segunda-feira, 21 de abril de 2025

SILÊNCIO DE FRANCISCO HOJE

                         Sérgio Gibim Ortéga 

Hoje,
o mundo não despertou
com o mesmo som.
Faltou a voz mansa
que falava forte sem gritar.

Francisco partiu,
e levou com ele
a simplicidade 
que ensinava grandeza,
a coragem que
abraçava com doçura,
o amor que não pedia nome,
só presença.

Fez da fé
uma ponte sobre abismos,
fez do gesto
uma prece viva.
Mesmo quem não o seguia
sentia a luz que vinha dele.
um homem feito de escuta,
de passos lentos e firmes
que tocavam o chão
com humildade de quem sabe:
ninguém caminha só.

Hoje, não importa
em que crê seu coração,
fica o chamado:
cultivar a esperança,
cuidar dos outros,
e viver com menos peso
e mais verdade.
Francisco descansou.
Mas deixou sementes demais
para que a paz
continue germinando.

                     [21-04-2025)






quinta-feira, 17 de abril de 2025

SUPER MULFFATO


Sérgio Gibim Ortéga (Poeta e escritor)


Comprei um arroz , arroz Karvi de 500g aponês em embalagem de vidro, algo que sempre tive vontade de experimentar. Como o produto estava próximo do vencimento, ele foi colocado em promoção: de R$ 31, 89 por aproximadamente R$ 11,00. No momento da compra, é difícil conferir tudo no caixa, então fui pra casa e só depois percebi que, na nota fiscal, o valor cobrado foi o cheio: R$ 31,89. Acabei perdendo, infelizmente, 20, 89 reais.


Resolvi voltar ao supermercado, mas já fica gastando gasolina — o que, na prática, já anula o valor que perdi. No fim das contas, você não tem nenhum ganho, ainda mais pra quem economiza até o último centavo.


Voltei lá e, sinceramente, foi uma situação constrangedora. A troca foi feita sem dificuldade, mas os produtos vencidos e os não vencidos estavam todos misturados, sem nenhuma sinalização clara. Apenas uma etiqueta branca, como uma rodela de papel, marcava algo — mas não os vencimentos de fato, pois alguns produtos claramente estavam bem especificados numa prateleira separada. O que de fato me deu uma grande confiança de acreditar e não sair conferindo.


A funcionária trocou o vidro e me devolveu os 20,89 reais, mas precisei assinar papéis, informar meus dados, telefone, CPF, assinar, etc. Acho um absurdo um supermercado tão grande agir assim. Acho uma super vergonha. Sou um cliente frequente e, ainda assim, passei por essa humilhação só pra receber de volta um valor que foi cobrado a mais por um erro deles.


Lamentavelmente, o valor não foi devolvido em dinheiro, como se eu fosse o culpado. Recebi um vale para gastar em outros produtos — com validade limitada. E se eu não fosse da região? E se eu realmente precisasse do dinheiro, já que na hora da compra comprei apenas o que cabia no meu orçamento? Não... mas tu pega a merda de um vale como se fosse pra humilhar. Absolutamente sem se quiser ou não.


Vejo isso como uma forma forçada de fidelização, o que é totalmente injusto e merece ser exposto. Somos tratados com indiferença.


Supermercado Muffato de Votuporanga — onde já comprei muito, mas atitudes assim são decepcionantes. Não pretendo deixar de ser cliente, mas é revoltante.


Compartilho essa experiência para que outras pessoas sejam respeitadas e para que o supermercado reveja sua organização.


No fim das contas, acabei comprando o que era meu por devolvido, e gastando até mais — mesmo sendo um bom cliente. O bom velhinho que aceita como um cachorrinho. 


Fica aqui a minha indignação. Os tempos de má já fui, agora só escrever sem brigas como um bom cachorrinho.

sexta-feira, 28 de março de 2025

DESABAFO CRITICANDO


 

ANTES DE MORRER

             Sérgio Gibim Ortéga 

Antes de morrer...
Eu queria beijar -te
Esta tua boca linda 
E carnuda, estes teus
Lábios tão lindos,
E amar-te muito...
Muito até o dia 
Amanhecer à seu lado.
Antes de morrer ...
Eu queria estar
Com você, desabafar 
Meus sentimentos
Tristes e dolorido.
Antes de morrer ...
Eu queria ficar contigo,
Amar-te muito em
Diad de chuvas
Porque parece tristes.
Muito bem escondido,
Receber teus carinhos 
Que só você sabe fazer...
Só você sabe amar...
Meu amor secreto 
Que nunca esquece 
De me falar coisas lindas,
Bonitas, incentivadoras
Que me anima a viver,
Cada dia, momentos
neste mundo frio
E que me deixas só 
Em todos momentos
Tristes de solidão.

