quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

NATAL SÓ DE MENTIRINHA

                                                                      Sérgio Gibim Ortega
     Noite feliz! Já nem é tão feliz assim. Só na música pra criar um clima tão sonhador para o Natal.
     Natal é feliz pra quem pode festejar sem ter nenhuma preocupação para si... Natal é felicidade pra quem não tem dividas... Natal é felicidade pra quem não perdeu nem um ente querido da família e, principalmente numa tragédia, um crime..., etc. Natal.
     Natal é felicidade sonhos para as crianças que acreditam no Papai Noel.
     Quem pode festejar Natal quando perde um ente querido num acidente e não consegue esquecer de maneira alguma...? Quem pode festejar Natal quando perde um ente querido num assassinato, sabendo ainda que a Lei liberta os presos das penitenciarias para passar o feriado tranquilamente? Algum prisioneiro ainda que não esteja recuperado pode roubar sua casa enquanto você sai para festejar o Natal. Quem perde um ente querido na família acaba se abalando não só aos de dentro de sua casa, mas os parentescos próximos também, é claro.
     O Natal é grande felicidade para os adolescentes, principalmente aqueles que não tem com que se preocupar com nada na vida . Aquele jovem que sai de casa e volta altas horas, ao amanhecer. Isso lembra  sim a muitos que já viveu uma vida assim na sua adolescência. Isso é verdade.
     Quando se pode gastar um pouco mais e comprar uma tradição do Natal, um alimento melhor, mais caro, mais especial . Mas nada é barato, e as especiarias de Natal é cara abusivamente, porque tudo é apenas comercio.
     Hoje em dia o Natal é apenas de palavras, de desejos. E assim como muitos, dizemos feliz Natal ao próximo de boca presa, sem entusiasmo algum. E sabe porque? Tudo isso é por causa do que vivemos no dia a dia.
     E porque isso acontece? É falta mesmo de união entre os seres humanos. Mas união não é apenas união e, mais do que isso, é quando o bandido tiver pena do seu próximo e não matar quando assaltar... Quando o comerciante não ganhar o dobro em cima da merc[adoria e baixar seus preços de forma honesta. Quando a paz começar a reinar entre todos os povos  que colaborarem com o mundo, assim como o amor entre si. Aí sim pode se dizer "agora é Natal".
     Por enquanto ficamos na ilusão e de boca travada diremos então, "feliz Natal!."

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

NATAL E COMERCIO

                                      Sérgio Gibim Ortega

O Natal é cheio de ambições pela humanidade,
nos corações das crianças só se tem felicidades,
atraídos à brinquedos e fantasias nos corações.
São os únicos verdadeiros, nunca tem maldades.

Queríamos uma sincera e real confraternização,
lembranças do nascimento menino Jesus Cristo.
Aonde devemos estar sempre reunindo emoção,
confraternização e, esperança de dias bem-visto.

Ao invés disso, o Natal agora é muito ausente,
comércios, trabalhos escravizado e só à venda.
Vence a concorrência,  o melhor concorrente,
o comércio enchendo o bolso com a sua renda.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Pais ingeriram veneno depois de saberem da morte do filho

   
 Homem que tomou veneno é velado ao lado do filho morto por escorpião. Pais ingeriram veneno depois de saberem da morte do filho, em Ibirá (SP). Homem morreu e mulher continua internada em estado grave em Rio Preto. A tarde desta terça-feira (3) ficou marcada pela comoção de parentes e amigos que acompanharam o velório de pai e filho em Ibirá (SP). O menino de 4 anos morreu depois de ser picado por um escorpião na noite desta segunda-feira (2). Indignados ao saberem da morte do filho, os pais decidiram tomar veneno.

OS DEZ MANDAMENTOS UM BANHO DE AUDIÊNCIA

      Sérgio Gibim Ortega
     A Rede Record deu um banho de audiência com a novela Os dez mandamentos. Finalmente o povo hebreu vai partir para a terra prometida. O Deus dos Hebreus mostrou para Ramsés sendo poderoso e tirou o seu filho primogênito. A maioria que não cumpriu o ritual de Deus, que era matar um cordeiro e passar o sangue na porta, também perdeu o seu filho mais velho.
     A novela Os dez mandamentos parou os telespectadores com as cenas fortes que foi ao ar nesta quarta-feira e, promete um final de fortes emoções.
     Diante de tantos filmes bons, estrangeiros, Os dez mandamentos fez cada cena explicando mais detalhadamente, teve uma brilhante ideia de fazer o filme bíblia mais real, que leva a fé ou, as pessoas az refletir um pouco mais na verdade, ou na mentira. A novela produzida pela Rede Record mostra possíveis acontecimentos que pode gerar dentre a história de Moisés. (foto Rede Record)

