sábado, 13 de agosto de 2011

VOCÊ E O JARDIM

Sérgio Gibim Ortega

Você sempre cada vez mais linda,
Sentada em um banco no jardim
Olhando fixamente só para mim.
Mais linda que uma flor de jasmim,

Você me deixou mesmo triste sim
E me pego olhando no seu retrato;
Vejo lembranças, não voltam mais...
Só de você é que eu ainda too afim.

Sentada em um banco de madeira
Deste jardim, ainda menina faceira,
Lembro-me desse amor não ter fim.

E esta fita verde amarrada querida?
É minha cor preferida, minha vida!
E que ao passar tanto tempo assim

Encontrei esta foto, e fico olhando...
Olhando para você linda e o jardim,
Enfeitando a beleza, amor sem-fim...

(CRIADA 20/04/2011 E REFEITA 13/8/2011)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ESQUADRILHA DA FUMAÇA LOTOU BAIRROS EM SEUS AREDORES DA CIDADE

Sérgio Gibim Ortega

Pelo menos, o Prefeito Júnior Marão, trouxe um evento bonito para as pessoas assistirem no dia do aniversário de Votuporanga. Desde 2006, que não víamos a esquadrilha dos aviões em Votuporanga. Desta vez, no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura” , com maior visibilidade pra todos verem. Teve até a narração para as aeronaves. Foi um Show bonito.
As ruas estiveram lotadas de carros. O Poeta Gibim filmou partes do evento, uma vez que estava impossível filmar, e também por causa da gente ter ficado de frente com o sol.
O evento foi as 15h30 da tarde.
Composta de 13 pilotos treinados, a Esquadrilha da Fumaça opera com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), e realiza, em média, 100 demonstrações ao ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alto desempenho que incluem o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira.
Criada oficialmente em 1952, a Esquadrilha da Fumaça é o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela divulgação da FAB em território nacional e internacional

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DIA DA TELEVISÃO

Sérgio Gibim Ortega

Dos engenheiros eletrônicos, e aos grandes inventores,
Iniciaram por volta de1910 os primeiros experimentos,
A testar, raios catódicos, feixe de partículas e criadores

Desse invento da televisão que continuação na invenção,
A física moderna e inteligente... Ciência da sua evolução.

Testando, evoluindo, e foi assim profissional do invento
Estudando, continuando a inventar a eletrônica, e tento
Lhes dizer então desta beleza e sonhos de divertimento.
Entre muitos que se vão sem conhecer o encantamento,
Vivendo em um só lugar, não teve o seu conhecimento,
Imaginário de este conhecer, apenas viu o ensinamento,
Sendo através da distância ainda tivemos um momento,
Ao ver tantas belezas do mundo então, só pela televisão,
Obviamente, graças a Senhores Engenheiros Eletrônicos.

(Vladmir Kosma Zworykin - Inventor)

Foto cedida DR.EDSON ZERATI

ENGENHEIRO ELETRÔNICO SENHOR ROMEU,
QUE DEIXOU SAUDADES DA ÉPOCA, TAMBÉM
FOI ENGENHEIRO DA ELETRÔNICA POR
VOTUPORANGA-SP


VOTUPORANGA, 11 DE AGOSTO DE 2011
HOJE É O DIA DA TELEVISÃO

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A ANTOLOGIA "PROSAS & VERSOS"

