeitura têm palestra sobre nova gripe
A equipe da Secretaria de Saúde de Votuporanga está desenvolvendo diversos trabalhos para divulgar os cuidados com a Nova Gripe, também conhecida por Gripe Suína. Nesta quarta-feira (5/8), os funcionários das secretarias municipais da Prefeitura de Votuporanga, em especial os que têm maior contato com o público, foram divididos em dois grupos para assistir às palestras ministradas pela enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Elisete Brito.
São passadas orientações sobre formas de contágio, grupos de risco, bem como cuidados para conter o vírus H1N1, além do espaço para perguntas e respostas. As palestras são no auditório da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, às 7h30 e às 16 horas.
O objetivo é tranqüilizar os funcionários e passar quais as medidas adequadas para evitar a proliferação do vírus. Na última semana, o infectologista Jucival Fernandes, ministrou uma palestra no Espaço Unifev/Saúde para profissionais da área da saúde.
Expo/Fisav A equipe da Vigilância Epidemiológica está na Expo/Fisav orientando a população sobre a Nova Gripe. “Aproveitamos o grande público para divulgar detalhes da doença e dar dicas de como evita-la”, explica a enfermeira Elisete Brito. Os visitantes estão recebendo panfletos informativos e podem tirar suas dúvidas com profissionais capacitados. A festa termina neste domingo (9/8) no recinto de exposições “Presidente Costa e Silva”.
SituaçãoDe acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, até a manhã desta quarta-feira, nenhum caso positivo da Nova Gripe foi registrado em Votuporanga.

EXPO DE VOTUPORANGA

Sérgio Gibim Ortega

Estive na expo de Votuporanga nesta quarta-feira, onde o preço foi de apenas 2,00 reais, onde eles dizem que é um preço simbólico para poder ajudar as instituições de caridade, etc. Mas ao chegar ao primeiro portão da expo constatei um fato curioso. Um rapaz logo nos chamou oferecendo ingresso de 2,00 reais, disse que meu filho não pagava com 9 anos. Até aí tudo bem. Mas antes de comprar verifiquei na portaria se o ingresso que ele vendia seria verdadeiro. Eles disseram que sim, voltei alguns passos e comprei apenas um para mim. Ele disse: “Venha que passarei vocês.” Ele estava com um pacote na mão de ingressos. Mas enfim, levou nós até a portaria e nos passou na roleta. Daí fiquei pensando porque que ele não deu o ingresso na minha mão. Daí pensei que possa existir uma tramóia entre eles. No caso a propia pessoa da portaria que pegou o ingresso talvez devolveria pra ele vender novamente e o dinheiro então vai para o bolso deles mesmo, é claro. Mas o que eu tenho com isso? Para mim o importante é que entrei na festa e as autoridades municipais que se fodas. Eles não dão uma expo gratuita pra ninguém dos Votuporanguenses e é isso que acontece. Bom! É“Ladrão roubando ladrão, sem anos de perdão.”
Na expo tem muitas diversões, muitos parques é o que vi, pouco bovinos e eqüinos. Tinha de mais curioso uns cavalinhos pequenos, amostra de flores, museu da cidade à mostra, móveis, grandes tratores potentes e muita comida por toda expo.
Muita gente aproveitou esse dia com o preço mais acessível. Mas o que mudou nesta cidade é que as autoridades municipais então pegando um pouquinho mais dinheiro no que podemos conferir.
O que mais vi nesta festa foi policiais, seguranças. Pois a festa está bem protegida, pode crer. E quanto a cidade eu não sei. Mas, é isso aí gente! Aqui a notícia é real e aqui a gente conta a verdade. Confiram as fotos aí do pouco que apreciei!
Continuando neste dia seguinte 6 de agosoto, esta minha notícia corrijo-o, em que eu tinha dito que pagava duas vezes na expo, na entrada e depois pra ver o show dos cantores. Mas conforme fui informado, é que está cercado sim a arena e o palco, mas só paga e passa pela roleta quem deseja sentar-se no camarote apropriado. O Poeta Gibim corrige este erro e já apagou o erro confirmando a verdade.

(PARA VER A FOTO MAIOR CLIQUE SOBRE ELA)

terça-feira, 4 de agosto de 2009

DELICIÓSAS COXINHAS DAS RECEITAS DA ZÉLIA

PARA VER MAIS CLIQUE RECEITAS DA ZÉLIA MARINHO

VOTUPORANGA A TARDE DE MUITO SOL E CALOR

SUSPEITA/NOVA GRIPE: Mulher está internada na Santa Casa


04/08/2009 - Fernanda Ribeiro Ishikawa
SUSPEITA/NOVA GRIPE: Mulher está internada na Santa Casa Uma mulher de 46 anos está internada desde a última sexta-feira, na Santa Casa de Votuporanga, com sintomas da nova gripe. Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, não há motivo para pânico, pois a situação está sob controle.A assessoria do hospital contou que a senhora passou por atendimento e o médico julgou necessário que ela ficasse em observação na Santa Casa, provavelmente, por ter apresentado mais de três características da doença.
No entanto, as pessoas não precisam ficar com medo, pois a equipe médica e todos os profissionais da área que estão em contato com a paciente seguem o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, inclusive com a utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).“Já foi colhido o exame que detecta o vírus e enviado o material ao Hospital de Base de Rio Preto. O resultado sai em 15 dias. O médico avaliou a necessidade dela permanecer no hospital, mas a população não precisa ter receio, pois a equipe médica foi orientado e está tomando todas as precauções para não contaminar nem transmitir a doença para terceiros”, informou a assessoria.
DIÁRIO DE VOTUPORANGA

