-VOTUPORANGA-SP / OUTUBRO DE 2017 - RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega - CONTATO: poetagibim@hotmail.com

terça-feira, 29 de junho de 2010

ÇÕESREUNIÕES E CULTURA QUER SABER DAS QUALIFICA DE DIFERENTES MODALIDADES ARTISTICAS

VOTUPORANGA-SP
Cibeli Moretti
cibeli@acidadevotuporanga.com.br

Cerca de 30 artistas estiveram reunidos no último sábado na sede da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo para o Pré-Fórum de Cultura. Esta é a primeira vez que o setor de cultura reúne a classe artística para saber as necessidades e perspectivas de cada um. Liderada pelos atores Lucas Olivo e Esmeraldina Reis, a reunião foi possível depois de alguns questionamentos feitos por eles durante a última audiência pública da pasta. Os grupos foram divididos por segmentos artísticos como música, teatro, dança, artesanato, cultura afro, artes plásticas e gestores, este último, representado pela chefe do setor de cultura, Marines Manhani Lima e pelo responsável pelo museu municipal, Evandro Júnior Ferreira da Silva. Os grupos tinham a missão de responder três perguntas: Quais as necessidades do seu segmento; qual seu comprometimento para sanar suas necessidades e, por último, seu segmento pode oferecer parceria para a criação de outros segmentos. Em seguida as respostas foram descritas em um único documento, que, depois de aprovado em plenária, será encaminhado à secretária Eliane Baltazar Godoi.

Reivindicações
Umas das principais reivindicações dos grupos foi um local apropriado para ensaio, exposição e apresentação dos trabalhos. Outro ponto forte da reunião foi falta de reconhecimento ao profissional da cultura. Atualmente, a cidade tem cerca de dez grupos teatrais, em fase de formação e profissionais, que gostariam de viver da arte e não conseguem. “O teatro (segmento) em Votuporanga está capenga, e não é de hoje, falta formação e incentivos”, diz uma das atrizes. “O setor de cultura olha para os artistas locais como amadores, não somos valorizados”, completa a atriz.

Comissão
As discussões e reivindicações foram tantas que a tarde do sábado não foi suficiente. Algumas pessoas, devido a compromissos, outras porque não tiveram paciência foram embora antes do término da reunião. Os últimos participantes decidiram que o documento será aprovado ou não, durante uma nova reunião, marcada para esta quarta-feira, às 19 horas, no mesmo local. Participará da reunião uma comissão nomeada durante o Fórum, composta por 12 pessoas, dois representantes de cada segmento. A mesma comissão será a responsável pela organização do Fórum de Cultura, cuja data ainda não foi definida.
FONTE:JORNAL À CIDADE DE VOTUPORANGA

COMENTÁRIOS
O Poeta Gibim também participou de uma dessas reuniões, a Secretaria da Educação, simplificando mais, eles querem pessoas que sejam artistas, amadores ou profissionais de Votuporanga, para reunir juntos e nomear um responsável para cada tipo de finalidade, seja escritor, músico, artesão, etc. Pra uma eventualidade que a prefeitura vai poder ajudar na sua divulgação dos mesmos.
Parece que está difícil é reunir as qualificações. Poucas pessoas participaram, principalmente faltou escritores.

O Poeta Gibim acredita que por falta até de uma explicação sobre o assunto, ou pouca divulgação na imprensa local, está difícil reunir os grupos.
Depois de reunidos é que a prefeitura então vai decidir como ajudar cada tipo de finalidade.
Portanto em Votuporanga, quem pinta quadros, escreve poesias, etc. Devem procurar a Secretaria da Cultura na Rua Santa Catarina e cadastrar-se para participar.

Sérgio Gibim Ortega é Consul de Poetas Del Mundo de Votuporanga e colaborou com esta divulgação.

Nenhum comentário:

SENTIMENTOS

                 Sérgio Gibim Ortega Quando eu bebo eu sou rei. Já existe uma poesia assim. Meus sentimentos se afloram, e  choro s...