VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CARTA RESPOSTA AO JORNAL DO POETA GIBIM


Caro Sr. Gibim

Favor realizar a gentileza de publicar o Direito de Resposta abaixo em seu site, com o mesmo espaço e destaque, como deu à matéria que nos atinge.

O jornal Diário de Votuporanga dispõe em suas versões impressas e digitais, de conteúdos jornalísticos da nossa cidade e região. Para que o leitor tenha a facilidade a essas informações é necessário que um grupo de profissionais como jornalistas, fotógrafos, web designers e técnicos em informática, trabalhem incansavelmente na captura e na produção de notícias.
Jornalismo de verdade implica em veículos pelas ruas, estradas, salários de acordo com cada categoria, manutenção de equipamentos e milhares de outros fatores fadados a um custo e que justifica perfeitamente a cobrança pelo nosso trabalho.
As edições digitais do Diário de Votuporanga são as mesmas das versões imprensas, por isso custam para serem elaboradas. O jornalismo que produzimos é bem diferente de sites que se utilizam do famoso “crtl C crtl V” – que significa apenas copiar e colar conteúdos prontos de outros veículos. Cito como exemplo “O Novo Jortal do Poeta Gibim”, que posta conteúdos de entidades e empresas jornalísticas, geradas sem autorizações prévias, caso do jornal Diário de Votuporanga que não autoriza ao Poeta Gibim a divulgação de seus conteúdos.

Para os verdadeiros leitores que acompanham nossas edições diariamente, na edição do dia 15 de julho de 2010, lançamento da edição on line, publicamos na primeira página, entre outras informações, esta, que registramos a seguir: “Inicialmente, as primeiras edições ficarão liberadas e, em breve, o sistema só será permitido a leitores credenciados, que deverão realizar uma assinatura mensal”. Se o nobre poeta não leu a afirmação é só procurá-la na reprodução que o senhor mesmo fez da nossa página no dia do lançamento.

Senhor Gibim, trabalhamos numa empresa que emprega 55 funcionários, famílias, que vivem graças ao suor do seu trabalho. Ao contrário daqueles que se custeiam da “poesia”, nós sobrevivemos graças ao nosso trabalho e nada mais justo do que cobrarmos por ele.

Atenciosamente,
Danilo Liévana de Camargo – Diretor e jornalista responsável pelo Diário de Votuporanga.


RESPOSTA DO POETA GIBIM
Estou aqui é claro publicando a carta do Sr. Danilo Liévana de Camargo, que tem todo seu direito de resposta, assunto da minha crítica ao Jornal Diário de Votuporanga de segunda-feira dia 23

Vejo que o Sr. Danilo em direito a resposta quis me ofender, enquanto eu apenas critiquei o seu jornal com todo meu respeito a que sempre tive pelo Jornal Diário.

Eu com toda certeza acredito nos altos custos que a imprenssa tem. Ninguém é obrigado a fazer seu jornal de graça. Mas devido ao seu anúnio, fiquei empolgado com o Jornal Diário, quando estava sendo publicado gratuitamente, escrevi um artigo falando só bem a seu respeito. É tive a minha opinião que quis expor.

Críticas são construtívas e eu estou sempre aqui para aprender.
As matérias que copio da Internet ou seu jornal, venho sempre colocar a suas fontes. E procurando sempre dar mais credibilidade, e as vezes, até direcionando os links para as fontes.
Eu tenho sim esse blog gratuíto, o qual nomeei como meu Jornal do Poeta Gibim. Nunca, jornal nenhum me criticou de eu publicar as suas matérias, e até ao contrário, alguns me agradeceu.
É lógico que me arrisco, por talvêz não buscar uma autorização por escrito. A imprenssa de um modo geral também faz isso.
Mas prometo então não publicar mais suas matérias, pelo menos deste jornal, ja que me ofende e não ganho nada com isso.
É a primeira vez que ouço essa crítica e sei que se a fonte não gostar, posso retirar a qualquer momento. Mas tenho sido muito elogiado por ter também publicado as fontes e ajudar a divulgar. Que me apresente algo sem a fonte e retiro na hora.
Eu não ganho nada com isso, é verdade. Meu intuíto é mais para divulgar as minhas poesias, e as minhas notícias, e matérias também sobre o que precisar.

As minhas poesias não tem nada haver com seu descarrego. São de minhas autoria e fazem mais parte de meu jornal e não tem nada haver com as notícias aqui divulgadas.

Quero que me perdoe por eu ter criticado e ofendido ao Sr. Danilo, em algum aspecto que ele não gostou e despejou-me esse monte. Foi grosso, enquanto fui educado ao criticá-lo. E até por respeito que sempre tive ao Jornal Diário de Votuporanga.

Eu, como qualquer cidadão, tenho a liberdade de expor as minhas opiniões, desde que eu não use palavras de baixo calão e não ofenda a integridade física de alguém, assim como a imprenssa que tem a liberdade de expor as pessoas que fazem mal a sociedade.

