segunda-feira, 13 de maio de 2013

O LIXO RECICLÁVEL



     (Sérgio Gibim Ortega)
     VOTUPORANGA-SP
     Nas segundas-feiras passa o caminhão reciclável, e procuro separar o lixo. Vejo algumas das pessoas separam também.

    Vejo que nesta cidade tem alguns catadores vagabundos. Hoje passou um senhor de mais idade, óculos grosso e, enquanto eu colocava o reciclável para o caminhão, ele foi perguntando sobre as garrafas pet. Achei que ele iria levar tudo e por um momento fiquei olhando paralisado. Mas o safado foi colocando só as garrafas no saco e dizendo que, o resto eu poderia por no lixo. Tentei alertá-lo das consequências do lixo, mas ele nem deu bola.
     Catadores vagabundos. Conforme ordem do meio ambiente, separei somente o que marcava reciclável, caixas de leite, papelão, etc. Mas o sujeito disse que eles não pagam nada pelo papelão, plásticos, etc. Teve ainda a cara de pau de dizer ainda que as garrafas compensa mais pra eles, uma vez que misturavam pedaços de canos plásticos ao meio e, assim tira um pouquinho mais. O vagabundo ainda frauda o Ferro Velho com isso.
     Enquanto isso o caminhão que tem seus gastos, ou pessoas que pegam o resto dos recicláveis, ficam só com a porcaria. É conveniente mesmo então por no lixo!
     Mas o caminhão do reciclável passa só na segunda-feira, e o caminhão do lixo passa só na terça-feira. Portanto, além destas pessoas aproveitadoras pegarem o melhor, ainda deixam o resto dos recicláveis para o chão jogado, e aí, noto que o caminhão não pega no chão. E até com razão! O lixeiro também não leva o reciclável.

     Isso é o meio ambiente de hoje nessa situação em Votuporanga!
    Ou você fica aguardando o caminhão passar de plantão, ou pica tudo e coloca para o lixo então! Isso é falta de organização. Se eu fosse uma autoridade nesta cidade, arrumaria uma solução com certeza. Na realidade a gente procura os vereadores. Como deixei uma mensagem ao senhor Meidão até pelo lixo jogado na área verde e o mato tomando conta. E as as autoridades não dão nem bola para o que a gente pede. Esse é mais uma caso errado da administração.

     E com minha respeitosa opinião, sem xingar, deixo aqui mais este relato. Acho que nesta cidade não precisa falar mal, ou falar mal de alguém, é só citar os problemas e autoridades que querem fazer, faz com certeza. Tem solução? Tem!
   
      SENHORES DO MEIO AMBIENTE, REMETO OS PROBLEMAS PARA VOCÊS ATRAVÉS DE E-MAIL, IMPRENSA, ETC. A VERDADE DO CIDADÃO, O FUTURO DO AMANHÃ. SÉRGIO GIBIM ORTEGA - CÔNSUL DE POETAS DEL MUNDO POR VOTUPORAGA - POETAS UNIDOS PELA PAZ DO MUNDO REPRESENTANDO ESTA CIDADE.

sábado, 11 de maio de 2013

DOAÇÕES DE ANIMAIS E MAUS TRATOS



       (Sérgio Gibim Orteg)
     Hoje vi na TV UNIVEF sobre as doações de animais em Votuporanga. Entre eles, três cavalos, o que eu não pude acreditar. Abandono, maus tratos, etc.
 
     Outro dia vi na Avenida João Gonçalves Leite uma moça bonita chegando à chibata no coitado do cavalo. E pergunto: Por que ela não chegue à tala na bunda dela? Acredito que vejo muitos batendo nos animais em Votuporanga, se posso definir isto como maus tratos.
     Acredito que se for um animal bom colocado principalmente numa charrete, usa-se o chocalho. E pronto! É só chacalhar as rédeas dol animal. E acabou! Não! Mas o ser humano tem que chicotear o animal pra valer. Pessoas despreparadas e sem noção do tempo.
Mas questionando sobre cavalos, creio que só poderá adotar os cavalos quem possuir um local para eles, uma pastagem, etc. O que não entendi é, por que muitos apaixonados por animais, entre eles, pessoas que possuem paixões por cavalos e que pulam até em provas de tambores, o por que não adotarem os animais. Será porque os cavalos são imprestáveis? Isso não é justo! Não é?

O POETA GIBIM AO LADO DO ESCRITOR LAÉ DE SOUZA NA FLIV DE VOTUPORANGA



         Sérgio Gibim Ortega
     Sérgio Gibim Ortega esteve neste dia 10 no último dia da FLIV (Festival Literário de Votuporanga. O Poeta Gibim levou livros do Autor Laé de Souza para fotografar.