Sérgio Gibim Ortega

A antologia “Prosa & Versos” foi publicada em Florianópolis- Santa Catarina, e o Sérgio Gibim Ortega, o Poeta Gibim não foi à noite de autógrafo, pela distância, e a situação do momento...
Hoje à tarde, já quase escuro, o poeta estava aos fundos da residência, cuidado da horta também, e quando bateu palmas; por surpresa ao ver, era os meus cinco livros “Prosas & Versos”, onde tive a oportunidade de apreciar a obra que foi publicada entre nós autores. Os livros da Editora Somar são de boa qualidade. E este poeta agradece ao amigo Donato Ramos, organizador desta encantada antologia que nós autores se reunimos para deixar nossas escritas. Onde este poeta participou de cinco páginas com seis poesias. E apesar das dificuldades, vamos acreditar nos sonhos e vencer. Estou participando do próximo livro também “Prosa & Versos II”, que será lançado. E apesar da distância, espero sempre contar com o Donato Ramos.
Obrigado ao escritor amigo Donato Ramos. Estava ansioso pra ver este trabalho pessoalmente e acabo de conhecer.
Este poeta vende os livros através do e-mail, artesanal 30 reais, e da Editora, este da foto, 40 reais. O pagamento pode ser feito em conta Corrente e posteriormente enviamos pelos correio à sua residência. Frete incluso no Brasil. Para isso basta escrever poetagibim@hotmail.com e receber as cordenadas.
.




POETAS DEL MUNDO

Sérgio Gibim Ortega

O Meu link apesar de ter mudado de lugar, entendo, mas vim aqui agradecer ao Grupo Poetas Del Mundo por colocar novamente a foto que estava faltando. A gente entende que sempre precisa estar modificando os sites. Que Deus abençoe.
SÉRGIO GIBIM ORTEGA-CÔNSUL DE VOTUPORAGA

A POESIA DE ORIDES SIQUEIRA

MOMENTOS

Na curva suave de um quadril
Cabelos longos e molhados
Imponderáveis fantasias
Um flesh agradável de nostalgia

Seu corpo em chamas
Bela paisagem ofuscada por panos
A sombra de uma foto ao passar dos anos
Mãos nas mãos, face a face, se foram mil planos

Tudo passa e eu permaneço
Com teu amor sigo sonhando
Sonhos com delírios
Por teu querer chamando

Na memória momentos
Eu lembro que me lembro
Que você não lembra mais
De momentos quase fatais

(Orides Siqueira)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Lágrimas de Pedra
Areia nos olhos arde,
É como ferir o coração
A alma ferida que sofre
Peso de pedra, decepção

Pedras trocadas não criam caminhos
O poeta bom esta sempre sozinho
Guarda as pedras contra-atiradas
Para ornamentar o jardim de sua emoção

Chora lágrimas de pedra
Nossa ardente paixão
Segue teu caminho de rocha mesmo que na solidão

Não seja a atenção em despreso
Somos do mundo a poesia
Como pedras seguras na mão.

( Não seja nossa causa a causa da nossa dor)


