terça-feira, 14 de julho de 2009

ATUALMENTE O POVO VIVE ESTRESSADO




Sérgio Gibim Ortega

Hoje para andar nas ruas, o trânsito está muito perigoso. É porque o povo está muito estressado. Um quer passar na frente do outro e aí falta o respeito. Por mais rápido que você anda, sempre tem um ultrapassando, e simplesmente nos lugares proibidos. Ninguém se incomoda com o guarda, nem a multa.

Quando encontramos um amigo, um conhecido, a pessoa finge não te ver. Tudo é a pressa e o primeiro pensamento que vem é que você vai atrapalhar o seu trajeto, ou quem estiver com mais pressa. Muitos cumprimentam você muito mal. Hoje é um simples oi, ou tudo bem, beleza, etc. Ou porque você não é mais cliente daquela pessoa, ou porque você não foi mais passear na casa desta pessoa.

As pessoas estão se distanciando e não sabem quem a melhor coisa da vida é a amizade. Se não se comunicamos, o progresso da vida fica ainda mais difícil. Um dia vamos partir desta vida e se esquecemos de tudo isso.

O maior estresse da vida é o trabalho, seja qual for a profissão. As empresas exigem todo o esforço, vivendo assim sobre pressão. E no trabalho sempre tem um querendo ser melhor do que o outro como assim diz no ditado: (“É cobra engolindo cobra. Tem mais cacique do que índio.) Infelizmente o que pode mais chora menos. É isso o maior causador de estresse da vida.

A fila nos bancos, nas lotéricas e até em supermercados. Saímos cansados do trabalho e ao ir no mercado para pegar uma mistura,às vezes, a fila é grande também, no açougue e depois na hora de sair para o caixa. Vai-se as compras nas lojas e é a mesma coisa. Quem tem internet e sabe pagar as contas. Isso também ajuda muito. Mas se não tem algumas facilidades na hora do almoço pericialmente. É um corre... corre pra pagar a conta de luz, a água, ou qualquer boleto bancário. O dia a dia vive nos engolindo e a tecnologia acha que ficou pior ainda, porque não adianta e o estresse da vida já tomou conta e sempre vai pra pior.

Votuporanga ganha mais um conjunto de comerciários

14/7/2009 14:16:37 Votuporanga ganha mais um conjunto de comerciários
O município foi o primeiro a receber as moradias feitas pela Cooperativa do Estado de São Paulo, em 1997

A Cooperativa Habitacional dos Comerciários do Estado de São Paulo, o Sindicato dos Empregados no Comércio e a Prefeitura de Votuporanga inauguram na próxima segunda-feira (20/7), às 20 horas, o Residencial Jardim Portal dos Lagos, acesso pela Avenida Pansani com a rua dos Pássaros. São 100 casas feitas pela Construtora Menim no valor aproximado de R$ 49 mil com 100% do financiamento da Caixa Econômica Federal.

Segundo a assessora comercial da Cooperativa, Anadege Fernanda dos Santos, este é o sexto conjunto dos comerciários aberto em Votuporanga, totalizando 600 casas já construídas na cidade, com 90% dos moradores empregados no comércio. Desde o período da assinatura do convênio, foram 10 meses de construção.

“O município foi o primeiro a receber as moradias feitas pela Cooperativa do Estado de São Paulo, em 1997. Com mais este residencial, Votuporanga é uma das que mais têm conjunto de comerciários no Estado. Isso graças à força e organização da Prefeitura e Sindicato local”, destaca. Ela explica que a maioria das cidades conta com até três conjuntos. Em todo o Estado, são 10 mil casas.

Durante o lançamento, todos os mutuários receberão as chaves das casas de 42 m2 com dois quartos, sala, cozinha e banheiro azulejados, laje e piso cerâmica. O residencial conta com infraestrutura completa, sendo asfalto, iluminação, redes de água e esgoto. Anadege completa que os mutuários não tiveram custos com documentação e nem registro.
FONTE-PREFEITURA DE VOTUPORANGA


TV CULTURA PASSARÁ VÍDEO DA CIDADE EM REDE NACIONAL

14/7/2009 14:17:39 / Modificada: 14/JUL/2009 14:50:2
O Departamento de Cultura organizará uma apresentação pública do vídeo assim que a edição for finalizada

No último domingo (12/7), Votuporanga se transformou em um verdadeiro set de filmagens. A equipe da TV Cultura de São Paulo, esteve no Museu Municipal “Edward Coruripe Costa” para gravar o vídeo que será exibido em rede nacional no programa Almanaque Educação. O material terá aproximadamente sete minutos e será distribuído para as escolas e exibido em rede nacional.