Cordialmente
Sérgio Gibim Ortega (Poeta Gibim)

NOTICIAS RELACIONADAS
O NOVO JORNAL DO POETA GIBIM: JORNAL DIÁRIO DE VOTUPORANGA DIGITAL TEM QUE PAGAR 
O NOVO JORNAL DO POETA GIBIM: DIÁRIO DE VOTUPORANGA AGORA DIGITAL

11 comentários:

Anônimo disse...

Esse Danilo é mesmo muito ignorante. Dirigir um jornal fraco assim, descomprometido com o verdadeiro jornalismo e ainda criticar quem o está ajudando. Sim, porque o Poeta lhe faz um favor diário de anunciar no Grande Jornal do Poeta Gibim, matérias fraquíssimas de jornalismo barato de control C e V, vindos da Associação de Jornais, publicados pelo Diário de Votuporanga. Que credibilidade pode ter um jornal dirigido por um sujeito que se equivoca tanto assim com mídia? O anunciante do Diário deve estgar envergonhado com a atitude do seu Diretor. KIKO AVART

Anônimo disse...

kakakakaka. Oras Danilo, você um diretor de jornal e não conhece as regras que regem o setor? Vamos lá então: 1º- O Poeta não precisa da sua autorização para reproduzir conteúdo jornalístico, pois o mesmo é público e é só citar a fonte, o que tem feito regularmente o Poeta. 2º- O seu jornal é campeão de ctrl C e ctrl V, pois a maioria do seu conteúdo é fraquíssimo e completamente parcial, uma baboseira de dár pena, assinada por mandriões e por estafetas que parecem sempre estar no plantão. 3º- Não sei como o senhor ainda consegue vender anúncios em um jornal que ninguém lê, de graça é caro. Penso ainda como os seus clientes almejam retorno em anunciar em um jornal que ninguém lê... Ainda quer cobrar por isso? Você precisa se atualizar no mercado meu caro. O seu digital, de graça é caro, principalmente porque não tem conteúdo e nem lógica comercial. Bjos. o seu colunista social preferido, FALA MANSA BY NIGHT.

Zé Colméia disse...

hehehehe, é muita baixaria mesmo um cara criticar o trabalho bonito do Poeta Gibim, um homem que tenta contornar as dificulades do di-a-dia trabalhando muito de operário e ainda encontra tempo para nos brindar com suas poesias e notícias garimpadas pela internet. Bem diferente de alguns aí que herdaram patrimõnio familiar e estão acabando com tudo pela própria incompetência. Que vergonha em diretor!

Anônimo disse...

Fique tranquilo amigo Poeta Gibim, estou solidário à sua luta neste produtivo sitio. Pessoas mau agradecidas e idiotas existem em todos lugares.É o alto custo operacional que faz com que alguns veículos de comunicação sejam "lacaios" de quem paga.Vamos pra frente que atrás vem gente!!!
Seu amigo Dr.Caronte ta ai pra o que der e vier.

Roberto Martins disse...

É lamentável companheiro Poeta Gibim que alguém ainda se afunde no buraco e não perceba que os tempos mudaram, em todos os sentidos. Quem assina jornal, raramente o lê. Quem lê realmente jornal é aquele que procura pela versão digital e é este o foco do direcionamento do apelo publicitário. Como chegará a propraganda contida no jornal, digital ou editado, se não tiver quem o leia? É lamentável saber que os perdedores serão aqueles que investem em publicidade num jornal que ninguém lê.

valdomirosilva2005@bol.com.br disse...

pois o caro danilo que se acha tão importante, lhe digo que vivo 10 anos sem seu jornal e não me causa dano cultural algum, pelo contrario, fico mais atualizado vendo sites e blogs.

Canalhas disse...

eu pensei que o Diário fosse só gráfica de editais da prefeitura e das outras da região? Eles publicam notícias? Eu só vejo a foto do prefeito e da turma dele e as realizações magníficas deles.

José da Silva Piva disse...

Gibim, o povo de Votuporanga sabe das suas boas intenções e das péssimas que norteiam a outra parte. O povo de Votuporanga adora o seu jornal, com toda a sua dificuldade você faz um trabalho bem diversificado de informação, sem ser parcial e com muita humildade. Parabéns pelo bom trabalho.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Demá Pelegrini disse...

Oi Poeta, sou muito fã desta sua forma simples e humilde de mostrar o seu talento de escritor. Sou seguidor dos seus livros postados aqui no blog. Um raro talento de se fazer entendido. Quanto ao comentário aí do diretor do jornal, melhor deixar pra lá, todo mundo sabe quem é ele e quem é você. Não existe melhor comparação de valores. Um grande abraço.

Anônimo disse...

Seu ctrl c x ctrl v Vale mais que que muitos jornalécos a serviço dos ricos. Parabéns e conte comigo.

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...