VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

sexta-feira, 16 de março de 2012

LIXEIRO X CATADORES DE LIXO RECICLÁVEL

VOTUPORANGA-SP

Tai! No dia 5 de Março deste ano, publiquei um assunto sério falando dos lixeiros e catadores de reciclável desta Votuporanga. Não tive nem uma resposta da matéria,das autoridades, de ninguém. É o cúmulo o que está acontecendo com o nosso meio ambiente. Mas tai! Hoje ainda no Jornal Nacional, passou uma cidade que já abandonou as lixeiras ecológicas, e o povo passou a misturar todo lixo novamente, que vai tudo embora e acabou o assunto.
É isso que está acontecendo, e o povo tá cansado de ajudar quem não quer ser ajudado. Pois publico a matéria novamente, e quantas vezes for preciso, para que compreendam a situação do assunto.
Lixo reciclável já era. Taí minha matéria ignorada. Lixeiro, ou catadores de reciclável; que se fods! É o que parece!

Sérgio Gibim Ortega

Estou revoltado com os caminhões de lixo desta cidade. Veja bem! Garis não levam o lixo tudo que é declarável reciclável. Hoje, desde uma caixinha de pasta de dente, até uma embalagem de leite, considerável reciclável, os lixeiros retiram das sacolinhas e devolvem a lixeira, deixando assim para os catadores.
Acontece que tem catadores safados que só querem o melhor, como as latinhas de bebidas, garrafas, deixando assim as pequenas embalagens jogadas na lixeira.
Às vezes, aquelas embalagens ficam dias esperando um catador honesto passar e pegar, só porque é um reciclável pior, rendendo pouco o seu valor.
Catadores de carrinhos de animais também tem preguiça de levar e só descem do carrinho, quando o lixo é compensável a eles.
Acho isso uma pouca vergonha para a nossa cidade.
E ainda mais, tenho observado que bairros de alta classe, e como a maioria sabe, por já ter observado, estes bairros recebem um caminhão de catadores recicláveis. Por que isso, essa desigualdade?
Senhores administradores desta Votuporanga, não venha me dizer que não tem jeito. É claro que depois de publicado, a resposta sempre vem e eu acabo amenizando, talvez pela amizade aos senhores que são autoridades.
Se o problema é resolver, quando acredito que a administração deveria estar também cadastrando os catadores de recicláveis, assim como os podadores de árvores desta cidade foram devidamente cadastrados. Outra solução e arredondar o valor dos recicláveis no valor igual, mesmo que o reciclável de mais valor caia bem o preço. Parece meu absurdo em isto dizer, mas se for tudo pelo meio ambiente, os catadores vão catar tudo igual. Lixeiras ecológicas por toda a cidade. Há! Vandalismo! Então continua do mesmo jeito e as residências de classe menores de Votuporanga ficam nessa...
Não deixemos pessoas mais favorecidas pegarem os melhores recicláveis e os coitadinhos que empurram seus carrinhos a ficarem com as merrecas!
Por enquanto estou a segurar alguns recicláveis, sempre à espera de um catador que leve tudo sem fazer média.

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...