O vídeo faz parte do projeto “Lugares do Aprender: Cultura é Currículo”, realizado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). O projeto prevê a elaboração do vídeo pela TV Cultura de São Paulo que será distribuído como material didático para as escolas. No mês de maio, o Museu recebeu a equipe da TV para o início da produção.

Participaram da gravação os integrantes da Corporação Musical Zequinha de Abreu Patrimônio Histórico Imaterial do município. “A história da cidade foi registrada por uma rede de televisão de renome nacional. A banda está valorizada nacionalmente, e o Museu será um referencial histórico, cultural e educativo”, conta o coordenador do espaço, Evandro Ferreira da Silva. O Departamento de Cultura organizará uma apresentação pública do vídeo assim que a edição for finalizada.

A trama passa por pontos turísticos da cidade, entre eles, Igreja Matriz, Rua Amazonas, e chegam ao Museu Municipal. Foram feitas imagens em uma estrada próxima ao Horto Florestal, mostrando a cidade de vários ângulos. Segundo o diretor de fotografia, Agnaldo Dezotti, as imagens ficaram ótimas e o resultado final será excelente.

O roteiro mostra a chegada de um forasteiro à Votuporanga pilotando uma Vespa que aparenta problemas mecânicos. Um músico oferece ajuda e o convida para conhecer o Museu, a fim de entender a história da cidade onde ele parou. Diálogos se desenvolvem sobre a chegada do asfalto e o crescimento da região. O músico então descobre que o forasteiro era na verdade o regente da orquestra onde iria tocar. O final se dá com o maestro regendo a orquestra em frente ao Museu.

Equipe técnica
Bruno Curi – Produtor
Leonardo Longo – Diretor
Aroldo Gonçalves – Assistente de Direção
Diogo Souza – Maquiador
Diego Endo – Figurinista
Valeria Sales – Camareira
Agnaldo Dezotti – Diretor de Fotografia
Thomas Lima – Assistente de câmera
Vagner de Souza – Assistente de Áudio
Paulo Jandira – Maquinista
Marcelo Parabéns - Eletricista

Atores
Jedson Karta – Músico
Luciano Fraga - Maestro
FONTE-PREFEITURA DE VOTUPORANGA

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Procon conta com programa de cadastro de informações



13/7/2009 12:16:08 / Modificada: 13/JUL/2009 12:21:52
O programa Siga está interligado com a Fundação Procon como um banco de dados de empresas alvos de reclamações

Buscando manter uma rede de contato direto via on line com municípios de todo o Estado, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, criou o programa Siga (Sistema Global de Atendimento) - um banco de dados de todas as reclamações realizadas pelos consumidores que formam o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas. Em Votuporanga, o software é utilizado pela equipe do Procon desde o ano passado.

De acordo com informações da diretora interina Mariel Adriana Fukuoka, o programa Siga está interligado com a Fundação Procon como um banco de dados. "Temos contato em tempo real com São Paulo transmitindo as informações registradas aqui. Isso ajuda os consumidores, já que pelo programa, saberemos se uma determinada empresa já foi reclamada em algum outro órgão”, destaca.

O software registra procedimentos de atendimento, abertura de reclamações e a realização de audiências, além de aprimorar o banco de dados das reclamações
fundamentadas dos municípios conveniados e do Estado.

Com os dados do Siga, é formado o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas, incluindo dados estatísticos dos Procons municipais, que pode ser consultado pelos consumidores que queiram conhecer fornecedores alvos de reclamações. As informações referentes a 2008 estão disponíveis no site www.procon.sp.gov.br Basta acessar a página e clicar no ícone "Empresas Reclamadas", na parte superior da tela.

