VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

segunda-feira, 30 de abril de 2012

15 AUTORES NO FESTIVAL LITERÁRIO EM VOTUPORANGA

Festival Literário contará com a presença de 15 autores

No Espaço Prosa os autores abordarão diversos assuntos, dando espaço para o público participar com perguntas
A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV) ocorre de 1º a 6 de maio, com uma programação bem diversificada. O FLIV terá, ao longo dos seis dias, oficinas, mesas de debates, encontros com autores, exposição, grupos de danças e shows. O Espaço Prosa contará com a participação de Frederico Barbosa, Claudio Daniel, Élson Froes, Mario Prata, Ferrez, Marcia Tiburi, João Paulo Cuenca e William Nacked, que abordarão diversos assuntos, dando espaço para o público participar com perguntas, além de contar sobre suas experiências com a escrita e mundo literário.

Outra novidade é que no sábado, dia 5, acontecerá no espaço Atol Cultural, uma roda de conversa com um grupo de escritores que publicaram juntos a coletânea de contos “A Medida de Todas as Coisas”. São eles: Adriana Calabró Orabona, Angela Senra, Daniele Gomes Tavares, Danita Cotrim, Patricia Cardozo, Nina Maniçoba Ferraz, e Sandro Pereira Tangirino.

Conheça o perfil de cada autor:
Terça-feira, 1 de maio
17h30 | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa sobre Poesia Concreta
Autores: Frederico Barbosa, Claudio Daniel e Élson Froes
Tema: A poesia concreta e seus desdobramentos

Nesta roda de conversa, os poetas Claudio Daniel e Elson Fróes, mediados pelo também poeta Frederico Barbosa, abordam a importância da Poesia Concreta para a literatura brasileira, desde seu surgimento, na década de 1950, até seus desdobramentos na poesia digital, no neobarroco e nas experimentações poéticas de hoje.
Frederico Barbosa é poeta, crítico literário, professor de literatura e diretor da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Autor, entre outros, Rarefato, seu primeiro livro.
Claudio Daniel é curador de poesia e literatura do Centro Cultural São Paulo, é doutorando em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Publicou os livros Figuras Metálicas e Fera Bifronte, entre outros.
Elson Fróes é formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica, publicou pela coleção Caixa Preta o livro Poemas Diversos. Em 2011, foi curador da mostra Videopoéticas, no Centro Cultural São Paulo.

Quarta-feira, 2 de maio
19h30 | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa com o escritor Mario Prata

Tema: Literatura Policial, riso e mistério

Escritor de todos os gêneros literários, Mario Prata fala sobre seu mais recente romance “Sete de paus” e os caminhos da literatura policial. Mario Prata ficou conhecido na cena literária brasileira depois de se manter por anos a fio na lista dos livros mais vendidos com seu bem-humorado “Diário de um magro”. Além de seus romances, Prata escreve também para teatro, cinema e televisão.

Quinta-feira, 3 de maio
19h30 | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa: Ferréz
Tema: É nóis no comando da literatura marginal

Qual o papel da periferia no cenário literário nacional? O que podemos chamar de periferia? Foi com o livro “Capão pecado” que Ferrez colocou a literatura marginal no centro das discussões mais urgentes em torno à cultura brasileira. Um autor sempre em diálogo com o público, Ferrez é também autor de “Manual prático do ódio”, já traduzido na Itália, Espanha e França. Após a peripécia de transformar a literatura da periferia em um verdadeiro best-seller, Ferrez passou a ser figura de destaque no país. Teve contos adaptados para o cinema e para os quadrinhos. É o Ferrez no comando da literatura marginal.

Sexta-feira, 4 de maio
19h30 | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa com Marcia Tiburi
Tema: Literatura e pensamento

Desde sua aparição no programa Saia Justa, da GNT, Marcia Tiburi tem chegado ao grande público através de seus romances e de seus livros de filosofia, feito raro para o Brasil. Autora de livros como “Filosofia Pop – Poder e Biopoder” e “Filosofia em comum”, ela acredita que o pensamento não deve ficar restrito à academia. “Aprendemos a pensar desde que atentos ao que nos empolga, ao que chama nossa atenção, ao que nos alegra ou entristece. A tarefa filosófica mais radical em nossos dias é a de abrir novas janelas que permitam olhar para o que se oculta mesmo quando debaixo de nossos olhos”, afirma.
Sábado, 5 de maio