              [38/03/3025]

terça-feira, 18 de março de 2025

MEU AMOR PROIBIDO

               Sérgio Gibim Ortéga

Eu te gosto já faz muito tempo,
você é muito linda!
E fica se cuidando o tempo inteiro
Como sua beleza que me facina
Tanto essa lindeza toda
Com esse teu jeitinho...
Com esse teu ollhar
Fixamente sedutora...
E me deixa com o coração
Na mão.
Háaa como eu queria
Te dar um beijo,
Abraça-la em meus braços 
E aperta-la sentindo 
Esse teu cheiro,
Unicamete acalmar
Esse meu coração
Apaixonado por você
Que não consegui te esquecer
O tempo todo
Unicamete você
Não me sai da cabeça.
Você judia de mim,
Me deixa alucinado
Toda estrovertida,
Não tem tempo ruim.
Você me fez apaixonar
Por você derrepemte
E eu nem me imaginava 
Gostar tanto assim de ti,
Você é meiga,
Sensível e caiu
Nos meus sentimentos.
Eu sei que não tenho
A mínima chance
De te dar pelo menos um beijo
Nessa tua boca tão linda,
Pra sentir esses cabelos
Lindos em meus ombros.
Eu não tenho chance
E sou proibido...
Amor proibido...
Só um beijo,
só um abraço
Me satisfaria.
Porque somos
Completamente diferentes?
Eu sei que é impossível
E sua beleza me facina,
Me deixa louco.
Mas eu sei que o sonho
É impossível
E que vou
Ficar comigo aqui
Só na minha Imaginação,
Nos meus pensamentos.
Mas você é muito prendada,
É muito linda.
E então esta poesia
me basta.
Como eu te gosto tanto
minha linda...
Minha linda flor do deserto...

                              [18-3-2025]                                       

sexta-feira, 14 de março de 2025

MADRUGADA SEM SONO

                   Sérgio Gibim Ortéga

Madrugada sem sono,
Vou na cozinha beber água.
Três horas da madrugada 
E ouço um passarinho cantando 
Pela área reflorestada desta cidade.
Então lembrei-me
Desta data 14 de março de 2025
Tem um eclipse lunar total
Está em andamento
No descendente da órbita da Lua.
Conhecido como Lua de sangue.
Será porque canta este pássaro?
A iluminação do reflorestamento
Da cidade ou o euclipse lunar.
Um passarinho canta de alegria
Pensando que já é dia.
Já vi que nenhum de nós 
Está conseguindo dormir.
O eclipse não vou conseguir ver,
Daí resolvi escrever esta poesia.

                     [14-3-2025]

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

FLORES E INCERTEZAS

                  Sérgio Gibim Ortéga 

Na tarde linda de setembro,
O ipê amarelo tão pequeno 
Soltando flores amarelas
Num bairro, muma cidade 
Conhecida por Brisas Suaves.

Jás não és lindo mais setembro 
Da cidade avistar a fumaça,
Ao longe vinda dos canaviais
E queimadas do sertão
Que virou seca brava.
A água caiu tanto lá no
Rio Grande do Sul, e foi
menos aqui no restante do País.

Mesmo assim a primavera 
Tão certa chegará, com tudo,
Temos fé e esperança ainda.
Porque já estão subindo
A energia elétrica,
E aproveitando tirar água 
Dos pobres que não 
Conseguem armazenar.

