VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

segunda-feira, 30 de abril de 2012

15 AUTORES NO FESTIVAL LITERÁRIO EM VOTUPORANGA

Festival Literário contará com a presença de 15 autores

No Espaço Prosa os autores abordarão diversos assuntos, dando espaço para o público participar com perguntas
A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV) ocorre de 1º a 6 de maio, com uma programação bem diversificada. O FLIV terá, ao longo dos seis dias, oficinas, mesas de debates, encontros com autores, exposição, grupos de danças e shows. O Espaço Prosa contará com a participação de Frederico Barbosa, Claudio Daniel, Élson Froes, Mario Prata, Ferrez, Marcia Tiburi, João Paulo Cuenca e William Nacked, que abordarão diversos assuntos, dando espaço para o público participar com perguntas, além de contar sobre suas experiências com a escrita e mundo literário.

Outra novidade é que no sábado, dia 5, acontecerá no espaço Atol Cultural, uma roda de conversa com um grupo de escritores que publicaram juntos a coletânea de contos “A Medida de Todas as Coisas”. São eles: Adriana Calabró Orabona, Angela Senra, Daniele Gomes Tavares, Danita Cotrim, Patricia Cardozo, Nina Maniçoba Ferraz, e Sandro Pereira Tangirino.

Conheça o perfil de cada autor:
Terça-feira, 1 de maio
17h30 | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa sobre Poesia Concreta
Autores: Frederico Barbosa, Claudio Daniel e Élson Froes
Tema: A poesia concreta e seus desdobramentos

Nesta roda de conversa, os poetas Claudio Daniel e Elson Fróes, mediados pelo também poeta Frederico Barbosa, abordam a importância da Poesia Concreta para a literatura brasileira, desde seu surgimento, na década de 1950, até seus desdobramentos na poesia digital, no neobarroco e nas experimentações poéticas de hoje.
Frederico Barbosa é poeta, crítico literário, professor de literatura e diretor da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Autor, entre outros, Rarefato, seu primeiro livro.
Claudio Daniel é curador de poesia e literatura do Centro Cultural São Paulo, é doutorando em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Publicou os livros Figuras Metálicas e Fera Bifronte, entre outros.
Elson Fróes é formado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica, publicou pela coleção Caixa Preta o livro Poemas Diversos. Em 2011, foi curador da mostra Videopoéticas, no Centro Cultural São Paulo.

Quarta-feira, 2 de maio
19h30 | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa com o escritor Mario Prata

Tema: Literatura Policial, riso e mistério

Escritor de todos os gêneros literários, Mario Prata fala sobre seu mais recente romance “Sete de paus” e os caminhos da literatura policial. Mario Prata ficou conhecido na cena literária brasileira depois de se manter por anos a fio na lista dos livros mais vendidos com seu bem-humorado “Diário de um magro”. Além de seus romances, Prata escreve também para teatro, cinema e televisão.

Quinta-feira, 3 de maio
19h30 | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa: Ferréz
Tema: É nóis no comando da literatura marginal

Qual o papel da periferia no cenário literário nacional? O que podemos chamar de periferia? Foi com o livro “Capão pecado” que Ferrez colocou a literatura marginal no centro das discussões mais urgentes em torno à cultura brasileira. Um autor sempre em diálogo com o público, Ferrez é também autor de “Manual prático do ódio”, já traduzido na Itália, Espanha e França. Após a peripécia de transformar a literatura da periferia em um verdadeiro best-seller, Ferrez passou a ser figura de destaque no país. Teve contos adaptados para o cinema e para os quadrinhos. É o Ferrez no comando da literatura marginal.

Sexta-feira, 4 de maio
19h30 | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa com Marcia Tiburi
Tema: Literatura e pensamento

Desde sua aparição no programa Saia Justa, da GNT, Marcia Tiburi tem chegado ao grande público através de seus romances e de seus livros de filosofia, feito raro para o Brasil. Autora de livros como “Filosofia Pop – Poder e Biopoder” e “Filosofia em comum”, ela acredita que o pensamento não deve ficar restrito à academia. “Aprendemos a pensar desde que atentos ao que nos empolga, ao que chama nossa atenção, ao que nos alegra ou entristece. A tarefa filosófica mais radical em nossos dias é a de abrir novas janelas que permitam olhar para o que se oculta mesmo quando debaixo de nossos olhos”, afirma.
Sábado, 5 de maio