Cesar Moura

domingo, 7 de agosto de 2011

E-MAIL GROSSEIRO DE UMA ENTIDADE SE UNIDOS PELA PAZ DO MUNDO

Sérgio Gibim Ortega

Nos últimos dias fiquei muito chateado novamente, por participar de um certo grupo que se diz poetas unidos pela paz do mundo. Eu não vou citar os nomes. Mas queria passar minha experiência para os escritores que entram em certos grupos, ou associações de entidades.
Eu entrei, e hoje acredito que certas organizações, se escondem por trás de políticas.
Não tem como entender a tamanha grosseria do certo grupo, quanto tentei um contato apenas para lhe entender as respostas que buscava. Por duas vezes que escrevi, ouvi só desabafos grosseiros. Tem gente neste mundo que é muito ruim... Tem gente ainda carrasco neste mundo.
Pois a tal pessoa que comanda esse grupo aqui no Brasil, me deixou dúvidas, se ela entrou nesta organização, ou não... Se é ela mesmo que me responde os e-mails por tal grupo. Porque a tal pessoa se denomina uma poetiza, onde trás belas poesias e seu nome aparece em nesse tal grupo, nesta organização de poetas unidos pela paz.
Agora, como dizer se é poetas dedicando a paz pelo mundo. Porque, no Brasil eu já vi publicar muitas críticas à política do País. Ou será que por detrás da organização, apenas no Brasil tem esse falso grupo.
Pois o e-mail que escrevi educadamente buscava uma resposta, para tal trabalhos dos poetas. E a tal pessoa disse que eu estava jogando pedras nela.
Publiquei sim sempre meu nome levando a tal entidade, sempre que possível. Mas a tal pessoa, diz que não publiquei. Deixei o nome da entidade na antologia em que participei de “Prosa e Versos”. Procurava sempre divulgar do melhor tempo que fosse possível. Enquanto os meus trabalhos que enviava ao grupo, quase sempre não era publicado. E eu sei porque. Tudo é o medo de a gente vencer. Aí se nega a publicar... Então fui perguntar ao grupo e recebi e só recebi pauladas.
Quando comecei a escrever em 1982, e já em 1987, escrevi naquela época, uma mensagem chamada “Ser Poeta” e na mensagem fala o que é ser poeta. Como se denomina um poeta, que só vive a fazer o bem e trazer amor, e paz. Mas a tal poetiza com vem com tamanha grosseria.
Então meus queridos amigos e escritores. Eu, na minha época dos anos oitenta, recebi muitas cartas de entidades como Casa do Poeta, Movimento Poético em São Paulo, Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, e estas entidades, que até mesmo deixei de pagar anuidades, porque na época não tinha condições financeiras de levar adiante, mesmo assim elas me respeitavam, e me escreviam, e respondiam minhas cartas com carinho e respeito. E hoje ao participar desses grupos pela Internet, sou recebido com pauladas. Veja também que eu já escrevi esperando pauladas, e até por isso usei mais a minha educação... Mesmo assim a resposta não foi de certa educação.
Então amigos, não entrem em grupos que se disfarçam dizendo que é de escritores. Mas eu sei! Eu também tomo cuidado com vírus, mas acabei entrando nesse grupo errado. E não procurei. A gente é que recebe estas porcarias de convites e acaba entrando.
Mas, eu também pecos a vocês amigos escritores, não participem de antologias, como eu fiz, por editoras que venderão seus livros e ganharão encima, enquanto você compra por um preço alto e nunca conseguirá vender pra tirar o seu lucro. Valorize o seu trabalho. É por isso que fiz o meu próprio livro. São livros artesanais... Livros meus... Gastos meus... Mas se for para divulgar o seu nome, tudo bem. Também é preciso sim. Mas tome cuidado com certos grupos.
Simplesmente, era muito simples escrever educadamente e eu entenderia.

VEJA O E-MAIL QUE ENVIEI

Se duvidas, este também não vai ser publicado. Mas esta crítica, se tem uma razão! Sou Cônsul de... (nome não divulgado) por Votuporanga-SP. Grupo este, que divulgo com muito carinho sempre que, na medida do possível. Porque não vivo só do Grupo. Tenho outros deveres a fazer. No início, convidado pela amiga e... (nome não divulgado), Embaixadora Universal da Paz, fui nomeado, e tentava entender o Grupo, para poder assim participar melhor das atividades. Por um bom tempo não tive respostas. E sempre ao observar o Grupo e o site de... (nome não divulgado), notei que, era apenas um movimento de Poetas unidos pela paz. No início tentei participar com o Grupo, que era outro chamado “...(nome não divulgado)" e notei que havia publicações sobre políticas. Então, certas publicações minha que eu enviava, não eram publicadas. E aí, fiz uma crítica do Grupo, e no meu modo de entender, uma crítica construtiva. O por que não estava sendo publicado os meus interesses também e publiquei no meu blog. Olha! Pois recebi um e-mail de desafeto em nome de... (nome não divulgado), dizendo que eu não participava das publicações, entre outras coisas. Mas hoje, até penso que não foi... (nome não divulgado) e que me enviou aquele e-mail. Porque vejo nela uma pessoa muito boa, está em todas as minhas comunidades de amigos e apenas dirige um Grupo. E estou prestando atenção. O nome do Grupo "... (nome não divulgado)" não recebi mais. Até hoje ainda creio ser Cônsul por esta minha cidade. Porque sempre teve em...(nome não divulgado) o link e minha foto. Mais tarde, vim a saber o que significava e o que tinha que fazer um poeta do movimento, porque encontrei uma amiga Cônsul de Fernandópolis, e ela falava do que em sua publicação, o que nós poetas e escritores tínhamos que fazer, por ser Cônsul. Mas hoje, estou fazendo uma crítica educada e construtiva, esperando não receber mais pauladas. Notei que sempre tenho publicado também o que me interessa, e procuro levar o nome de... (nome não divulgado), inclusive numa antologia que participei. "Poxa vida"! É pouco, mas não vivo de... (nome não divulgado) "ente aspas", preciso ser divulgado também. Pois, o pouco que divulgo, não teria outro desta cidade que faria isso. E se tiver, com certeza, passaríamos o cargo então. No entanto, o grupo sempre divulga o link; "publicar seus trabalhos". Que! Não vejo sempre que envio alguma coisa dos meus trabalhos. Só algum de interesse do Grupo. Pois, ao entrar agora no meu link de Poetas... (nome não divulgado), notei que está desarrumado. A foto minha sumiu. Vejo que ainda tenho meu nome lá e minha poesia, em um outro link, mas, sem a foto. Então, eu estava divulgando meu link errado. Mas vejo ainda, que sou do movimento. Eu não vou dizer mais nada, não vai adiantar. Pois tudo que vivemos hoje em nossa vida é assim, "Venha a nós, a vosso reino nada". Sérgio Gibim Ortega CÔNSUL... (nome não divulgado) MUNDO DE VOTUPORANGA-SE ACREDITA AINDA