     O Poeta Gibim também presenteou Laé com um dos livros “Momentos do Poeta Gibim Anos 80”, livro este feito a mão artesanalmente, e o mesmo vendido em Clube de Autores na Internet.
 
     Laé de Souza, o escritor recebeu este poeta humildemente, autografou os livros, e presenteou o Poeta Gibim, de um de seus títulos deixando a escolha.
     O gande amigo de todos, Laé de Souza e, o sonho de formar leitores, a criação de projetos de leitura. Um de seus livretos podemos constatar os seus bons projetos. Este autor viaja pelo Brasil com a sua caravana da leitura, fazendo feiras de livros e incentivando a leitura, vendendo seus livros com preços mínimos a maioria dos títulos.
     O poeta Gibim levou também para o escritor uma agenda literária da FLIV de 2012, onde foi publicada uma das poesias do Poeta Gibim no ano passado.
     E disse o Poeta Gibim ao escritor que foi a FLIV de 2013 para conhecê-lo pessoalmente.

     Pois Sérgio Gibim Ortega ficou chateado por não ser convidado a participar da agenda literária 2013 deste ano e, no entanto não estava disposto para visitar o Festival Literário. O Poeta Gibim tem divulgado bem a FLIV em 2011, 2012 em vídeos. Faltou este ingrediente que o poeta não podia deixar de citar aqui.
Pois senti um desincentivo ao saber que não lembraram da gente neste ano, apesar de tudo e tantos agradecimentos por participar da agenda de 2012. Mas o poeta não podia perder a presença do amigo Laé de Souza, e foi lá conferir. Foram tiradas fotos, e um vídeo de algumas coisas para conferir este poeta ao lado do escritor que viaja o Brasil em busca de leitores. E como não dizer que o querido Laé fez na FLIV muitos autógrafos.
     E terminando por assim dizer que a FLIV Literário ficou muito mais bela nos anos anteriores na Praça Santa Luzia, apesar que o novo lugar incentiva sempre a Cultura, que é ao lado do Teatro Centro de Convenções - Jornalista Nelson Camargo - Votuporanga.

CONHEÇA O TRABALHO DE LAÉ DE SOUZA NO SEU SITE
VEJA AS FOTOS DO EVENTO VOTUPORANGA

SÉRGIO GIBIM ORTEGA COM O ESCRITOR LAÉ DE SOUZA... por poetagibim

quinta-feira, 9 de maio de 2013

APÓS VÁRIOS DIAS DO ACIDENTE MORRE ADOLESCENTE DE STA FÉ DO SUL

Adolescente de Santa Fé do Sul morre após vários dias de acidente
A adolescente Bruna Canel de Oliveira, 16 anos, vítima de acidente de moto em 25 de abril, morreu ontem (8/5) no Hospital de Base de São José do Rio Preto...

CAIXÃO RUIM PARA QUEM NÃO PODE PAGAR

Quem não tem condições de pagar por serviços funerários (desde a preparação do corpo, velório e enterro), pode solicitar que os trabalhos sejam gratuitos. Entretanto, o que foi oferecido para duas famílias da cidade, em menos de uma semana, não agradou os parentes.
Na semana passada, uma família perdeu dois entes queridos. Em ambos os casos, não existiam condições deles pagarem os serviços: no primeiro, um empresário arcou com as despesas; já no de outro, ao saberem sobre o serviço gratuito por parte da funerária, optaram por parcelar a dívida e pagarem juntos.

COMENTÁRIO DO POETA GIBIM 
     A mais de 20 anos, quanto perdi um filho que nasceu natimorto. Ao entrar numa funerária de cidade de Votuporanga, quando a famosa época era ainda pobre e tinha uma porta só na empresa que estava começando.

       Senti também humilhado quando um vendedor de caixões me rebaixou dizendo que o caixão gratuito era para indigente, me vendendo assim um caixãozinho bom para enterrar meu primeiro fillinho. Pois assinava eu uma promissória rasurada da funerária e me submetia ao vendedor que me subornava nas tristes horas.


     Nos dias que se passaram, ao consultar a Lei, voltei a funerária sem condições financeiras. Pois já divulgava já poesias na época no rádio, e disse a eles que iria denunciar no rádio por eles ter me obrigado a comprar o caixão sem minhas condições financeiras atuais.

