VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

BIENAL DO LIVRO


José Carlos Pontes

É lamentável que a Bienal do Livro seja apenas uma enorme feira de livros, onde o importante é o lucro.
Ela tem objetivo estritamente comercial. É lamentável, pois o público que foi visitá-la bateu recorde, passando dos 700 mil. Eu fui no domingo e fiquei decepcionado. Fico contente por perceber que uma multidão de brasileiros, que todos dizem não gostar de ler, foi até lá. Isto é uma prova que brasileiro quer ler, mesmo que não seja na mesma proporção dos europeus. Não dá para andar, para olhar, para conversar com os editores. É como se você estivesse na 25 de março, na véspera do Natal. É um grande tumulto. O resultado foi que saí de lá com as mãos vazias, mesmo depois de ter pago R$ 25,00 para estacionar o carro. Bienal do livro é coisa para elite. Uma água lá dentro custa R$ 3,00. Preço de aeroporto internacional.
Pensei que pudesse assistir palestras interessantes e me deparar com novidades. Mas as poucas, para não dizer raras, palestras estavam entupidas de gente e sem qualquer interesse. Enquanto estive no local ouvi anunciar duas palestras que não levam a nada. Uma delas era com um ator. É uma pena.
Já ouvi criticas a respeito deste viés mercantilista da Bienal, mas não sabia que era tanto. É coisa para ir não voltar mais. Não se acrescenta nada, não se vê nada importante, só gente querendo vender livros e mais livros. Uma das estantes mais movimentadas era do Sebo do Messias, um enorme sebo que você pode visitar através do site a qualquer hora. Isto mostra que o importante era o preço e não a qualidade, a troca de idéias e as novidades.
Outra coisa que me chamou atenção foi o enorme número de títulos religiosos e de auto ajuda. É uma febre. Muitos livros para crianças e gente entupindo o corredor. Gente que não acaba mais.
É triste ver que uma feira que tem apenas o intuito comercial seja chamada de bienal. Mas como é a Alcântara Machado que organiza, não se deve esperar muito, pois esta empresa é famosa em querer tudo para ela e não dar nada em troca. Assim, para eles o importante são os milhões que arrecadam e a qualidade que vá para o espaço. É uma pena.
Pra ser sincero, as bienais de Rio Preto são muito mais interessantes, tranqüilas e saudáveis.
publicação autorizada
José Carlos Pontes
criadordesaci@gmail.com

Um comentário:

O NOVO JORNAL DO POETA GIBIM disse...

Meu amigo José Carlos Pontes, me interessei muito em mostrar este artigo seu para meus leitores, já que eu também como escritor, que não conhecia a bienal, não tinha também esta noção e vc esplicou muito bem o que é a bienal.
Parabéns

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...