Capacitação
Para ampliar a abrangência do Siga e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos, o Procon/SP ofereceu capacitação a diversos municípios na última semana em Rio Preto. Votuporanga foi representada pela equipe da Secretaria da Cidade, responsável pelo Procon de Votuporanga, formada por Mariele Bianchini, Willians Cadamuru e Mara Rúbia. O treinamento foi voltado para a capacitação tecnológica e utilização do sistema.

O Procon atua na defesa dos direitos do consumidor. O atendimento é prestado de segunda à sexta-feira, na rua São Paulo, 3741, Centro. Informações pelo (17) 34051433.
FONTE-PREFEITURA DE VOTUPORANGA


domingo, 12 de julho de 2009

Presa em flagrante, mãe cai em desespero ao saber da morte da filha


Polícia tem imagens da queda da menina do quinto andar.
Casal deixou criança dormindo e voltou para festa julina
Do G1, com informações do Fantástico
A polícia está examinando as imagens do circuito interno de TV do condomínio do bairro de Tomás Coelho, no Rio, onde a menina Rita de Cássia, de 5 anos, morreu ao cair do quinto andar de um prédio. Os pais ficaram emocionados, entraram em desespero, mas serão processados.

O delegado Marco Antonio de Castro, da 25ª. DP (Engenho Novo), admitiu que a queda foi uma fatalidade, mas determinou a prisão em flagrante do casal.

“Realmente foi uma fatalidade, mas os elementos encontrados no local, bem como o auxílio da perícia, já são fortes os indícios de que a menor se encontrava sozinha dentro de casa, vindo a ser vitimada, caindo da janela da área de serviço”, disse o delegado da 25ª. DP.
Vídeo mostra minutos antes da queda
FONTE-G1 EDIÇÃO RJ

ANJO INOCENTE




Sérgio Gibim Ortega

Quanta monstruosidade.
Que ato chega um ser humano
por tirar a vida até
de um anjinho.
Uma criança sem culpa,
sem poder se defender
morrer inocente.
Há tanta vida,
tanto espaço
nesta Terra.
O que atrapalha
uma criança que
ainda aprendendo a caminhar?
por que um ser humano
age sem pensar, sem corrigir-se?
Porque mata um
anjo inocente,
uma criancinha
indefesa?
Como pode chegar
a fazer tanto mal
sem se olhar
no espelho
ver o monstro
e não se reconhecer
o que age dentro de si?
Nem os animais
chega a tanto
como tem chegado os
Homens nesta Terra.
Meu Deus... Meu Deus...
Oue tristeza sentimos
por ver tanta maldade
nas pessoas.
Menina linda sonhou
e não viveu, mais
será um anjinho no céu
porque aqui é o inferno.

Dedicado a memória de Isabella (04/04/2008)

sábado, 11 de julho de 2009

UMA LEI PARA FUMANTES



Sérgio Gibim Ortega


O cigarro faz mal a saúde, mas mesmo assim a maioria ainda fuma mesmo depois de tantas propagandas ao longo do tempo.
Só para quem tem problemas respiratórios é que é pior porque acaba fumando por tabela. Mesmo que uma pessoa fume longe. Mas a gente que tem problema com bronquite passa muito mal mesmo. E muitos que tem alergias ao próprio cigarro tem que conviver com o fumante.É a pior coisa que existe a gente se sentir indefeso porque não queremos chatear as vezes o próximo que fuma.Porque o próximo pode ser um cliente do seu emprego, um amigo seu e é aí que se cria um certo constrangimento, mesmo que a gente fala com uma certa educação.
A lei que foi colocada na cidade japonesa onde estão usando tecnologia e inventaram até uma máquina que pode ser chamada de fiscal da idade. A cidade de Yokohama, no Japão declarou guerra aos fumantes. Lá a Lei é cumprida a qualquer custo e existe multa para quem fuma em publico. Os fiscais aplicam mutas e até já recebe a infração na hora. Quem quer fumar entra numa cabine fechada e fuma a vontade. Parabéns a cidade de Yokohama. Que isso sirva de exemplo para os nossos governantes brasileiros também. Se quiser a gente pode. É só querer.Mas o Brasil é a última vergonha e com todo esforço que se faz, não vai conseguir parar os fumantes fácil.
A gente que trabalha duro sonha com uma saúde que um fumante tem e às vezes não trabalha,é difícil. Tem gente que joga a saúde fora enquanto muitos desejam ter a saúde e não pode ter além de ser também prejudicados pelos mesmos.

