VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Mais de 1500 pessoas vão em busca da casa própria


Acordar cedo e encarar uma pequena fila só mesmo para quem busca um sonho, o sonho da casa própria. A Prefeitura abriu inscrições ontem para os interessados nas casas populares pelo programa "Habitação para Todos", desenvolvido com o apoio da Caixa Econômica Federal, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) e governo federal, no programa “Minha Casa, Minha Vida”. Este é o caso do aposentado Nelson Rodrigues da Silva, de 51 anos. Encontrou no programa a oportunidade de sair do aluguel. "Gasto R$ 200 de aluguel e sem essa prestação posso investir no próprio imóvel", diz. Raquel Cristina de Souza Mendonça, de 30 anos e Vânia Nunes, de 29, são vizinhas há mais de 25 anos. Amizade que querem manter caso conquistem as casas. "Estou esperançosa. Quero morar sozinha com o meu filho", afirma Vânia, que atualmente vive com a mãe. Já Raquel torce para que não perca a vizinha. "Vamos ser sorteadas juntas", conta. Mas eles são não os únicos. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Josneimar Ferreira Freitas, mais de 1.500 inscrições foram realizadas somente no primeiro dia, e a expectativa é que até o dia 30 de maio, mais de 10 mil sejam feitas. "A quantidade total de cadastramento determinará o número de casas a serem construídas”, explica. Entretanto, o diretor do Departamento de Habitação, Milton Francisco de Souza, alerta que muitas pessoas estão com dúvidas e acabam preenchendo a ficha de forma errada. "Aconselhamos trazer os documentos RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência e cartão do INSS, caso seja aposentado e com a ajuda das atendentes, fazer o cadastramento", diz ele. Milton afirmou ainda que é imprescindível a apresentação de documentos pessoais e que os interessados pela casa própria devem ter a zona eleitoral de Votuporanga. "Pedimos para se encaminharem até o Cartório Eleitoral e transferirem o título. Caso contrário, não têm como participar do programa", informa. Os critérios para participar são: não possuir nenhum imóvel próprio (casa ou terreno), não possuir nenhum financiamento habitacional e não ter sido contemplado anteriormente com moradias. Requisitos que são rigorosos. Manoel Garcia Machado, de 65 anos, não pode fazer a inscrição porque sua ex-mulher Lauriceia Teixeira Machado foi contemplada com uma casa da CDHU há alguns anos. "Como o senhor não é divorciado e no papel ainda consta como casado, infelizmente, não poderá participar, pois não passará na triagem", avisa Josneimar. Tristeza para Manoel que tinha esperança de sair da casa do filho e morar sozinho. Em uma primeira etapa serão construídas 390 unidades habitacionais e para isso, a Prefeitura já fez a desapropriação do terreno na avenida Francisco Bueno Baeza, lateral com a avenida República do Líbano (após o Jardim das Palmeiras I).

Inscrições
O cadastramento pode ser feito até o dia 30 de maio, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 14 horas, aos sábados. São quatro locais: Ginásio de Esportes "Jane Maria de Lacerda Soares", Complexo Poliesportivo "Mário Covas" na Zona Norte da cidade, na quadra do Cemei "Araci Panazolo de Matos" (Jardim Alvorada) e Ginásio Poliesportivo Hernani de Matos Nabuco, na Vila América. Ao chegar nos pontos de inscrições, as pessoas são atendidas por dois atiradores do Tiro de Guerra que ajudam a sanar dúvidas e distribuem as fichas de inscrição. Depois, as atendentes colaboram com o preenchimento dos papéis e mandam para a central de digitação que fica no Ginásio Poliesportivo Hernani de Matos Nabuco. "70 pessoas estão distribuídas nos quatro locais para melhor atender a população. Depois da fase de cadastramento, faremos uma triagem e realizaremos o sorteio", conta o secretário Josneimar Ferreira Freitas.
JORNAL À CIDADE DE VOTUPORANGA

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...