VEJA O E-MAIL GROSSEIRO QUE RECEBI

Bom dia Poeta Gibim!! Cônsul de Votuporanga-SP Pior que eu sempre mando teu material ne Gibim ? Ocorre que temos - só no Brasil - 2800 associados e não posso enviar somente de um. . E, mais NÃO RECEBO NADA DE NINGUEM PARA DIVULGAR NINGUEM - faço no meu tempo livre e porque gosto. Vai dai acho que a rua tem mão dupla - e cá para nos nós, eu nunca vejo voce me divulgando, POR EXEMPLO, ALIÁS, SÃO POUCOS OS QUE DIVULGAM MEU TRABALHO ou mesmo que colocam abaixo do seu email o seu endereço de... (nome não divulgado) que é a condição sine qua non para eu publicar qualquer matéria. . E não misture a poeta... (nome não divulgado) e seu trabalho de poesia e os seus grupos de poesia com... (nome não divulgado)- que são pessoas e entidades diferentes. Eu já existia antes de... (nome não divulgado) - que começou em 2005 e continuarei a existir se de repente Poetas... (nome não divulgado) - me entendes? E nos meus grupos de poesias - quem não participar dos exercicios não fica. Antes de responder fui ver em quais varais ou ouro exercicio voce deixou um poema - NÃO EXISTE NENHUM! Foi por isso que voce saiu ... (nome não divulgado) O Grupo de Poesia... (nome não divulgado) e os meus sites - são meus particulares - e neles permanecem quem participa. Não estão misturados a qualquer outro grupo ou site. E, este ano - no dia 20 de novembro - farão onze anos interruptos de funcionamento - as minhas exclusivas espensas. . Alias, hoje movimento... (nome não divulgado) foi sucedido pela Associação Internacional Poetas ... (nome não divulgado) que eu presido - mas como tudo - se não tiver vontade não acontece. . Então não jogue pedra - se voce não esta fazendo a sua parte - até hoje Gibim eu não fui chamada por voce ou pelo seu consulado para absolutamente nada em sua cidade. Voce divulga apenas voce, como a grande maioria, alias. . Não sou melhor que ninguém - mas não dou a ninguém - que não esteja fazendo anda pelo movimento ou por mim - o direito de me jogar pedras. . Não dou a outra face - isso quem fez foi o Filho de Deus - e a santidade esta longe de meu ser que ainda está se aprfeiçoando e que ( acredito nisso de fato!) devo retornar para burilar-me ainda mais. Tenha um bom dia de Paz&Luz. ..... (nome não divulgado), Poeta, Essencialmente