Paróquias locais vão realizar casamento comunitário

Da Redação


As Paróquias de Votuporanga vão realizar cerimônia de casamento comunitário civil e religioso, no próximo dia 15 de agosto. A celebração será às 16 horas na Paróquia Senhor Bom Jesus, localizada na Rua Pará nº 1984, Jardim Paraiso, ao lado do Tiro de Guerra. De acordo com o padre Gilmar Antonio Fernandes Margotto, esse casamento comunitário faz parte das comemorações da Semana Nacional da Família. "É uma oportunidade dos casais que têm dificuldades financeiras de arcar com as despesas do matrimônio e regularizar a situação no civil", disse. O casamento religioso será assumido pela Igreja e o civil pelo Fundo de Custeio para Casamento Comunitário do SINOREG (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo. O padre informou que há 65 vagas. O casal precisa passar até o final da próxima semana pela secretaria de umas das paróquias de Votuporanga, apresentando certidão original de batismo, CPF e RG, só depois serão encaminhados para o cartório. Mais informações pelo 3422-4330 horário comercial.
FONTE-JORNAL À CIDADE DE VOTUPORANGA

Vereador quer abrigo externo para o AME

Da Redação

O vereador Sérgio Adriano Pereira - Serginho da Farmácia pediu à direção do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Votuporanga, que construa um abrigo externo para proteção dos usuários que aguardam atendimento médico naquela unidade de saúde. O vereador argumenta que, em passagem pela avenida da Saudade, ele constatou defronte ao AME ao lado da Santa Casa, uma grande concentração de usuários que aguardavam por atendimento médico. "Diversos usuários daquele órgão de saúde estão solicitando a instalação de um abrigo externo para protegê-los do sol escaldante e das chuvas", disse.

Transporte
Por outro lado, o vereador está tentando viabilizar o transporte até a cidade de Rio Preto, onde estudam cursos que as unidades de ensino de Votuporanga não possuem. O vereador explica que foi procurado por 27 estudantes que fazem cursos inexistentes nas instituições de ensino de Votuporanga, onde os mesmos solicitaram a disponibilidade de um microônibus com motorista para conduzi-los diariamente até a cidade de Rio Preto. "Os estudantes salientaram que, caso o microônibus fosse disponibilizado pela Prefeitura, eles se responsabilizariam em abastecê-lo diariamente", disse.

Terrenos
Serginho também pediu à Prefeitura que seja aprovado o desdobro de terrenos em até 125 m² das áreas, tendo em vista que vários moradores se queixaram da impossibilidade de ser feito esse procedimento junto ao órgão competente da administração municipal. "Essa exigência poderia ser feita somente aos proprietários de terrenos em novos loteamentos, acatando-se os desdobros de 125 m², pendentes de aprovação", disse. Serginho também pediu à Prefeitura que conclua com obras de galerias de águas pluviais e pavimentação asfáltica as vias públicas que não contam com essa melhoria no bairro Conjunto Habitacional "JamirAntonio". E a inclusão da rua Marcelino Pires Bueno, no trecho próximo ao número 3548, no cronograma de obras de recapeamento asfáltico da cidade. Finalizando, Serginho pediu a instalação de um redutor de velocidade na avenida Prestes Maia, nas proximidades do número 2203, haja vista que ali há abusos de velocidade, bem como existe um templo religioso, por onde trafegam inúmeros pedestres, inclusive crianças e idosos.
FONTE-JORNAL À CIDADE DE VOTUPORANGA

COMENTÁRIOS
O Vereador Sérginho está certo,está tentando proteger aqueles que sofrem para tirar uma consulta enfrentando chuva,sol e sereno da madrugada.Parabéns vereador por projetos assim! Que o nosso prefeito tenha consciência e aprove os teus bons projetos para nossa cidade de Votuporanga.

