terça-feira, 30 de março de 2021

SEU HOBBY

                     Sérgio Gibim Ortega

Meu pai tinha um hobby,
gostava de passarinho.
Por cada espécie
tinha o seu carinho.
Lá embaixo no quintal
bem num cantinho,
criava muitos filhotes
de pássaros no ninho,
improvisando cada um,
cada qual, do seu jeitinho.
No dia em que ele partiu,
Ficou tão triste o canarinho...
Ficou tão perdido o filhotinho...
Cada um tão triste no ninho.







sábado, 27 de março de 2021

CARTA DE PESAR DOS SENHORES VEREADORES DE VALENTIM GENTIL A MEU PAI

   Em Valentim Gentil onde meu pai foi sepultado, os vereadores, por determinação do Excelentíssimo Senhor Presidente Fabiano dos Santos Pinheiro encaminho para ciência de, Vossa Senhoria cópia da Moção número 12/2021, fotos de pesar pelo falecimento de Geraldo Ortega.

     Ao ensejo renovamos a Vossa Senhoria os protestos de nossa extima e distinta consideração.

      Esta carta foi enviada ao meu irmão Valdir Gibim Ortega, por Matheus Silveira Mantelli, a qual também me trouxe uma gratidão por esta homenagem dos senhores vereadores de Valentim Gentil, a qual venho então agradecer por estas condolências em nome do meu irmão e minha gratidão também.

    Tenha certeza que gostaria de colocar esta carta em meu livro o qual escreve este poeta à meu pai. Obrigado!




sábado, 20 de março de 2021

CUIDAR

           Sérgio Gibim Ortega

Papai, agora cuidar
de mamãe é uma honra,
Sem choro e sem vela.
Quanto ao meu alcance,
na situação financeira,
ou na doença, vou
fazendo tudo que
esteja ao meu alcance
com muito amor.
Já dizia um amigo meu;
- Está na bíblia,
quem honra teu
pai e tua mãe
terá vida longa.

POUCO IMPORTA

           Sérgio Gibim Ortega

Dicerto alguém dirá;
Nunca foi assim
com o pai.
Pouco importa
o que serei agora,
pois a falta sempre
será maior para
qualquer um que seja.
Pois a vida nos
prega surpresa, e por
mais que se faça,
nunca terá satisfeito
quando um amor
por um pai e mãe,
ser sempre o maior.



PERDEU A GRAÇA

            Sérgio Gibim Ortega

Papai perdeu a graça
de ter as coisas
quando ao menos
nem posso mostrar
mais para ti todo
o meu sucesso,
minhas curiosidades
ou, tudo que você 
mais gostava.


MEU PAI COZINHEIRO

          Sérgio Gibim Ortega

Pai a cozinha ficou
tão triste sem você, 
tu cozinhava,
inventava,
e dava sabor ao 
prato que fazia.
Agora esta casa
es só solidão.
Tu faz falta.









sexta-feira, 19 de março de 2021

DESCANSO

                Sérgio Gibim Ortega

Pai acho que agora você
não sofre mais...
Acho que quando morre 
dorme eternamente.
Deus da o conforto
Pra não sofrer mais neste
mundo cheio de ódio
sofrimento e violência.

quarta-feira, 17 de março de 2021

MÃE

             Sérgio Gibim Ortega

Mãe, não tem mais brilho,
Tão velhinha perdeu 
A vontade de viver...
A vontade de sorrir...
Porque sem o pai
Nada te supre, eu sei.
Muito triste, o pai 
Foi tudo na sua vida.


terça-feira, 16 de março de 2021

RECORDAÇÃO

          Sérgio Gibim Ortega

Pai! Gostaria de ter
Te filmado mais
Pra te curtir
Pro resto da vida 
Essa maldita
Saudade.





domingo, 14 de março de 2021

DESCANSA EM PAZ

                                            Sérgio Gibim Ortega

     Antigamente pneumonia tratava com inalação 3 vezes ao dia e antibióticos, agora isso chama-se COVID e vai pra intubação, daí agora o que vocês vêem é só condolências, vai com Deus, descansa em paz.

            Pois é, então não quer viver vai e intuba, não quer tentar curar com inalação, ver um médico particular. Caí lá no gratuito, agora é só corte de aposentadoria e vai direto pro buraco, é o descanso eterno... O descansa em paz mesmo.