O POETA GIBIM NO LIVROS PROSA & VERSOS-I


PROSA & VERSOS-ARTESANAL
30,00 Reais
A Antologia "Prosa & Versos, vai ser vendida pelo poeta Gibim, livro artesanal, para comprar, é só escrever para o e-mail, poetagibim@hotmail.com, e lhe enviaremos pelo correio. Este livro trás seis poesias do poeta Sérgio Gibim Ortega, mais a sua biografia.
O livro é da Editora Somar de Florianópolis-SC, organizado por Donato Ramos.
O livro pela Editora é mais caro. Então este poeta, que tem a participação neste livro está produzindo o livro artesanal feito na impressora para poder atender a você amigo leitor deste poeta, e ver todas as obras publicadas que tras vários autores. Veja os 37 autores deste livro:

AUGUSTO DE ABREU – CASSIANE SCHMIDT DA SLVA – CELSO JOÃO DE SOUZA JUNIOR – CESAR GUERREIRO MURTA – CLAUDETE TEREZINHA DA MATA – CRISTINA VIANNA– DELMO FONSECA – DONATO RAMOS – DORA DUARTE – ELENA LAMEGO MATTOS –ELISABETE OSSIG– HERALDA VICTOR - IDÊ M. BITENCOURT – INÊS CARMELITA LOHN – IVONITA DI CONCÍLIO – JANI SEMICEK – JORGE DA ROSA – LÍLIAN BARRETO MANARA – LORENA M. TOMASI CHIARADIA – LUIZ BARBOZA NETO – MÁRIO OSNY ROSA –MAURA SOARES – MILKA LORENA PLAZA CARVAJAL – OILSON CARLOS AMARAL– PAULO BERRI – RINO MONTIBELLER – ROSA DESOUZA – SALVELINA SILVA –SÉRGIO GIBIM ORTEGA - SOELI DOS SANTOS DE MENEZES – SOLANGE M. TARANTO – SONIA TEREZINHA RIPOLL LOPES
– SUSANA Z. DE MELO – VALDOIR DA SILVA SANTOS – VERA LÚCIA J. SILVA – VICENTE ABRIELE PASCALE-

sábado, 6 de agosto de 2011

MATOU A ESPOSA E SUICIDOU-SE NA FRENTE DOS FILHOS

À CIDADE O JORNAL DE VOTUPORANGA PUBLICOU
Homem mata ex-esposa com 3 tiros
Antonio Scarparo Ferreira, 41 anos, matou a ex-esposa Ednéia Rodrigues Nascimento, 39 com três tiros na cabeça e depois atirou contra si mesmo usando um revólver calibre 38. O fato foi registrado no final da tarde de quinta-feira, na rua Nova Iorque no bairro Monterrey em Jales.
Segundo a PM, o casal morava em Bálsamo, mas Edneia acabou mudando com os filhos para a casa da família em Jales depois que foi ameaçada pelo marido que já tinha passagem pela polícia. Ednéia teria descido do carro com a filha no colo e estava entrando na padaria, ao lado da escola, quando Antonio chegou atirando.
A criança foi jogada no chão, mas não se feriu. A menina e o outro filho do casal, um adolescente, que saía da escola no momento do crime, foram levados para o Pronto Socorro da cidade em estado de choque. A vítima estava acompanhada da irmã que também iria buscar a filha na escola.
VEJA ESTA NOTÍCIA NO À CIDADE O JORNAL DE DE VOTUPORANGA
COMENTÁRIO DO POETA GIBIM
Sérgio Gibim Ortega

lamentavelmente mais um crime entre um casal. O pior é que este homem não mediu as suas consequências a seus filhos. Quem é um verdadeiro pai sabe do amor para com seus filhos. E fazer uma grande tragédia dessas na frente dos filhos não tem perdão mesmo. Que Deus agora coloque a mão sobre eles e que consigam esquecer-se do horror que viram... Lamentável...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ALEITAMENTO MATERNO