10h | Espaço Atol Cultural
Tema: B_eco: descaminhos da Literatura

Um grupo de escritores vivendo a ousadia do encontro. Eles vão falar sobre seus caminhos literários, a troca de experiência e as várias formas que encontraram de vivenciar a escrita. Em 2011, eles publicaram juntos a coletânea de contos “A Medida de Todas as Coisas” (Editora RDG)

 Adriana Calabró Orabona é dramaturga e jornalista. Lançou quatro livros, um deles premiado com a Bolsa de Criação Literária da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. É autora das montagens teatrais “Trilogia do Fim” e “Autobiópsia”. Edita o site cultural Garapa Paulista e ministra oficinas de escrita.

Angela Senra é jornalista, nascida em Votuporanga e radicada em São Paulo. Editora-chefe do site cultural Garapa Paulista – www.garapapaulista.com.br – colabora com as revistas das editoras Abril e Globo, e com o Uol.

Daniele Gomes Tavares é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná. Nascida em Curitiba, escreve contos e microcontos.

Danita Cotrim é comunicadora e executiva com pós-graduação em marketing, tecnologia e literatura. Mantém há dois anos o blog de microcontos e haikais pingodeprosa.com. Publicou antologia de haikais.

Patricia Cardozo, paulistana, é jornalista, pós-graduada em propaganda e autora dos livros infantis “Jucaré e a Turma da Lagoa do Croá” (Geração Editorial), “Silva X Silva” e “Elefante no Aquário”, ambos da Editora Moderna.

Nina Maniçoba Ferraz é médica pela Universidade Federal de Pernambuco e faz especialização em literatura pela PUC-São Paulo. Publicou seu primeiro livro, “Autoplastia”, aos 19 anos. Participa semanalmente de programa de debates na Rádio Capital AM e mantém o seu blog .

Sandro Pereira Tangirino, paulistano, 42 anos, é advogado das boas causas e escritor.

Sábado, 5 de maio 
19h | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa com João Paulo Cuenca
Tema: A literatura na aldeia global

Escritor múltiplo, colunista do jornal O Globo e da revista TPM, João Paulo Cuenca tem sido visto como uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea. O autor de “O dia Mastroiani” é um escritor interessado no mundo. Mantém diálogos literários dentro e fora do Brasil, com livros publicados na Itália e em Portugal. Cuenca é um dos criadores do seriado global “Afinal, o que querem as mulheres“.

Domingo, 6 de maio
16h | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa com William Nacked
Tema: Brasil, uma nação leitora?

As garantias de uma democracia, da preservação da cultura nacional, econômica e sócio/esportiva, dependem de uma Nação Leitora. Oportunidades e ameaças para tornar o Brasil
uma Nação Leitora. A palestra abordará ainda, as diferenças regionais e setoriais quanto aos estágios de cada um nos dias de hoje. William Nacked é diretor geral do Instituto Brasil Leitor, organização através da qual criou o projeto “Embarque na Leitura”, colocando bibliotecas com acesso gratuito para usuários do metrô de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O IBL também montou bibliotecas para funcionários da Usiminas Cosipa e Rio Negro.
FONTE-PREFEITURA DE VOTUPORANGA

2 comentários:

Anônimo disse...

Poeta que festival é esse que não tem a participação dos escritores de Votuporanga?? Procurei por livros seus e do prof.Rossato e não encontrei, o que esta havendo hein?
Abraço.

O NOVO JORNAL DO POETA GIBIM disse...

Meu querido leitor! Meus livros feitos a mão, e praticamente igual da Editora, levei 5 de amostras, vendi um a 10 reais, e outros dei de presentes lá. Meus livros é vendido na Editora da Internet, Clube de Autores, meio caros, e não compensa comprar, sendo que na feira-do livro, tem livros a 2 reais, e alguns de Votuporanga a 25 e 30 reais. Mas, não esquento com isso não, nem vivo disso, fiquei contente que publicaram minha poesia no livreto de divulgação da FLIV. Quem quiser, eu faço um ótimo livro a 10 reais, e da Editora no Clube de Autores, livro Impresso mais caro, mas compensa pra quem gosta. Abraço amigo anônimo!

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...