Sérgio Gibim Ortega (Poeta Gibim)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

FOTO DE POETA GIBIM

FOTO-DE SERGIO GIBIM ORTEGA
(CERVEJA SUB ZERO ANTÁRTICA)
http://www.antarctica.com.br/

APROVEITE PRA VER ESSA MARAVILHA DE PROPAGANDA ENGRAÇADA
JULIANA PAES

(Para ver a foto grande,clique na foto)

Irmã Maria Ignez Mazzero morre aos 81 anos

08/07/2009 - Da Redação
Irmã Maria Ignez Mazzero morre aos 81 anos
Os meios católicos de Votuporanga foram surpreendidos ontem com a notícia do falecimento de Irmã Maria Ignez Mazzero, aos 81 anos. Ela viajou no final de semana passado para a cidade de Penápolis, onde foi participar de um evento religioso. Passou mal e foi levada para o hospital de Araçatuba, onde seu estado se agravou. Ontem às 10h ela veio a falecer, vítima de trombose.
Irmã Maria Ignez era natural de Piracicaba, onde residiam seus pais na zona rural, local bem distante do centro urbano. Foram seus pais Antonio Mazzero e Luiza Grizotto Mazzero. Residia em Votuporanga havia 19 anos e era conselheira espiritual das Equipes de Nossa Senhora, grupos formado por casais que se dedicam às atividades espirituais da Igreja.
Sobre Irmã Ignez, assim se manifestou o casal Belinha e Mauro, de uma dessas equipes, no Boletim Informativo das Equipes de Nossa Senhoria, em junho de 2002:
- Sempre teve o desejo de realizar o bem aos outros, conforme sua mãe a orientou. Com apenas 12 anos de idade já dava catequese para as crianças embaixo de uma árvore. Trabalha na evangelização desde 1951, tendo iniciado na Congregação Franciscana do Coração de Maria, sentindo-se muito feliz e bem realizada em levar a palavra de Deus.
- Está em Votuporanga há 12 anos (agora 19) e trabalha com as ENS há 9 anos (agora 16). O seu ideal é ser presença do “Coração Materno de Maria”, junto às pessoas, como Maria levando Jesus a todos aqueles que ainda não o conhecem. Ela ama as Equipes de Nossa Senhora, acha um ótimo movimento, mas para a família cristã e para Votuporanga os equipistas devem estar mais abertos aos trabalhos da Igreja, lembrando sempre que o Senhor nos diz: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jô, 15,12) e o que sua mãe nos pede: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jô 2,5), levando com mais seriedade o compromisso com Maria.
O corpo de Irmã Maria Ignez é velado desde ontem à noite na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Matriz de Votuporanga) e será sepultado às 10h no Cemitério Municipal, no mesmo túmulo onde estão os restos mortais de Frei Arnaldo e Frei Damião.
FONTE-DIÁRIO DE VOTUPORANGA

A FESTA QUE NÃO ERA MINHA

Sérgio Gibim Ortega
(dedicado a Eliane em 2/6/1991)

Eu vi meu primeiro amor chegar,
mas não vi sair.
Eu vi ao seu lado
tantas festinhas passar
e vi ainda um novo ano recomeçar...
Mas meu primeiro amor,
talvez foi a maior festa de fim de ano...
há! Como era linda você!
Um novo ano iria começar
e pensei que toda festa era minha.
Meu sonho era recomeçar também
um novo ano a seu lado talvez...
Mas pouco, tão pouco namoramos...
É...! Pensei que a festa
naquela passagem de ano
fosse a nossa conquista.
Mas era apenas uma despedida
do grande amor que sentia por ela:
-Feliz ano novo. Dizia ela, enquanto
fogos de artifício estouravam.
Mas a grande festa se passou
e um ano novo recomeçou.
No primeiro encontro
do amor em que se reiniciava...
Ela me disse:
-Vamos dar um tempo...!
E assim nos separamos...
E ao relembrar hoje
depois de muito tempo...
Senti um infeliz ano novo.
O tempo que ela pediu
não voltou mais...
Hoje escrevo esta linda poesia
para dizer que nunca mais
ouve festa para mim...
Nem fim de ano... nem começo...
Só um tempo que corre
e não volta mais...
talvez um tempo que só vai deixando
um rastro de saudade.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Em Homenagem Michael Jackson

José Bernardo de Oliveira

Michael Jackson foi o melhor.
E maior cantor que os Estados Unidos.
E mundo inteiro conheceu.
Sua dança, sua coreografia.
Arrastou multidão de fãs pelo Estados Unidos
E pelo mundo inteiro.