     O senhor que atendia naquela tristre hora, fez 200 cruzeiros na epoca então, condições que pude pagar. Este vendedor responsável e sozinho ali no momento, saiu da funerária com uma perua combi velha, e foi buscar a nota promissória rasurada que eu havia assinada. Não sei onde ele foi buscar a nota escondita. Pois daquela época não se esqueci jamais.

     Ao trabalhar no cemitério desta cidade a muitos anos depois, descobri que não adianta conforto na morte, pois as covas de dois filhinhos que já tinha perdido. Havia outros anjinhos enterrados no mesmo lugar. Pois nem a pequena sepultura pude comprar, e foi arrancada após três anos.

     Ao longo dos anos já não existiam mais nada, nem ossos de uma criança, conforme me confortou o coveiro ao estar trabalhando lá.

     Com orgulho  da experiência trabalhando lá, só do lugar enterrado era que me lembrava.

     Dos adultos aprendi que quando tira os cadáveres pra enterrar outro no lugar, porque não comprei aquele pedaço de chão, o lugar, ossos são jogados em um único poço fundo do cemitério. Mas meus anjinhos ficaram ali mesmo na terra aonde colocados. Portanto ao estar ali, me conforto sabendo que todos permanecem ali misturados uns aos outros. Foi ai que tive a idéia também do livro "A EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR NUM CEMITÉRIO". escrevi o livro para confortar as  pessoas dos acontecimentos ali.

    Portanto quando estou num cemitério, não importa aonde esteja os amigos e entes queridos. Saberei que ali todos nós estaremos um dia.
 
     Pois aqui quem mau faz aos outros, não percebe que paga aqui mesmo. Pois descobrira também trabalhando naquele cemitério, que havia ali numa catacumba chique o filho também do dono da tal funerária enterrado e, percebi que aqui somos todos iguais nesta Terra. Não adianta tentar passar os outros para trás. Aqui somos todos iguais.

     Segundo a funerária da época que não era ainda rica, os caixões para quem não podia pagar, seria de papelão, tipo para indigentes.

    Vendo a notícia no Jornal à Cidade agora, relembrei do meu triste passado. E falo isso também esperando confortar essas famílias. Deus os conforte! E não liguem para o caixão pobre. Somos do pó, e ao pó voltaremos

quarta-feira, 8 de maio de 2013

CÂMARA APROVA LEI PARA SOM ALTO

SÃO PAULO
Vereadores aprovam projeto que proíbe som alto nas ruas de SP
GIBA BERGAMIM JR.
DE SÃO PAULO

A Câmara aprovou na noite desta quarta-feira (8) um projeto que proíbe o uso de aparelhos de som portáteis ou instalados em carros estacionados que emitam som superior a 50 decibéis --o equivalente a uma conversa em voz alta numa sala, mas suficiente para acordar alguém em sono profundo..

COMENTÁRIO POETA GIBIM
Há que peninha que não ponha uma Lei dessa aqui em Votuporanga também, pra tirar esses tuque...Tuque desses surdos de ruas...

segunda-feira, 6 de maio de 2013

AJUDE ENCONTRAR ESSE CACHORRO 91493360

CÃO MACHO / RAÇA PINSCHER TAMANHO MÉDIO (PESO DE 4 A 5 KG) IDADE: 4 ANOS COR: PRETO E CARAMELO ATENDE PELO NOME DE “FORMIGA” DESAPARECEU SEGUNDA – 29/04/13 – ÀS 20h00. BAIRRO BOA VISTA (VILA ZILDA). SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP RECOMPENSA-SE BEM !!! FAMÍLIA ESTÁ DESESPERADA! ZECA / ÉRICA: 9149-3360

PREFEITO DE VOTUPORANGA VAI A JUSTIÇA PARA COM O JORNAL

O prefeito de Votuporanga, Nasser Marão Filho, foi a Justiça contra O Jornal. A direção deste periódico e a chefia de jornalismo foram comunicadas da ação agora há pouco. Acompanhe, na edição de amanhã, os desdobramentos do caso e o início da série especial sobre as escutas da Operação Fratelli conseguidas, com exclusividade, pelo O Jornal.


POETA GIBIM

FAZ TEMPO QUE EU SEI QUE AQUI NÃO PODE TER UM JORNAL DE VERDADEIRA EXPRESSÃO, APESAR DE MINHA CONSIDERAÇÃO AO JÚNIOR MARÃO, NÃO CONCORDO COM ESTA TAL ATITUDE. LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A CORAGEM DESTA IMPRENSA MOSTRANDO A NOTÍCIAS E SUAS OPINIÕES. POIS QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME. NÃO É VERDADE!

A FUNERÁRIA