sábado, 4 de julho de 2015

TV TEM DA REGIÃO FALA DAS LÂMPADAS ANTIGAS QUE SAEM DE CIRCULAÇÃO

     
Sérgio Gibim Ortega
     TV TEM falou das lâmpadas antigas que estão proibidas nos estabelecimentos a partir de agora.
     Acontece que falar das nova lâmpadas fluorescentes que é mais econômica é uma grande mentira deslavada. Troquei todas as luzes antigas pelas novas, e a minha conta continua a mesma coisa, e até pior por que não dizer, sabendo se que a lâmpada antiga é mais econômica e a mais nova é mais cara então, a durabilidade é muito pouca porque elas queimam facilmente e, é tudo mentira que duram tanto tempo, um ano, etc.
     Assim é mentira... Mentira e mentira.
     Além do mais a energia elétrica subia muito e o governo usa essa artimanha para disfarce. A energia subiu tanto, e a Imprensa falando mentiras para se encher de IBOPE... Mentira...

sexta-feira, 3 de julho de 2015

BEM ESTAR DISSE QUE A CABEÇA É MUITO PESADA

   
Sérgio Gibim Ortega

     Hoje o programa Bem Estar exibiu uma matéria sem pé e sem cabeça, ou seja, disse que cabeça chega a mais de 20 quilos de peso e é por isso que dá dor no pescoço. Que  coisa mais besta esse programa que não tem mais o que fazer. A causa das dores no pescoço não seria o mal jeito. Por tanto tempo já sabe do mal jeito entre outras causas.Que assunto bobo, que a cabeça pesada causa dor no pescoço, exibiu seus figurantes uma palhaçada com pesos na cabeça, um colocou uma melancia pendurada pescoço, outro colocou pneus no pescoço, tudo isso pra comparar o peso da cabeça. Era só o que faltava agora viu. Agora temos que ficar na posição reta porque a cabeça é muita pesada.

ANVISA SEMPRE SE APARECENDO

   
 Sérgio Gibim Ortega

    Hoje no programa "Mais Você " Ana Maria Braga disse que os tachos de cobre foram proibidos pela ANVISA.
     Que mais que a ANVISA  tem pra fazer a não ser que acha que pode proibir tudo no Brasil.
     Grandes empresários fabricantes de doces
a maioria usa o tachos que é de extrema importância na fabricação de doces, ou seja pela alta temperatura, aquecimento, muito bom para fervura de doces.
     Não sabia dessa notícia que mais essa. A própria Ana Maria mostrou os seus tachos de cobre.
     ANVISA só pega dinheiro do povo brasileiro. Na verdade a saúde continua uma merda cada vez fica mais difícil trabalhar no país chamado Brasil.
     Sempre existe um jeito de o governo roubar nosso dinheiro, de um lado, ou de outro. Que coisa mais ridícula proibir o trechinho porque causa problemas à saúde.

terça-feira, 23 de junho de 2015

PARA TI

        Sérgio Gibim Ortega
   
Tu é as palavras
da minha inspiração.
Nelas eu junto as
letrinhas do meu coração
reunidas, mãos dadas,
assim, vou escrevendo
a minha canção.
Como eu queria só pra ti...
Como eu queria saltar
a minha imaginação,
e fazer pra ti uma canção
e falar pra ti que tu és
é a minha única razão,
do meu viver a minha
última esperança.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

O RIO MARINHEIRO

              Sérgio Gibim Ortega
Céu azul cor de imensidão
que reflete na água a sua
imagem num lindo espelho
de bela paixão a natureza.
Lá de trás bem em cima
de um tablado, uma linda
garça branca ao longe
feito estátua, só esperando
o peixe, a sobra do pescador
se assim for sobrar.
No meio do enrosco
difícil de tirar o anzol,
pesca o meu pai,
tranquilo, o pescador
dentro d'água
no Rio Marinheirinho,
o rio calmo e bonito,
beleza tanta e exuberância
que refleti o céu e a Terra...
O rio que alimenta
os pássaros e os pescadores.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