sexta-feira, 12 de março de 2021

O CORREDOR DA MORTE

                                     Sergio Gibim Ortega

A diferença de uma guerra é uma guerra...
É uma guerra suja, matar silenciosamente...
Fazer a política pra tirar uso e fruto próprio.
E saber que um ente querido seu busca ajuda
em um hospital, e é intubado, amordaçado,
esquecido em tratamento e que a Deus dirá.
Como o meu pai morreu, de sede e de fome.
Em meio as super lotações e pânico, avisei;
Pai! Não caia em um hospital por agora!
Em uma invenção do vírus ilusão criada
politicamente para trazer fins lucrativos
aos governantes, mundialmente encima
de mercadorias, leitos de úteis encubadora.
A notícia de uma mídia fazendo pânico
Com objetivo trazer a discórdia e tirar
própositamente uso de fins político,
o pânico, eu já sentia, e avisei;
Meu pai não caia em hospital agora que
tu vai sair morto, e não tem volta mais!
Mas a dor, cuidados na saúde não houve,
lá se foi meu pai, foi para a morte meu pai.
Porque não morreste em casa onde tivesse
Matado a sede, a fome, não ficaria entubado.
Há! Se eu tivesse tanta certeza como agora
teria roubado meu pai do corredor da morte.


quinta-feira, 11 de março de 2021

BENS

                 Sérgio Gibim Ortega

Pai, agora seus bens
nos pertence embora
não queríamos agora.
Tu foi embora à Deus.
Isso nos entristece
nesta hora, dá um nó
na garganta ao usar
um objeto seu agora.
Como é muito triste
a gente pensa e chora.


terça-feira, 9 de março de 2021

A VIAGEM

                     Sérgio Gibim Ortega

Pai, não posso mais te ver.
Você se foi para sempre,
para Deus, para o além.
Quando uma pessoa some,
ou vai viajar, ainda sim 
um dia a certeza veremos.
Mas você morreu e assim
não o verei mais meu pai.
Você deixou muito saudade.

segunda-feira, 8 de março de 2021

PAI

               Sérgio Gibim Ortega

Pai quanta dor,
Pai agora eu sei
O que é um buraco
No peito.
Quanta saudade
Não posso
Te abraçar mais.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A MORTE DE MEU PAI

Obrigado a todos pelo apoio, infelizmente este poeta lhes dis, a morte não é possível voltar, ter uma resposta, pega a gente de surpresa, deixa tudo como está e mexe muito com a família que infelizmente fica os entes queridos pra olhar, no caso minha mãe 80 anos, minha irmã com problemas que pergunta do pai.
Mas quando você vai ao hospital é tratado como se estivesse preso, só aquela visitinha que cada dia um médico diferente lhes passa.

Obrigado ao jornal, aqui poeta Sérgio Gibim Ortega, lamentável meu pai não tem explicação, minha conclusão infelizmente não pode tirar ele de lá, primeira vez levei ao UPA, ele sentia mesma dor, tomou medicação e foi para casa, exames não comprovou  nada, enquanto o mesmo exame particular deu uma pedra grande no rim segundo Dr Robson, era pra fazer cirurgia mas não fez, tomou chá e ele não sentiu mais nada, e cirurgia de pobre de dar soco foi deixado pra lá, até que desta vez não foi eu quem levei ao hospital, ao UPA, deu pancreatite, mas foi internado, depois já não era panqueatrite, depois já era, muito rolo, demorou mas com muita dor pedindo água, muita sede colocaram ele numa máquina meio tarde, não tinha a vaga, logo com oxigênio ele estava melhor, depois creio eu as máquinas chinesa que estão sendo exibida no Brasil, muita divulgação, as noticias eram desincontradas, mas os funcionários fo hospital fizeram muito por ele. Mas entubado já senti sua morte, claro, você entubado, todos os dias gente a morrer com essa pandemia, e agora pra números ao Dória, pra apresentar a Globo. Mas avisei ele mil vezes; pai não caí na santa casa com essa pandemia vai sair morto, até gravei orientando ele. Infelizmente caiu numa máquina dessas. Infelizmente já sabia que não ia voltar. Vi que estava amordaçado, sedado e doido pra ir para casa, passou muita sede, com certeza ele queria fugir antes das máquinas, e não me conformo, pra mim morreu as míngua. É muito dolorido. Infelizmente  diziam que estava melhorando. Era jardineiro da Rose Seba mulher do prefeito. Até queria pedir ajuda a ela, mas envergonhado deixei pra lá. Queria falar; tire meu pai desta máquina, acorde ele, não deixe ele morrer, Infelizmente eu não aguentaria ficar nessa máquina nem metade do que ele ficou. Foram mais de 10 dias. Ele era muito forte. Não caiam na máquina chinesa. Mesmo sem ser covid não tentaram salva-lo enquanto nas mãos do hospital. Nem sei direito do que morreu. Só sei que não vou ver mais ele. É muito dolorido. E as propagandas de máquinas pra todo Brasil, infelizmente naquele corredor lotado percebi que iam colocar meu pai lá, infelizmente, e foi. E agora meu pai está enterrado lá, acabou. Simplicidade depois que morreu, aí falam, pode pegar, se vira. Mas espero alertar assim como alertei meu pai que tinha do diabete, não use açúcar pra nada, não coma arroz, e principalmente pão, álcool muito moderado. A morte é muito dolorosa. Não caia na nova experiência destas máquina da china. Obrigado, poeta Sérgio Gibim Ortega. Não caiam no corredor da morte. Visita um médico antes.



INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...