Zélia Berigo Marinho Ortega

Todo dia nasce uma criança e ela depende de você mãe, o leite materno é o primeiro presente para ele. Não a amamente seu filho pensando apenas que é uma obrigação de mãe. E quando começar a rachar os bicos do peito, não pense em deixar de amamentar o seu bebê, pensando apenas em você.
Mãe, temos que transmitir carinho e muito amor. O leite materno não é apenas um alimento, mas é um medicamento insuperável que previne vários tipos de doenças.
Hoje com tantos meios de comunicação, existem sim aquelas mães que ainda preferem encher uma mamadeira cheia de leite industrializado, que não é adequado para sua alimentação saudável. É lógico! Ele vai aprender a mamar nessa mamadeira, mas depois não é só por ele mãe. Você também que deixou de dar o que é de direito dele, pelo menos até seus seis meses de vida, vai ficar noites acordadas em um hospital, e o pior é ver o seu sofrimento. Você poderia ter evitado simplesmente com seu ato de amor, que foi negado a ele.
Quando encontro uma mãe com seu bebê, eu tenho o hábito de fazer sempre uma pergunta, se ela amamenta seu bebê. Quando a mãe me responde que sim, fico feliz e conto até a minha história que passei com o William meu filho, que nasceu prematuro com 1.620kg, e que eu amamentei corretamente, e no futuro ele vai incentivar a mãe dos seus filhos também a amamentar os meus netos.
Quando uma mãe me responde, que por sua determinação alimenta seu filho com outro leite que não seja o seu leite materno, eu me decepciono. Tento dar então um conselho a essa mãe. Quando uma dessas mães escutar uma palavra que eu disse, e por em pratica, tenho a certeza que a sua atitude vai evitar seu bebê de ter alguma doença.
Até os seis meses de vida, não dê outro alimento que não seja o seu leite materno, não é necessário água, chá ou papinha, que muitas pessoas insistem em dizer que é bom dar ao bebê.
O leite materno é um presente que Deus lhe deu de graça. É o necessário para ele sobreviver com muita saúde. É um alimento completo e rico em proteínas, vitaminas, gorduras, anticorpos e com a composição exata para um crescimento de saúde. O leite materno possui tudo o que o seu bebê precisa no início, garantindo assim a saúde pra toda a sua vida.
Além de amamentar seu o filho, pense também naqueles bebês que necessitam da sua doação e que estão na UTI NEONATAL esperando por esse leite. Essa doação não fará falta a você mãe, que alimenta o seu bebê, e tenha certeza mãe, que você é sim capaz de ajudar o banco de leite a alimentar às crianças, que não tiveram a mesma felicidade que seu filho está tendo. Sua doação fará bem a quem receber e principalmente a você que demonstrou um ato de amor.
O banco de leite de Votuporanga é na Rua Santa Catarina, 3890 junto à Secretaria de Saúde.

LEIA MAIS SOBRE ESTÁ NOTÍCIA
ALEITAMENTO MATERNO, 2 DE AGOSTO DE 2011
ALEITAMENTO MATERNO 2

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DELEGADO FAZ VERSOS EM OCORRÊNCIA

Segundo a notícia do Jornal Hoje,a prisão de um receptador de moto, foi escrita como versos pelo delegado Reinaldo Lobo.
A Corregedoria da Polícia Civil devolveu o inquérito para ser refeito dentro do padrão oficial.
A ocorrência era roubo de moto. Uma rotina em Riacho Fundo, mas o delegado resolveu fazer poesia e escreveu todo o inquérito, que seria enviado ao juiz, em versos e rimas de cordel.
“Nosso trabalho, ele é um pouco de idealismo, apesar de muito árduo. Ele é um pouco de fantasia, de você lutar pela reconstrução e pela melhora do mundo”, declara Reinaldo Lobo, delegado.
Mas a "inovação" custou ao delegado um puxão de orelha. A Corregedoria da Polícia Civil mandou o inquérito de volta para ser refeito dentro do padrão oficial.

O delegado lamentou a decisão, mas se recusou a reescrever o inquérito...
LEIA MAIS E VEJA O VÍDEO DESTA NOTÍCIA DO JORNAL HOJE

COMENTÁRIOS-Sérgio Gibim Ortega
Lamentável a Corregedoria fazer uma humilhação ao Delegado, que está apenas representando a vida com amor... Lámentável o nosso mundo perdendo todo seu amor e apenas criando bandidos.
Parabéns Delegado Reinaldo! Este poeta aqui, só prega também amor.
Em Votuporanga, não foi diferente, nos anos 90, um advogado de Votuporanga, representou defesa em forma de poesia, contra uma pessoa que processava as badaladas do sino da igreja do centro desta cidade, porque dizia-se que o barulho do sino o incomodava. E na época, foi tudo publicado em jornais local.