MEU JEITO DE AMAR

                 Sergio Gibim Ortega
Eu queria apenas estar com contigo...
Eu queria estar bem perto de ti...
Eu preciso dizer que eu te amo,
mas não preciso que esteja perto,
nem preciso que me abrace,
nem mesmo que me beije.
Mas só preciso apenas do seu sorriso.
Eu nem preciso viver com você,
apenas saiba que lhe amo muito
e, que sempre amarei.
Eu só preciso de você,
que olhe em meus olhos
e, saiba que eu te quero demais.
Não importa... Não importa aonde estiver, saiba apenas só
que eu vou te amar
por toda minha vida.
Mesmo que sempre fuja de mim
a vida toda, ainda assim
 eu sempre vou te amar muito.
 Esteja ti aonde estiver,
saiba que eu sempre estarei aqui, pensando em ti com meu querer.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

ESCOLA COMPARTILHA LIVROS DE SÉRGIO GIBIM ORTEGA

     Agradeço a Escola Sebastião Almeida de Oliveira, por compartilhar minha publicação,o Michael Paschoa , a Patricia e toda direção empenhada nessa divulgação, a qual pude participar como autor e pai de aluno. Muito obrigado pela divulgação dos livros "A experiência de trabalhar num cemitério", e "Loirinha o grande amor de minha vida".


sábado, 16 de maio de 2015

MORRE ATOR ELIAS GLEIZER

Ator Elias Gl(eizer morre aos 81 anos. Ele morreu neste sábado (16), no Rio, por falência circulatória. Papel mais recente dele foi na novela 'Boogie Oogie'. Fonte G1

quinta-feira, 14 de maio de 2015

COLOCAR GÁS EM FEEZER E CONCERTO É SÓ PRA PROFISSIONAL

          Sérgio Gibim Ortega
 
     Assistindo este vídeo do amigo, (aprenda a colocando gás em geladeira - com pastor Bim Lelder) Gostaria de compartilhar em meu blog http://poetagibim.blogspot.com.br, e dizer que moro na cidade Votuporanga-SP, uma cidade com mais de 80 mil habitantes - Infelizmente o meu Freezer que eu gostava muito da Continental veio a dar problemas, ou seria, possa ser que o gás tenha acabado, até pelo barulho que o motor ainda faz, e até parece que circula dentro do caninho água.
   
     Mas gostaria de usar este vídeo do humilde técnico, até para criticar esta Votuporanga, ou seria, difícil é encontrar pessoas honestas aqui na cidade. E mais, vendo a sua humildade, e porque não dizer que aqui ainda somos explorado. Sim! No caso, procurei uma loja de refrigeração situada a rua São Paulo, primeiramente a mulher nem se quer levantou a bunda da cadeira, e veio me dizendo que não pega a Marca Continental para concertar. Me dirigi a uma outra eletrotécnica. Mas não vou citar o lugar. Primeiramente a mulher anotou todos os meus dados e endereço, e já em seguida foi dizendo que a visita era 20 reais.
   
     Concordo sim com o pagamento da visita. Mas paguei os 20 reais calado, e depois fiquei pensando, quando veio um senhor de idade na minha residencia bem na hora do almoço. Ele pegou duas chaves de fenda, creio eu que para impressionar. Pois nem agachou, nem olhou direito e foi dizendo que eu teria que levar o freezer até a loja para tal procedimentos, e que ficaria 280 reais a colocação do gás. Mas ele não garantia que iria funcionar corretamente e, disse que podia ocasionar tal suor, após ser cortados tal caninhos existente.
  
     Vi que as pessoas tem interesse de tomar dinheiro fácil, e que me colocou dúvidas, até por onde vim a comprar outro novo. O mesmo ainda disse mal da marca, o qual meu produto já funcionou por até mais de 15 anos, e só veio dar problemas agora. Pois o mesmo se encontra bem conservado. E até me dá dó de jogar ele fora. Mas me questionei que não é o caso de pagar a visita, mas a pessoa nem levou meu freezer para ver direito, ou nem avaliou corretamente.
  
     Enquanto o amigo mesmo sabendo que os tal procedimentos não é de qualquer um que faça um trabalho assim tão bem feito, se propôs a explicar e mostrar o seu trabalho. Pois está de parabéns, e Deus assim o de em dobro.
  
     Eu fico no aguardo aqui em minha cidade a verificar se vou ainda encontrar uma pessoa que possa fazer o trabalho honestamente e me concertar. Alguém que me indique quem faça nesta cidade aqui. Mas se por ventura não der certo, já estou ideando de criar minhocas na caixa semi-nova que restou, ou fazer de tipo um armário para guardar as coisas velhas do quintal.
  
