VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

HOJE O LANÇAMENTO DO LIVRO PROSA & VERSOS EM FLORIANÓPOLIS SANTA CATARINA

Sérgio Gibim Ortega

É bom saber que minhas poesias estão sendo publicadas no Livro "Prosa e versos". Apenas a gente sente orgulho em divulgar o trabalho da gente.
Mas, se alguém bater a minha porta pra pedir um livro, confesso que não tenho nem um ainda. Pois o combinado com o amigo Donato Ramos através de e-mail foi o seguinte, que compraria cinco livros por 50 reais, participando com a publicação destas 6 páginas no livro, o qual este poeta exibe as fotos através do nosso jornal.
Muito bem! Eu participei, e disse ele ainda, que a tiragem deste livro é só a quantia que cada escritor pede. Cada autor que tenha comprado, são os publicado no mesmo. Uns compram mais e outros compram menos livros. Então disse ele ainda, que quem ficar sem os livros após vender primeiro, que procure através dos outros escritores envolvidos no livro Prosa e Versos.
Agradeço ao Donato Ramos que foi árduo e organizou essa cooperativa para esta publicação acontecer. Mas preciso dizer aqui, porque se não estaria sendo justo com os meus leitores. O amigo escritor e dono também desta editora, com certeza venderá pela demanda na Internet. Tendo as condições de vender os seus livros, está sempre lucrando, enquanto nós escritores que compraramos cinco ou só dez livros, não vamos ter condições de continuar ganhando, nem mesmo sendo autor da obra publicada nas páginas de seu livro. E ainda quem comprar o livro pela Internet, no seu site, pagará um valor aproximado de 40 reais por exemplar. Não condições então de comprar para revender.
Este poeta também participou em 1989 pela Littéris Editora do Rio de Janeiro. E a mesma coisa aconteceu. Só que a Littéris tinha livros disponível para vender aos autores. E muitas editoras fazem isto.
Quero dizer com isso que os escritores de hoje que não tenham condições de estar publicando seus livros e passam por isso. E ainda somos também chamados de escritores novos, porque, quem ganha nesta, é a editora nos desclassificando ainda mais, para que possamos sempre estar publicando.
Este poeta não tem uma gráfica, mas tem uma impressora. E quem quiser comprar os livros, vou fazer manualmente, ou artesanalmente. E pode ter certeza que os livros vão ficar bom. É claro, que não fica tão bem acabadinho como própria editora, mas também pode ser vendido mais barato e ainda pra poder atender as encomendas dos leitores. Afinal, os artesãos são valorizados!
Eu autorizo aos autores a vender este livro que participei com as poesias, mas digo, que vou vender também do meu jeito que me convier.
Pois nós autores, estomos sendo explorados pelas editoras. Eles ganham encima de nossos trabalhos, enquanto não temos condições de comprar muitos livros, a não ser só na hora que é publicada. Por isso vou fazer também do meu jeito. E quero ver as editoras acharem ruim.
Saibam que o jeito mais certo de publicar suas autoria, é publicando através de uma editora justa, que faça uma grande quantidade e venda com os autores com uma comissão por livro.
Eu sei também que só é fácil participar em cooperativa com escritores e por isso participei. Mas, é isso aí. Hoje não posso nem participar desta noite de autografo, porque o lançamento é em Florianópolis-SC. É longe, e o poeta aqui não tem nem dinheiro pra passagem, quanto menos os livros pra venderem. Que os autores que foram a esse coquetel do lançamento deste livro, que consigam vender muito. Torço pra eles, porque é orgulhoso também estar divulgando meu nome neste livro.
Espero não chatear ao meu amigo Donato Ramos, por ter que desabafar mais uma vez. Mas é pra dizer em nome de todos nós escritores, não só deste livro, mas autores em geral do Brasil e do mundo, se preciso for. Esta é a luta e que Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...