sábado, 26 de abril de 2025

GRAVADORES DE TERRA

                             Sérgio Gibim Ortéga 

Somos poeira de outros,
ossos antigos que a terra guardou,
somos raízes, somos frutos,
matéria que um dia amou.

A energia corre em nós,
como fio que nunca se apaga,
um sopro antigo em nova voz,
uma memória que o tempo apaga.

Somos gravadores de carne e alma,
novos cérebros, novas canções,
nascemos em branco, em quieta calma,
pra escrever de novo emoções.

Quando esquecemos, como no Alzheimer,
é como se a fita apagasse devagar,
um morto vivo, sem mais saber,
o que veio buscar, o que veio amar.

Mas a vida não some, só se refaz,
a matéria dança, a energia é paz.
E cada novo ser que ao mundo chega,
é a antiga terra que outra vez navega.

                          [26-4-2025]

quinta-feira, 24 de abril de 2025

O BESOURO

                                   Sérgio Gibim Ortéga 

O besouro, coitado, não vive a sonhar,
Rola bosta o dia inteiro, sem nunca parar.
Com esforço danado, suor de inseto,
Faz do esterco sua vida, seu lar, seu afeto.

Empurra a esfera, tão firme e valente,
Com força que espanta qualquer outro ente.
Mas me pergunto, olhando a cena:
Pra onde ele leva essa bola pequena?

É seu tesouro, seu pão de cada dia,
Seu lar, sua arte, sua melodia.
Que vida danada, de luta e poeira,
Profissão suja, mas verdadeira.

Enquanto nós rimos, sem muito pensar,
Ele ensina em silêncio o que é trabalhar.
Na bosta do mundo, o bichinho resiste...
Talvez seja ele o timista mais triste.
                                              [23-4-2025]


quarta-feira, 23 de abril de 2025

A HERANÇA DA VOVÓ

                      Sérgio Gibim Ortéga 

Sabe... no começo,
eu só queria o dinheiro.
Eu nem fingia que era diferente.
Achei que bastava sorrir,
levar um chá, escutar umas histórias
antigas e esperar...
Esperar que ela fosse embora
e deixasse algo pra mim.

Mas o tempo com a vovó...
ele me desmontou.
No silêncio dela,
eu ouvi mais do que em
qualquer aula...
No olhar cansado,
vi um mundo inteiro
que nunca tinha prestado atenção.
E em cada suspiro,
entendi que ela não precisava
de um neto interesseiro.
Ela só queria alguém ali, de verdade.

Ela me ensinou a lavar arroz
do jeito certo.
A escolher manga pelo cheiro.
A dizer “obrigado” sem parecer
que é obrigação.
E me ensinou o mais difícil:
cuidar de alguém
sem esperar nada em troca.

Hoje, se eu pudesse escolher,
eu preferia mais uma tarde
com ela ao invés de qualquer herança.
Porque, no fim das contas,
o que a gente leva…
não é o que os outros
deixam pra gente.
É o que a gente se torna
por causa deles.

E por ela… eu me tornei
alguém que ama de verdade
                               [23-04-2025]






segunda-feira, 21 de abril de 2025

NESTA MANHÃ

                 Sérgio Gibim Ortéga 

Nesta manhã,
feriado de Tiradentes,
meu filho me trouxe a notícia:
o papa Francisco partiu.

Prefiro chamá-lo
apenas de “papa”,
sem títulos, sem pompas.

Foi o mais simples,
o mais carismático,
o mais humano
que já conheci.

Agora vêm os ritos,
as homenagens, os cortejos...
Lembro dos papas anteriores,
das transmissões sem fim na TV.

Mas Francisco —
ah, Francisco será lembrado
muito além das cerimônias.
Será eternamente reconhecido
por sua bondade serena,
por sua empatia viva,
por ser, antes de tudo,
um pastor de almas.