Só Deus pode na causa.
Porque é sempre assim.
Se chove muito os reclamam...
Se chove pouco os reclamam...
Assim é o planeta parecendo 
Mais descartável pela correria,
Esquecendo das lindas beleza.
Flores e tão lindas flores 
Que encanta a natureza
Mesmo com esta seca brava.
                               [5/09/2024]


quarta-feira, 4 de setembro de 2024

POBRE ORGULHOSO

                                Sérgio Gibim Ortéga

Até que limite chega um pobre,
sem saber vai ficar mais pobre.
O pobre então mais pobre,
o rico mais rico, tão ignorante
descendo a maior profundeza,
voltando se a mais pobreza...
Só para ficar do lado do granfino...
Só pra se manter de boa índole...
Sem saber que está regredindo
do meio social este vai saindo.
Preferindo não dar mais ouvidos...
Assim vai voltando a escravidão
a quem preferir ouvir o relinchado
de um jumento, porque tem 
vergonha de ser tal chamado
de um animal... A pessoa sempre
tem vergonha de ser pobre
e então acaba se tornando pobretão.
Porque se faz grandes escolhas
erradas sempre a humilhar os
humildes... Sempre escolha errado.
Porque tem vergonha ser pobre.
                                     [07-10-2022]

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

INGRATIDÃO

                         SÉRGIO GIBIM ORTEGA

QUE TRISTE, HOJE NÃO POSSO
IR MAIS AO LUGAR QUE ONDE VIVI,
ONDE CONSTRUÍ, MEU LAR,
QUE LÁ FICOU...
ONDE PODIA TER VÍVIDO
MAIS UM POUQUINHO DAS
LEMBRANÇAS DO MEU PAIZINHO.
AS MOURAS COMERAM TUDO,
ENQUANTO MINHA MÃEZINHA
AINDA VIVE, E TIRARAM-A DE MIM.
AUDADES QUE DÓI PRA MIM
É COMO SE TIVESSEM PARTIDO
OS DOIS MEUS PAIS.
QUE MISÉRIA É ESSA?
POR CAUSA DE MIXARIAS
HERANÇA MALDITA ESSA.
TIRARAM A MINHA DIGNIDADE,
ONDE TUDO É A FORTUNA
DA MINHA SAUDADE.
ENQUANTO HOJE LÁ VIVEM
ESTRANHOS COMO SE FOSSEM
EXTRATERRESTRES.
AQUELA CASA QUE ME DEIXOU
TANTA SAUDADE.
E DIZER AINDA QUE É ESPIRITA;
QUE AQUI NÃO SE LEVA NADA.
NÃO CONTAM A SAUDADE
QUE DEUS ME DEIXOU.
POIS ALI SÓ USARAM MALDADE.
NINGUÉM ROUBA A MINHA SAUDADE...
NINGUÉM ROUBA ISSO DE MIM...
E DEPOIS QUE MINHA MÃEZINHA
PARTIR TAMBÉM, VAI FICAR
ESSA LACUNA IRREPARÁVEL.
A JUSTIÇA VAI SER
LONGA E INDETERMINAVEL.
                            [05-08-2024]




segunda-feira, 20 de maio de 2024

REMÉDIO

             Sérgio Gibim Ortéga 

Tomei um Benegripe,
Não curou minha gripe,
Tomei um cemegripe,
Não curou minha gripe,
Já uns 15 dias ruim.
Então vamos quebrar 
Essa minha poesia.
Fui pra Naldecon
E parece que já curado.
Aí sim deu resultado.
Será que agora vai? 
Ufa...! 
                      [20-05-2024] 


quarta-feira, 15 de maio de 2024

UM DIA

            Sérgio Gibim Ortéga 

Um dia você foi tudo,
Um profissional,
Um amigo.
Se fez coisas boas
Ou ruins, quando partir,
O tempo para
Como se fosse um relógio.
Se ficar anestiado 
Você morrreu 
Só por alguns instantes...
Se ficar entubado 
Você morreu por um dias...
Se ficar em coma 
Você morreu por um tempo.
Mas quando partir 
Você nem lembrará 
Que esteve aqui.
Então sua memória 
Não continuará
E vai apagar 
Como uma gravação,
Como memória vazia.
O tempo voa 
E não existe mais 
Pra quem para.
O tempo existe
Só para os vivos.
Então, deixe coisas boas,
Faça bons amigos,
E seja honesto.
Pois o que restará
De você é só lembranças
Para quem aqui fica.
É só lembranças boas
O teu legado
Se deixado aqui
Para os vivos.
                    [15-5-2024]