     Sabendo que é tão difícil encontrar profissionais, como desta cidade de Votuporanga, aqui parabenizo o amigo, e se tivesse por aqui, sei que até consertaria o meu. Obrigado por ser útil as pessoas prestando serviço neste vídeo pastor Bim Lelder.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

TODAS AS MULHERES SÃO MÃES

Paiva Netto
Na Legião da Boa Vontade, LBV, a visão que temos da maternidade é ampla. É o que comentei em 22 de maio de 1988, na Folha de S.Paulo: Deus, Mãe e Pai dos seres humanos, é universal abrangência. Assim sendo, Mães não são apenas as que geram filhos carnais. Também são aquelas que se consagram à sobrevivência dos filhos dos outros: as crianças órfãs, até mesmo de pais vivos; as das Mães que precisam trabalhar e não têm pessoa de confiança com quem deixá-las; as das que são irremediavelmente enfermas. Tal como se lê no Poema do Grande Milênio, de Alziro Zarur (1914-1979): “(...) Os filhos são filhos de todas as mães, e as mães são as mães de todos os filhos".
Mães são ainda as que se devotam à Arte, à Literatura, à Ciência, à Filosofia, à Religião, à Política, à Economia, afinal a todos os setores do pensamento ou ação criadora, a gerar “filhos” de sua dedicada competência pelo desenvolvimento da Humanidade. A LBV não ergue bastilhas, pelo contrário, as derriba com renovada Boa Vontade. (...)
Muito oportuna também é outra composição poética do velho Zarur: Poema das Mães, uma ode à face maternal, à necessidade da marca afetuosa e forte deste Ser no governo dos povos:
Poema das Mães
"Desde que o mundo é mundo, até onde vai/O arqueológico olhar da pré-História,/Na família dos nobres ou da escória/A mãe não manda, pois quem manda é o pai.
"Sem pretensão alguma a Nostradamus,/Eu creio que a razão desse destino/Da mulher-mãe, que todos subjugamos,/É o Deus antropomorfo-masculino.
“‘Se é homem o Criador (raciocinaram/Os argutos filósofos de antanho),/Façamos das mulheres um rebanho...’ /E assim fizeram quando assim pensaram.
"Desde então, temos visto a velha farsa/Representada, com solenidade,/Nos países de toda a Humanidade/Onde a moral pré-histórica anda esparsa.
“‘As mulheres não podem entender-nos’,/Diziam os despóticos senhores./E fomos vendo, em séculos de horrores,/A falência dos homens nos governos.
“Ao meditar, em raras horas mansas,/Cheguei a conclusões desprimorosas:/Os homens são crianças rancorosas,/Sem a graça espontânea das crianças.
“Só então compreendi o caos da guerra,/Em seus apavorantes misereres:/Coisa impossível de se ver na terra,/Quando os governos forem de mulheres.
“Assim é que não pode continuar!/Porque os 'chefes' — piores do que os cães/Hidrófobos — têm este singular/Defeito imenso de não serem mães.”
Retrato de Mãe
Abro a revista Boa Vontade e encontro esta joia do saudoso bispo chileno Dom Ramón Ángel Jara (1852-1917): “Existe uma simples mulher que possui um pouco de Deus pela imensidade de seu Amor, e muito de anjo pela constância de sua dedicação. Mulher que, sendo jovem, pensa como anciã; e na velhice, trabalha como se tivesse o vigor da juventude; se é ignorante, decifra os problemas da vida com mais acerto do que um sábio; sendo culta, amolda-se à simplicidade das crianças; quando pobre, considera-se bastante rica com a felicidade daqueles que ama; e sendo rica, daria com prazer sua riqueza para não sofrer a injúria da ingratidão. Forte ou intrépida, entretanto estremece ante o choro de uma criancinha; franzina, se reveste, às vezes, da bravura de um leão. Mulher que, enquanto viva, não sabemos dar-lhe o devido valor, porque a seu lado todas as nossas dores se apagam... Mas, depois de morta, daríamos tudo o que somos e tudo o que temos para vê-la de novo um só instante e dela receber a carícia de seus abraços, uma palavra de seus lábios... Não exijais de mim que diga o nome dessa mulher se não quiserdes que eu inunde de lágrimas este álbum, porque já a vi passar em meu caminho. Porém, quando os vossos filhos crescerem, lede-lhes esta página. E eles, cobrindo-vos de beijos, dirão que um pobre viandante, em retribuição da magnífica hospedagem recebida, deixou gravado neste álbum, para todos, o retrato de sua própria Mãe”.
Dizem que Mãe não tem rima. Será?! Então secou-se-lhes a musa, ou saiu em férias... Mas não semelhantemente à famosa experiência de Guerra Junqueiro (1850-1923).
Amor faz rima perfeita com Mãe. Mãe é eterna também.
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