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

NOSSO FIM

Sérgio Gibim Ortega

É muito triste saber que tu partiste
Meu amigo ao pouco que nos conhecemos.
A notícia foi triste, quando se ouviste
Amigo, a vida vai, e todos morremos.

Deixar talvez apenas uma mensagem
Eu sei, é muito pouco, mas conforta.
Falar que a vida é só uma passagem,
É sofrer, mas o que agora importa.

Nós aqui agora vamos continuar a orar
Por Jesus Cristo, nosso salvador,
Porque não temos mais o que pensar.

Não conseguiremos parar a morte.
Amigo tu vai ser um vencedor,
Encontrarás saída, acredite na sorte!
Dedicado ao Dejair +18/12/1993+

domingo, 2 de agosto de 2009

MEUS SENTIMENTOS

Sérgio Gibim Ortega

Talvez passo sozinho
sentindo a falta de alguém.
É apenas um sentimento
que marca o coração
de uma pessoa sem carinho.
Seu rosto sempre foi lindo!
Pois só queria te ver.
Talvez você me deteste,
xinga-me, me toca,
seu amor ainda me provoca.
Que importa?
Seu coração é todo meu...
Só meu...

Mototaxista morre em acidente

02/08/2009 - Fernanda Ribeiro Ishikawa
Mototaxista morre em acidente O mototaxista votuporanguense Tiago Aparecido Lagoin, 23, morreu na manhã de sexta-feira, em um acidente no km 576 da rodovia Feliciano Salles Cunha, em Guzolândia. De acordo com o Boletim de Ocorrência elaborado pela Polícia Militar Rodoviária de Jales, Lagoin transitava com sua moto CBX/Honda, placas CJN-7229, no sentido Sud Mennucci/Auriflama, quando invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com um ônibus, placas BWD-0019, de General Salgado, conduzido por Aparecido Alves da Silva, 40.
Consta no B.O., que, com o impacto, o ônibus capotou. Segundo informações, o ônibus transportava trabalhadores rurais e 12 pessoas ficaram feridas no acidente. O B.O. aponta também que a provável causa da colisão teria sido uma manobra indevida. Além do votuporanguense Lagoin, o passageiro do ônibus, Carlos Humberto Correia de Matos, 36, de General Salgado, também morreu na hora. A vítima residia na Avenida Orlando Prestes, nº. 585.O motorista do ônibus, Aparecido Alves da Silva, e os passageiros José Pegoretti (30 anos), Sinevaldo Moreira Mendes e Tiago dos Santos Arrais (19) foram encaminhados para a Santa Casa de Auriflama em estado grave. Os outros passageiros sofreram ferimentos leves. LagoinTiago Aparecido Lagoin, 23, era mototaxista, e deixa os pais Misael Lagoin e Maria Angélica da Silva (Moto-táxi Santa Luzia). Casado, deixa também a esposa Alessandra Rodrigues da Silva. Era Evangélico e seu último endereço foi à Rua Amazonas, n.º 4.615, em Votuporanga. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Araçatuba. Segundo o pai de Tiago, ele viajava a trabalho e tinha ido entregar documentos em Presidente Prudente, passando também por Presidente Venceslau. Na volta, houve o acidente no trevo de Guzolândia.O corpo foi velado por parentes e amigos e sepultado no Cemitério Parque Jardim das Flores, às 9h de ontem.
DIÁRIO DE VOTUPORANGA

EDITORIAL DE 2 DE AGOSTO DE 2009

Sérgio Gibim Ortega

Mais um dia graças a Deus estamos aqui para agradecer a todas as pessoas que nos visitam em o querido jornal do Poeta Gibim. E dizer que estamos escrevendo pouco, e algumas notícias importante de minha cidade. Votuporanga. Mas esperamos sempre contar com você para dar uma passadinha aqui.

Estamos de Expo em Votuporanga, e a cidade aniversária dia 8 de agosto.

Veja ainda o restante de shows

02/08 - Barrra da Saia
03/08 - Dunga da Canção Nova Bombar & Domzete
04/08 - Juliano Cesar
05/08 - Edson & Hudson
06/08 - Nx Zero
07/08 - Gino & Geno
08/08 - Cesar Menotti & Fabiano
09/08 - João Victor & Ricardo

Um abraço a todos de Sérgio Gibim Ortega (Poeta Gibim)

sábado, 1 de agosto de 2009

MENINA BONITA

Sérgio Gibim Ortega

Beija-me a minha boca,
menina gostosa,cheirosa.
Faça amor como louca,
menina manhósa,
perfume de rosa.

INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...