O ATOR ÍTALO ROSSI MORRE AOS 80 ANOS


Sérgio Gibim Ortega

Lá estava o mordomo na novela "Belíssima", o grande ator Ítalo, com o papel Alfred, interpretando um papel de uma pessoa calma e respeitada. Nos seus olhos, a deficiência, como se fosse uma maquiagem que deixava dúvidas, "Defeito dos seus próprios olhos, ou maquiagem de ator". E hoje soubemos, que tudo que era real de sua fisionomia, representou o verdadeiro ator.
Aos 80 anos morre o ator Ítalo. Internado há dois num hospital de Copacabana no Rio de Janeiro.
O ator nasceu em Botucatu, interior de São Paulo. Era grande em peças teatrais e filmes.
Dos conhecidos e bons atores, a Rede Globo perde mais um, não por outras redes de TV. Mas desta vez, para o último destino, onde vamos todos para o dia escolhido. Por enquanto, vamos ficando só, e com saudades dos grandes atores, amigos ou entes queridos desta querida vida.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ALEITAMENTO MATERNO

Zélia Berigo Marinho Ortega

A importância mâe do seu leite materno na vida do seu filho é uma grande preciosidade, é uma rara jóia que você dá a ele sem gerar custo algum, pois Deus sede a nós mães de graça, e esse presente evita muitas doenças, e acima de tudo gera muito amor de ambas as partes.

Muitas tiram esse direito do seu próprio filho apenas para não perder a estética do seu seio, achando que a vida do seu bebê não vale mais do que sua beleza externa.

E é ai que eu pergunto a vocês queridas mães: ”Onde está o amor pelo seu filho? Será que a saúde dele não é mais importante que a sua beleza, e é tão bonito ver uma mãe dar de mama ao seu filho, é aí que a beleza da mulher se completa por completo e uma mãe que amamenta seu filho só tem que ganhar.

Senti essa necessidade de vir até vocês mães para por apenas algumas palavras, que na verdade são simples, mas é de coração. Para que vocês queridas mães sigam à risca todos esses conselhos.Que essa equipe médica do aleitamento materno passam nesse período para vocês,que não fique só na teoria, mas sim na pratica pois amamentação é a palavra mágica,o presente da natureza a mães e filhos, capaz de gratificar profundamente a ambos.Depois dos seis meses pode incorporar papinhas,sucos, e frutas.

O leite materno mãe, é um alimento completo, ele é necessário desde o nascimento até os seus seis primeiros meses de vida. Sem ter o risco de seu filho ficar desnutrido. Pois possui proteína,gordura de fácil digestão, vitaminas e minerais além de nutrir, fornecendo fatores de proteção imunológica, tornando o bebê mais resistente as doenças e é bom lembrar mais uma vez, que é gratuito. O próprio ato da amamentação fortalece os músculos da boca e da face do bebê. Portanto lembro mais uma vez. O leite materno deve ser o alimento exclusivo nos seus primeiros seis meses de vida, devendo ser mantido até os 2 anos ao mesmo tempo introduzindo outros alimentos.

Para nós mães, o aleitamento é uma experiência enriquecedora, capaz de criar vínculos ainda mais fortes com os filhos e saiba mães que é muito gratificante acompanhar o desenvolvimento do seu bebê, dia a dia, graças às qualidades do leite materno. E mais um conselho deixo para vocês mães. Siga à risca e deixe as preocupações de lado,para não causar ansiedade em você mãe de prejudicar o aleitamento. Viva esses momentos com seu bebê com naturalidade e com certeza poderá sentir essa felicidade também poder um dia dizer a ele: ”-eu ti alimentei com muito amor para que hoje você tornasse esse grande ser humano.” que com certeza ele vai viver com seus filhos esta mesma experiência de vida.