AS MÃES E OS FILHOS DAS MÃES


Paiva Netto
No opúsculo Mãezinha, deixe-me viver!, 1989, anotei que atravessamos época de transformações profundas. Daquelas que pesado tributo pagam ao exagero. É o vale-tudo. Nem as mães escapam. Chegou a ser de “bom gosto”, para alguns, falar-se mal delas... Certo pessoal anda mesmo é querendo ser filho da máquina, a boa senhora do computador... Eis a civilização do absurdo, que tanta coisa deseja sem saber o que verdadeiramente quer. “Vade retro!”. Freud explica... Explica?! Porém tudo se altera e passa...
Lembro-me de que quando criança existiam bondes. E como era romântico trafegar neles nas “horas mortas”... Durante o “rush”, não! Havia uns pequenos cartazes, que diziam assim: “Tudo na vida é passageiro, menos condutor (o cobrador) e motorneiro”(digamos, o motorista do praticamente extinto veículo elétrico, que as novas gerações não conheceram). Agora a gente vê que até aquelas duas figuras, hoje folclóricas, também eram passageiras. Enganou-se, pois, o poeta marqueteiro...
Mas voltando ao assunto: sacudida a Árvore Sociedade, caídos os galhos secos, as folhas murchas, os frutos podres, que impediam seu correto desenvolvimento, a planta sempre rejuvenesce, torna a florescer. É a vitória da vida, o sucesso do Bem. Tudo passa, realmente passa, menos ele. Por quê?! Ora, por quê! Deus é Amor, e “nada existe fora Dele”, afirmava o libertário Alziro Zarur (1914-1979). Quem declarar que não quer ser amado (ou amada) está doente ou mentindo, o que resulta no mesmo...
Pensam que mãe não tem rima? Será?! Então secou-se-lhes a musa, ou saiu em férias... Mas não semelhantemente à famosa experiência de Guerra Junqueiro (1850-1923)...
Mãe faz rima perfeita com Amor.
A musa em férias
Por falar no velho Guerra, contam que o episódio assim se deu: o respeitado poeta português foi ao médico. Não sabia o que lhe cansava os ossos. O clínico, depois de examiná-lo com paciência, prescreveu ao cliente: “– Professor, o senhor não tem nada físico que um bom descanso não corrija. Viaje. Não faça nada, nem escreva, e tudo terminará bem. Pode confiar”. O vate prometeu que o faria. Contudo, o que acabou ocorrendo foi o seguinte: quando voltou do “descanso”, trazia um dos seus mais belos feitos para um novo livro: A musa em férias.
Homenagem
Separei um lindo poema de Casimiro de Abreu (1839-1860) para homenagear as mães do Brasil e do mundo, da Terra e do Céu da Terra, que tem justamente esta invocação: “Minha mãe”. Recordo-me de que Zarur, o fundador da LBV, o interpretava de forma magistral:
Minha mãe
“Da pátria formosa, distante e saudoso,/ Chorando e gemendo meus cantos de dor,/ Eu guardo no peito a imagem querida/ Do mais verdadeiro, do mais santo amor!/ – Minha mãe!
“Nas horas caladas das noites de estio,/ Sentado sozinho, co’a face na mão,/ Eu choro e soluço por quem me chamava:/ – ‘Ó filho querido do meu coração!’/ – Minha mãe!
“No berço pendente dos ramos floridos,/ Em que eu pequenino feliz dormitava,/ Quem é que esse berço com todo o cuidado,/ Cantando cantigas, alegre embalava?/ – Minha mãe!
“De noite, alta noite, quando eu já dormia,/ Sonhando esses sonhos dos anjos dos céus,/ Quem é que meus lábios dormentes roçava,/ Qual anjo da guarda, qual sopro de Deus?/ – Minha mãe!
“Feliz o bom filho que pode contente,/ Na casa paterna, de noite e de dia,/ Sentir as carícias do anjo de amores,/ Da estrela brilhante que a vida nos guia./ – Uma mãe!
“Por isso eu agora, na terra do exílio,/ Sentado, sozinho, co’a face na mão,/ Suspiro e soluço por quem me chamava:/ – ‘Ó filho querido do meu coração!’/ – Minha mãe!”.
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.


INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...