                    [21-04-2025]





SILÊNCIO DE FRANCISCO HOJE

                         Sérgio Gibim Ortéga 

Hoje,
o mundo não despertou
com o mesmo som.
Faltou a voz mansa
que falava forte sem gritar.

Francisco partiu,
e levou com ele
a simplicidade 
que ensinava grandeza,
a coragem que
abraçava com doçura,
o amor que não pedia nome,
só presença.

Fez da fé
uma ponte sobre abismos,
fez do gesto
uma prece viva.
Mesmo quem não o seguia
sentia a luz que vinha dele.
um homem feito de escuta,
de passos lentos e firmes
que tocavam o chão
com humildade de quem sabe:
ninguém caminha só.

Hoje, não importa
em que crê seu coração,
fica o chamado:
cultivar a esperança,
cuidar dos outros,
e viver com menos peso
e mais verdade.
Francisco descansou.
Mas deixou sementes demais
para que a paz
continue germinando.

                     [21-04-2025)






quinta-feira, 17 de abril de 2025

SUPER MULFFATO


Sérgio Gibim Ortéga (Poeta e escritor)


Comprei um arroz , arroz Karvi de 500g aponês em embalagem de vidro, algo que sempre tive vontade de experimentar. Como o produto estava próximo do vencimento, ele foi colocado em promoção: de R$ 31, 89 por aproximadamente R$ 11,00. No momento da compra, é difícil conferir tudo no caixa, então fui pra casa e só depois percebi que, na nota fiscal, o valor cobrado foi o cheio: R$ 31,89. Acabei perdendo, infelizmente, 20, 89 reais.


Resolvi voltar ao supermercado, mas já fica gastando gasolina — o que, na prática, já anula o valor que perdi. No fim das contas, você não tem nenhum ganho, ainda mais pra quem economiza até o último centavo.


Voltei lá e, sinceramente, foi uma situação constrangedora. A troca foi feita sem dificuldade, mas os produtos vencidos e os não vencidos estavam todos misturados, sem nenhuma sinalização clara. Apenas uma etiqueta branca, como uma rodela de papel, marcava algo — mas não os vencimentos de fato, pois alguns produtos claramente estavam bem especificados numa prateleira separada. O que de fato me deu uma grande confiança de acreditar e não sair conferindo.


A funcionária trocou o vidro e me devolveu os 20,89 reais, mas precisei assinar papéis, informar meus dados, telefone, CPF, assinar, etc. Acho um absurdo um supermercado tão grande agir assim. Acho uma super vergonha. Sou um cliente frequente e, ainda assim, passei por essa humilhação só pra receber de volta um valor que foi cobrado a mais por um erro deles.


Lamentavelmente, o valor não foi devolvido em dinheiro, como se eu fosse o culpado. Recebi um vale para gastar em outros produtos — com validade limitada. E se eu não fosse da região? E se eu realmente precisasse do dinheiro, já que na hora da compra comprei apenas o que cabia no meu orçamento? Não... mas tu pega a merda de um vale como se fosse pra humilhar. Absolutamente sem se quiser ou não.


Vejo isso como uma forma forçada de fidelização, o que é totalmente injusto e merece ser exposto. Somos tratados com indiferença.


Supermercado Muffato de Votuporanga — onde já comprei muito, mas atitudes assim são decepcionantes. Não pretendo deixar de ser cliente, mas é revoltante.


Compartilho essa experiência para que outras pessoas sejam respeitadas e para que o supermercado reveja sua organização.


No fim das contas, acabei comprando o que era meu por devolvido, e gastando até mais — mesmo sendo um bom cliente. O bom velhinho que aceita como um cachorrinho. 