sexta-feira, 5 de abril de 2024

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER 

          Sérgio Gibim Ortéga 
Onde vou...?
Onde estou...?
Parece que o
mundo não tem
lugar pra mim.
Só queria viver!
Mas parece que 
a doença já quase 
me levou...
Quando me valorizei 
ninguém deu a mínima.
Todo mundo tem pecado,
mass tem hora que eu penso,
as vezes não era
pra sobreviver.
O mundo é grande,
Mas porque os tem
tanto ódio de mim?
Até do meu próprio sangue.
Por eu apenas respirar
e querer viver,
por já ter 
um corpo cansado...?
Pela ganância...?
Daí eu penso 
é por isso que muitos
tiram sua própria vida.
À vezes viver, respirar,
sempre atrapalha alguém....
A vida de alguém...
Agora já sei...
qer um mendigo 
ou viver na rua 
não atrapalha muito 
e da vontade sair por aí.
Mas ainda sim, tem
ódio por apenas respirar...
Sempre vão ter alguém com
ódio de você.
Você não atrapalha 
só quando morre.
Tudo isso se chama egoísmo.
Você briga por nada,
Por centavos que ainda 
querem tirar de você.
E se é por mim, um poeta 
para muitos, debochado por outros;
Digo que ninguém vai me calar.
E pra não metrificar uma poesia 
então vou dizer o maior valor,
outros assuntos,
dou-me muito ontem, ao doar
um dos filhotes do meu Petizinho,
Foi como a gente nasce,
não sabe para onde vai,
tão quietinho no meu colo,
saiu do seu cantinho,
pois ontem chorei muito,
ele parecia gostar mais de mim
que muito ser humano, 
raça ruim e sem noção 
do amor com o próximo.
Viver neste mundo tão grande 
atrapalha alguém respirar.
Tem horas que se fosse um
bandido talvez seria mais valorizado.

quinta-feira, 4 de abril de 2024

SUPERAÇÃO

Sérgio Gibim Ortéga

          Hoje eu estou tentando andar de motocicleta, o muito que já andei na minha vida e ela foi meu ganha pão nas Casas Bahia, mas depois de muito tempo sem andar, e velho, estou barberando, não me sinto mais jovem. Mas preciso usar, a gasolina não dá mais de carro. (risos)

           Lembrei então de quando era jovem e tinha coragem, construí a casinha nos fundos dos meus pais. E levei numa bicicleta 20 latas de 20 litros quadradas, cortei com uma faca velha e fiz minha calha no beiral da casa, é claro, que tive que andar empurrando a bicicleta da fábrica até a minha residência. Ganhei as latas vazias da fábrica e sem montar na bicicleta levei aquele monte de latas amarrado em um arame, um trabalhão danado, penduradas na bicicleta velha que eu tinha. Enquanto uma granfina depois de eu morar 12 anos chegou e se instalou na minha casinha porque era terreno de meu pai. De mãos beijadas.

          Depois que meu pai se foi, faleceu as fulanas alugaram ainda com minha mãe viva. E eu, Deus sempre me deu coragem pra seguir avante, ter o meu ganha pão graças a Deus. O pior não foi o dinheiro que perdi, já conformado, só não a saudade de pisar naquela residência e não ver mais a minha casinha que tanto amei me deu a certeza que um dia Deus vai dar o merecido a elas.

          A vida é valiosa pra quem luta e tanto batalha. Mas pra quem vas custas dos outros é muito fácil. Então não tenho mais essa tal superação.

           Agora abri o celular de uma mensagem escrita superação. Não sei se tenho mais superação (triste) É claro que mesmo corpo cansado tive certa superação de sobreviver no Covid 19 entubado já que para mim o que mata é a entubação. Já não acredito mais em superação. A

única coisa é que eu também era dono da herança e tinha direito opinar sobre minha parte juntamente com meus irmãos.

          Não era dinheiro que eu queria, mas se ainda minha mãe está viva era meu direito, e o valor era o ouro do sol e a prata da lua. O amor que eu tinha pelo lugar não tem preço. Enfim, quando minha mãe vier a falecer entenderei que daí é certo. Nem o juiz eu sei que não ia autorizar a vender tudo e nem doar porque alí todos tinham direito. Mas enfim, coloquei nas mãos de Deus. Eu não quis ver tirar todos móveis porque iria chorar muito. Enfim só saudades daquele lugar onde sonho sempre com pessoas estranhas lá, mas que está dentro do meu coração.


INDIGNAÇÃO COM A MAGALU ONLINE

                 Sérgio Gibim Ortéga  Comprar no Magalu sempre foi algo que indiquei a amigos e familiares. Durante muito tempo considerei a...