Parabéns por ter esse dom de gerar vidas. Pois essa é uma dádiva de Deus.


Publicada no velho JORNAL DO POETA GIBIM EM 11 DE JANEIRO DE 2009

LEIA MAIS SOBRE ESTÁ NOTÍCIA
ALEITAMENTO MATERNO DE 3 DE AGOSTO DE 2011
ALEITAMENTO MATERNO 2

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Os navios “aguadeiros”

Carlos Lúcio Gontijo

Enquanto milhares de quilômetros quadrados de florestas e matas são devorados na Amazônia, nos cerrados e na Mata Atlântica, trazemos na memória operações descabidas da Polícia Florestal, como aquela em que ocorreu, em julho de 2000, a prisão de um agricultor analfabeto e desinformado em Brasília que raspava, completamente desavisado, o tronco de uma árvore em reserva florestal, a fim de aliviar os males de que padecia sua mulher.

A Justiça houve por bem afrouxar a prisão do infeliz agricultor, que segundo as leis brasileiras cometera crime inafiançável e com punição imediata, sentenciando que o suposto agressor da natureza fosse “liberado” e se comprometesse a plantar cem mudas de árvores no decorrer dos dois anos seguintes, veredicto que lograsse ser repetido, com o mesmo esmero e velocidade, contra as madeireiras e mineradoras se transformaria em mecanismo capaz de promover o reflorestamento de grande parte das áreas devastadas Brasil afora.

Entretanto, as madeireiras e as mineradoras (estas, além da depredação ambiental, cometem a ousadia e o milagre de mover mais montanhas que a fé, como é exemplo a Serra do Curral, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais) seguem tranquilamente suas ações depredatórias sem a devida punição nem o retorno econômico-financeiro proporcional ao nível de destruição que provocam, uma vez que seu regime extrativista beneficia uma meia dúzia de pessoas em prejuízo de toda a comunidade.

Não existem, certamente, setores que sejam exemplos mais perfeitos do que os de madeira e mineração em matéria de demonstração de como individualizar lucros e socializar prejuízos – à exceção, é claro, da área financeira, onde banqueiros nunca quebram e poucos ganham quando as bolsas sobem; porém, quando algo não vai bem, todos os danos são divididos até com gente sem conta em banco ou que jamais aplicou (ou jogou) no setor bursátil.

As questões relativas ao meio ambiente e indígena no Brasil são povoadas de teorias ingênuas e descabidas, como é o caso daqueles que veem a Amazônia como um jardim botânico para os mais bem-aquinhoados fazer turismo ecológico ou confortável safári; ao passo que visualizam os índios como uma espécie de seres de segunda categoria, que devem ser mantidos distantes da civilização, sem escola, sem antibióticos, sem computadores, sem televisão, sem eletrodomésticos, sem meios de transporte, como se não passassem de simples animais a ser preservados por agentes e missionários, que os têm em conta de matéria-prima de seu trabalho filantrópico, através do qual se realizam financeiramente ou se tornam credores de um lugar no “Paraíso”. Em suma, o que há em torno das florestas, da extração mineral e das nações indígenas são interesses inconfessáveis e uma desmedida exploração.

O chamado Primeiro Mundo já anda conspirando e de olho na enorme quantidade de água doce existente na Amazônia, onde estão 80% das reservas do Brasil, habitada por tão-somente 5% da população nacional – índice que os países que dão as cartas no mundo querem manter ou até mesmo diminuir, garantindo-lhes desde já o acesso e a ocupação fáceis, pois se prevê que, em 50 anos, a água terá para a humanidade valor bem superior ao do petróleo e, dada a sua escassez, imaginam-se frotas de navios “aguadeiros” transportando água potável mares adentro, quando tentarão impor-nos a internacionalização, afirmando-nos enfática e belicosamente que não temos direito a tanta água nem tanta floresta, perante um planeta Terra superaquecido e gemendo por oxigênio e água de beber.

Carlos Lúcio Gontijo

Poeta, escritor e jornalista

www.carlosluciogontijo.jor.br

INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...