10h | Espaço Atol Cultural
Tema: B_eco: descaminhos da Literatura

Um grupo de escritores vivendo a ousadia do encontro. Eles vão falar sobre seus caminhos literários, a troca de experiência e as várias formas que encontraram de vivenciar a escrita. Em 2011, eles publicaram juntos a coletânea de contos “A Medida de Todas as Coisas” (Editora RDG)

 Adriana Calabró Orabona é dramaturga e jornalista. Lançou quatro livros, um deles premiado com a Bolsa de Criação Literária da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. É autora das montagens teatrais “Trilogia do Fim” e “Autobiópsia”. Edita o site cultural Garapa Paulista e ministra oficinas de escrita.

Angela Senra é jornalista, nascida em Votuporanga e radicada em São Paulo. Editora-chefe do site cultural Garapa Paulista – www.garapapaulista.com.br – colabora com as revistas das editoras Abril e Globo, e com o Uol.

Daniele Gomes Tavares é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná. Nascida em Curitiba, escreve contos e microcontos.

Danita Cotrim é comunicadora e executiva com pós-graduação em marketing, tecnologia e literatura. Mantém há dois anos o blog de microcontos e haikais pingodeprosa.com. Publicou antologia de haikais.

Patricia Cardozo, paulistana, é jornalista, pós-graduada em propaganda e autora dos livros infantis “Jucaré e a Turma da Lagoa do Croá” (Geração Editorial), “Silva X Silva” e “Elefante no Aquário”, ambos da Editora Moderna.

Nina Maniçoba Ferraz é médica pela Universidade Federal de Pernambuco e faz especialização em literatura pela PUC-São Paulo. Publicou seu primeiro livro, “Autoplastia”, aos 19 anos. Participa semanalmente de programa de debates na Rádio Capital AM e mantém o seu blog .

Sandro Pereira Tangirino, paulistano, 42 anos, é advogado das boas causas e escritor.

Sábado, 5 de maio 
19h | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa com João Paulo Cuenca
Tema: A literatura na aldeia global

Escritor múltiplo, colunista do jornal O Globo e da revista TPM, João Paulo Cuenca tem sido visto como uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea. O autor de “O dia Mastroiani” é um escritor interessado no mundo. Mantém diálogos literários dentro e fora do Brasil, com livros publicados na Itália e em Portugal. Cuenca é um dos criadores do seriado global “Afinal, o que querem as mulheres“.

Domingo, 6 de maio
16h | Espaço Prosa | Salão de Eventos
Roda de Conversa com William Nacked
Tema: Brasil, uma nação leitora?

As garantias de uma democracia, da preservação da cultura nacional, econômica e sócio/esportiva, dependem de uma Nação Leitora. Oportunidades e ameaças para tornar o Brasil
uma Nação Leitora. A palestra abordará ainda, as diferenças regionais e setoriais quanto aos estágios de cada um nos dias de hoje. William Nacked é diretor geral do Instituto Brasil Leitor, organização através da qual criou o projeto “Embarque na Leitura”, colocando bibliotecas com acesso gratuito para usuários do metrô de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. O IBL também montou bibliotecas para funcionários da Usiminas Cosipa e Rio Negro.
FONTE-PREFEITURA DE VOTUPORANGA

2 comentários:

Anônimo disse...

Poeta que festival é esse que não tem a participação dos escritores de Votuporanga?? Procurei por livros seus e do prof.Rossato e não encontrei, o que esta havendo hein?
Abraço.

O NOVO JORNAL DO POETA GIBIM disse...

Meu querido leitor! Meus livros feitos a mão, e praticamente igual da Editora, levei 5 de amostras, vendi um a 10 reais, e outros dei de presentes lá. Meus livros é vendido na Editora da Internet, Clube de Autores, meio caros, e não compensa comprar, sendo que na feira-do livro, tem livros a 2 reais, e alguns de Votuporanga a 25 e 30 reais. Mas, não esquento com isso não, nem vivo disso, fiquei contente que publicaram minha poesia no livreto de divulgação da FLIV. Quem quiser, eu faço um ótimo livro a 10 reais, e da Editora no Clube de Autores, livro Impresso mais caro, mas compensa pra quem gosta. Abraço amigo anônimo!

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...