-VOTUPORANGA-SP / MAIO DE 2017 - RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega - CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

AS LAMPADAS FLUORESCENTES

Sérgio Gibim Ortega

     Comprei três lâmpadas na loja Elétrica Noroeste  de Votuporanga. Na hora de comprar estranhei pagar 12 reais pelas lampadas fluorescentes que já estão sendo substituídas pelas fábricas. Mas a loja deu me a garantia de troca. Questionei o vendedor dizendo que os supermercados trazem lâmpadas a 8, e 9 reais. Ele disse que estas não tem garantia. Me lembrei então que um dia estive comprando uma lâmpada por 8 reais no Supermercado Sta Cruz da cidade, ao sair antes de chegar no carro, a lâmpada caiu e quebrou. Mas o Supermercado trocou para mim.
     
     o chegar em casa fui colocar as lâmpadas da loja Elétrica. Uma delas eu apertei um pouquinho e ela estourou na minha mão, caindo até aquele pó nos meus olhos que dizem que tem mercúrio. Mesmo assim a lâmpada acendeu um foguinho vermelho.
  
     Liguei na loja Elétrica Noroeste para ver se o vendedor trocava, até assumindo minha culpa, e sem forçá-lo a trocar. Mas antes a gente tentar não custa nada. Gastei telefone, caiu a ligação e liguei de novo. E ao final o vendedor disse que iria conversar com seu gerente, mas ele não estava. Era para mim ligar no outro dia. Mas, pensando bem na humilhação e só de ter ligado. Pensei logo: "O vendedor não vai trocar". Deixei pra lá.
  
     Hoje, uns três dias depois decidi entrar nas Lojas Anzai de Votuporanga, velha e tradicional dos tempos antigos. Pensei comigo que poderia ser mais barato. E advinha? Custava 13 reais, daí pra cima. E como foi custoso o atendimento como sempre. Bom um dia pra comprar um objeto grande teve até dois, três vendedores ao meu lado. Mas uma lâmpada?
  
     Bom! Não estou aqui para julgar a loja, ou falar mau. Meu intuito e contar o que aconteceu. Pois gosto muito destas lojas e quero que isto sirva de atenção para que melhores para os consumidores.
  
     Continuando, o vendedor do Anzai disse-me que quanto a garanta o patrão tinha tirado, e me apontou uma folha pregada na parede. E vi mesmo que não tinha garantia nenhuma. Como é possível isto? Se quase todas lâmpadas trazem de fábrica uma garantia de 1 ano, daí pra mais. Bom! Isto é o nosso Brasil né! Mas não consegui entender porque o velho comerciante Casa Anzai me coloca na parede uma folha excluindo a garantia.
  
     Como fica o PROCON neste assunto. Não que eu queira a garantia. De forma alguma. Comprei sabendo já da situação, e pela estima ao Anzai, nunca faria isso. Mas a pergunta é que muitos correm atrás do direito. E acho que este comércio perdeu o rumo também. Tento entende-lo que a Loja está difícil comas negociações com a fábrica. O vendedor disse que muitos abusam na troca, um circuito, etc. Mas eu pergunto como fica os clientes nesta situação. Pois acredito que se está marcado na embalagem, o comerciante tem a Lei de troca ou então, troca de fábrica pô!
 
     Não estou questionando esta marca de lâmpada, apenas aproveitei a embalagem para mostrar que comprei mesmo lá, e que, na embalagem há uma garantia de um ano. Mas blá! Já comprei tantas e elas queimam mesmo é em três meses. Não tem nada de durabilidade não. Tudo mentira.
    
     Não é só isso não! O rapaz que estava lá atrás do balcão não sabia me explicar quantos as marcações das lâmpadas. A maioria do consumidor não entende estas novas marcações. E até brinquei com o vendedor que nossos governantes nos deixou numa roubada, e que nem ele sabia me explicar.
   
     Bom! o homem que estava ali disse que não saberia me explicar, porque era só com os vendedores. Sai atrás de um com a lâmpada nas mãos. E quando achei, resolvi até comprar. Acho até que eu já tinha causando um constrangimento ali. No fim paguei 12 reais nesta lâmpada. A máquina de cartão fora do ar, e até eu sair dali, acabei pegando meu filho atrasado na escola. Mas, sem entender sai pensando de o por que as fábricas colocam tanta garantia? Por que as lojas não ligam muito para o consumidor? Por que tanta dificuldade de saber porque tantas marcações que a gente não sabe distinguir a claridade das novas lâmpadas? Saí com a certeza que o mundo muda. Muda pra burrice!

2 comentários:

LJAlmeida - Leandro J. Almeida disse...

Sobre "Lâmpadas Econômicas", tenho a dizer, por exercicio da profissão, que substituio em média 50% delas no periodo de 3 meses.
Um dos problemas esta relacionado ao modelo da luminária, se esta for muito fechada, o calor gerado pela lâmpada (que é chamada de lâmpada fria, porém esquenta que doi os dedos) aquece o Circuito Eletrõnico acima do suportado, causando defeitos e consequente queima do mesmo.
Para quem deseja Realmente ECONÔMIA e qualidade/tranquilidade na Iluminação, bem, deve "meter as mãos no bolso" quando for comprar e optar por instalar Reatores e Lâmpadas T5. Estas são tubulares (parecidas com as florecentes "normais", porém mais finas - 16mm), e possuem modelos em diversos "Comprimentos de Onda".
o $ CUSTO $ de aquicisão do Reator pode até assustar, porém o Conforto, Economia Elétrica, Eficiência Luminosa e DURABILIDADE compensam estes $$$.

Para que se obtenha CONFORTO ao utilizar Lâmpadas T5, deve-se escolher corretamente a "Cor" da Lâmpada para cada Ambiênte, indo deste um ton Amarelado ao Branco Ofuscante, que é medido em Kelvin (K).

Para "traduzir" o que significa Kelvin em nosso dia-a-dia, veja esta tabela:
Fonte de Luz = Temperatura de Cor

Luz de velas = 1000-2000 K
Lâmpada de Tungstênio (Lamp. Antigas) = 2500-3500 K
Nascer/Pôr-do-sol (céu limpo) = 3000-4000 K
Lâmpadas Fluorescentes = 4000-5000 K
Flash (câmeras fotográficas) = 5000-5500 K
Luz do dia com céu claro (sol a pino) = 5000-6500 K
Céu levemente nublado = 6500-8000 K
Sombra ou céu muito nublado = 9000-10000 K

Seguindo este "raciocinio", A luz branca (4000-6000k) proporciona um ambiente mais dinâmico ideal para áreas de trabalho, já a luz amarelada (2700-4000k) proporciona um ambiente mais aconchegante ideal para áreas de descanso.

NOTA: Não recomendo lâmpadas acima de 5000k, chegam a ofuscar as vistas, possuem ton azulado.

3000-4000k para Quarto, Sala de Tv.
5000k para Cozinha, Varanda, Áreas de Serviço.

O NOVO JORNAL DO POETA GIBIM disse...

MEU AMIGO Leandro J. Almeida, obrigado pelas dicas foi de grande Importância, vou por no blog. To precisando ver isto então.

PRECISO

         Sérgio Gibim Ortega Preciso olhar em seus olhos e fazer uma bela poesia. Porque tu és a minha linda, e que me trás só alegria....