Fica aqui a minha indignação. Os tempos de má já fui, agora só escrever sem brigas como um bom cachorrinho.

sexta-feira, 28 de março de 2025

DESABAFO CRITICANDO


 

ANTES DE MORRER

             Sérgio Gibim Ortéga 

Antes de morrer...
Eu queria beijar -te
Esta tua boca linda 
E carnuda, estes teus
Lábios tão lindos,
E amar-te muito...
Muito até o dia 
Amanhecer à seu lado.
Antes de morrer ...
Eu queria estar
Com você, desabafar 
Meus sentimentos
Tristes e dolorido.
Antes de morrer ...
Eu queria ficar contigo,
Amar-te muito em
Diad de chuvas
Porque parece tristes.
Muito bem escondido,
Receber teus carinhos 
Que só você sabe fazer...
Só você sabe amar...
Meu amor secreto 
Que nunca esquece 
De me falar coisas lindas,
Bonitas, incentivadoras
Que me anima a viver,
Cada dia, momentos
neste mundo frio
E que me deixas só 
Em todos momentos
Tristes de solidão.

              [38/03/3025]

terça-feira, 18 de março de 2025

MEU AMOR PROIBIDO

               Sérgio Gibim Ortéga

Eu te gosto já faz muito tempo,
você é muito linda!
E fica se cuidando o tempo inteiro
Como sua beleza que me facina
Tanto essa lindeza toda
Com esse teu jeitinho...
Com esse teu ollhar
Fixamente sedutora...
E me deixa com o coração
Na mão.
Háaa como eu queria
Te dar um beijo,
Abraça-la em meus braços 
E aperta-la sentindo 
Esse teu cheiro,
Unicamete acalmar
Esse meu coração
Apaixonado por você
Que não consegui te esquecer
O tempo todo
Unicamete você
Não me sai da cabeça.
Você judia de mim,
Me deixa alucinado
Toda estrovertida,
Não tem tempo ruim.
Você me fez apaixonar
Por você derrepemte
E eu nem me imaginava 
Gostar tanto assim de ti,
Você é meiga,
Sensível e caiu
Nos meus sentimentos.
Eu sei que não tenho
A mínima chance
De te dar pelo menos um beijo
Nessa tua boca tão linda,
Pra sentir esses cabelos
Lindos em meus ombros.
Eu não tenho chance
E sou proibido...
Amor proibido...
Só um beijo,
só um abraço
Me satisfaria.
Porque somos
Completamente diferentes?
Eu sei que é impossível
E sua beleza me facina,
Me deixa louco.
Mas eu sei que o sonho
É impossível
E que vou
Ficar comigo aqui
Só na minha Imaginação,
Nos meus pensamentos.
Mas você é muito prendada,
É muito linda.
E então esta poesia
me basta.
Como eu te gosto tanto
minha linda...
Minha linda flor do deserto...

                              [18-3-2025]                                       

sexta-feira, 14 de março de 2025

MADRUGADA SEM SONO

                   Sérgio Gibim Ortéga

Madrugada sem sono,
Vou na cozinha beber água.
Três horas da madrugada 
E ouço um passarinho cantando 
Pela área reflorestada desta cidade.
Então lembrei-me
Desta data 14 de março de 2025
Tem um eclipse lunar total
Está em andamento
No descendente da órbita da Lua.
Conhecido como Lua de sangue.
Será porque canta este pássaro?
A iluminação do reflorestamento
Da cidade ou o euclipse lunar.
Um passarinho canta de alegria
Pensando que já é dia.
Já vi que nenhum de nós 
Está conseguindo dormir.
O eclipse não vou conseguir ver,
Daí resolvi escrever esta poesia.

                     [14-3-2025]

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

FLORES E INCERTEZAS

                  Sérgio Gibim Ortéga 

Na tarde linda de setembro,
O ipê amarelo tão pequeno 
Soltando flores amarelas
Num bairro, muma cidade 
Conhecida por Brisas Suaves.

Jás não és lindo mais setembro 
Da cidade avistar a fumaça,
Ao longe vinda dos canaviais
E queimadas do sertão
Que virou seca brava.
A água caiu tanto lá no
Rio Grande do Sul, e foi
menos aqui no restante do País.