Vossa majestade esteve no Brasil.
Cantou e dançou no ritmo do Olodum no Rio de Janeiro.
Os brasileiros pode ver o seu ídolo de perto

A sua fama continuava pelo Estados Unidos.
E pelo mundo inteiro.
50 show estava programado em Londres na Inglaterra.
O cantor estava internado.
E dose do remédio.
Tinha provocado a morte do cantor Michael Jacksom.

A sua filha chorando, emocionada.
Dizia que e o seu pai Michael

Suas fotos, seus videos.
É uma recordação, uma lembrança do passado.
Do Rei do Pop para nóis.

DO POETA JOS DE MARINÓPOLIS-SP

Objetos do Museu serão levados para Expo/Fisav

8/JUL/2009 12:30:17 Chamada de Exposição Histórica Museu na Fisav, a mostra terá peças antigas que retratam a história e a cultura do município

Os visitantes da Expo/Fisav de Votuporanga terão um espaço interessante para conhecer. Uma exposição será montada pela Secretaria da Educação, Cultura e Turismo com objetos do Museu Municipal “Edward Coruripe Costa” próximo à entrada principal da festa que acontece entre 29 de julho e 9 de agosto, no Recinto de Exposições “Presidente Costa e Silva”.

Chamada de Exposição Histórica Museu na Fisav, a mostra terá peças antigas que retratam a história e a cultura do município. “É uma forma de homenagearmos a cidade que completa 72 anos no dia 8 de agosto e de despertar na população o interesse por pessoas e por objetos que marcaram nosso passado de desenvolvimento”, comenta o coordenador do Museu, Evandro Ferreira da Silva.

O projeto de levar cultura para a Expo/Fisav tem sido realizado há alguns anos pela Secretaria da Educação, Cultura e Turismo com exposições de fotos dos 70 anos do município e em homenagem ao centenário da Imigração Japonesa.

O espaço ficará aberto para visitação todos os dias da semana com entrada gratuita no galpão à direita do portão principal da Expo. A decoração temática será de responsabilidade de Álvaro Tavares e os mobiliários utilizados na exposição estão sendo produzidos pelo Senai/Cemad. Todas as peças terão texto legenda, entre elas equipamentos tecnológicos da década de 50 e objetos do acervo pessoal de Paulo Rapassi e Nivaldo Antonio Pereira. Os trabalhos de montagem da mostra devem começar na próxima semana.

De segunda à sexta-feira ficará aberto a partir das 19 horas e sábado e domingo, às 14 horas. A abertura oficial da mostra será feita no dia 31 de julho, às 20 horas. Quem quiser conferir o acervo completo, o Museu funciona de forma permanente na rua Minas Gerais, 3612. Informações pelo (17) 34059750 ou 34224451.

Questionário eletrônico O espaço rústico com ares de passado irá ganhar um instrumento dos tempos atuais. A Secretaria da Educação, Cultura e Turismo instalará no galpão da mostra um painel com um questionário eletrônico onde os visitantes poderão testar seus conhecimentos sobre a história da cidade. O questionário terá 15 perguntas de múltipla escolha que quando acertadas emitirão um som. “Vai ser muito interessante para as pessoas se divertirem e também se informarem, por exemplo, sobre os nossos prefeitos, datas e fatos”, conta o encarregado pelo Museu, Evandro Júnior.
FONTE-PREFEITURA DE VOTUPORANGA

FOTO DE POETA GIBIM

FOTO-DE SERGIO GIBIM ORTEGA
(PIPA IMPORTADA)

(Para ver a foto grande,clique na foto)



INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...