Mesmo assim a primavera 
Tão certa chegará, com tudo,
Temos fé e esperança ainda.
Porque já estão subindo
A energia elétrica,
E aproveitando tirar água 
Dos pobres que não 
Conseguem armazenar.

Só Deus pode na causa.
Porque é sempre assim.
Se chove muito os reclamam...
Se chove pouco os reclamam...
Assim é o planeta parecendo 
Mais descartável pela correria,
Esquecendo das lindas beleza.
Flores e tão lindas flores 
Que encanta a natureza
Mesmo com esta seca brava.
                               [5/09/2024]


quarta-feira, 4 de setembro de 2024

POBRE ORGULHOSO

                                Sérgio Gibim Ortéga

Até que limite chega um pobre,
sem saber vai ficar mais pobre.
O pobre então mais pobre,
o rico mais rico, tão ignorante
descendo a maior profundeza,
voltando se a mais pobreza...
Só para ficar do lado do granfino...
Só pra se manter de boa índole...
Sem saber que está regredindo
do meio social este vai saindo.
Preferindo não dar mais ouvidos...
Assim vai voltando a escravidão
a quem preferir ouvir o relinchado
de um jumento, porque tem 
vergonha de ser tal chamado
de um animal... A pessoa sempre
tem vergonha de ser pobre
e então acaba se tornando pobretão.
Porque se faz grandes escolhas
erradas sempre a humilhar os
humildes... Sempre escolha errado.
Porque tem vergonha ser pobre.
                                     [07-10-2022]

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

INGRATIDÃO

                         SÉRGIO GIBIM ORTEGA

QUE TRISTE, HOJE NÃO POSSO
IR MAIS AO LUGAR QUE ONDE VIVI,
ONDE CONSTRUÍ, MEU LAR,
QUE LÁ FICOU...
ONDE PODIA TER VÍVIDO
MAIS UM POUQUINHO DAS
LEMBRANÇAS DO MEU PAIZINHO.
AS MOURAS COMERAM TUDO,
ENQUANTO MINHA MÃEZINHA
AINDA VIVE, E TIRARAM-A DE MIM.
AUDADES QUE DÓI PRA MIM
É COMO SE TIVESSEM PARTIDO
OS DOIS MEUS PAIS.
QUE MISÉRIA É ESSA?
POR CAUSA DE MIXARIAS
HERANÇA MALDITA ESSA.
TIRARAM A MINHA DIGNIDADE,
ONDE TUDO É A FORTUNA
DA MINHA SAUDADE.
ENQUANTO HOJE LÁ VIVEM
ESTRANHOS COMO SE FOSSEM
EXTRATERRESTRES.
AQUELA CASA QUE ME DEIXOU
TANTA SAUDADE.
E DIZER AINDA QUE É ESPIRITA;
QUE AQUI NÃO SE LEVA NADA.
NÃO CONTAM A SAUDADE
QUE DEUS ME DEIXOU.
POIS ALI SÓ USARAM MALDADE.
NINGUÉM ROUBA A MINHA SAUDADE...
NINGUÉM ROUBA ISSO DE MIM...
E DEPOIS QUE MINHA MÃEZINHA
PARTIR TAMBÉM, VAI FICAR
ESSA LACUNA IRREPARÁVEL.
A JUSTIÇA VAI SER
LONGA E INDETERMINAVEL.
                            [05-08-2024]




segunda-feira, 20 de maio de 2024

REMÉDIO

             Sérgio Gibim Ortéga 

Tomei um Benegripe,
Não curou minha gripe,
Tomei um cemegripe,
Não curou minha gripe,
Já uns 15 dias ruim.
Então vamos quebrar 
Essa minha poesia.
Fui pra Naldecon
E parece que já curado.
Aí sim deu resultado.
Será que agora vai? 
Ufa...! 
                      [20-05-2024] 


INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...