VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Votuporanga terá Ecotudo para lixo em geral

12/1/2010 14:28:59 / Modificada: 12/JAN/2010 14:45:46


Área servirá como ponto de recebimento de resíduos sólidos domiciliares em geral e está sendo instalada no antigo prédio na Avenida Matarazzo

Votuporanga receberá em 2010 um inovador projeto de recebimento de lixo. Chamado apropriadamente de Ecotudo, o espaço receberá todo tido de entulho, como resíduos sólidos, entulhos de construção, podas de árvores, móveis velhos e vários outros tipos de lixo que são depositados com freqüência pela população em locais inapropriados poluindo o meio ambiente. Após a deposição, a destinação dos resíduos ficará a cargo da Saev Ambiental.

O gestor de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Luiz Gustavo Gallo Vilela, revelou que a autarquia está finalizando a área que será o ponto de recebimento dos resíduos. Segundo ele, a instalação será feita no antigo prédio da Algodoeira Matarazzo, na esquina das avenidas Conde Francisco Matarazzo e Francisco Bueno Baeza. “É um projeto pioneiro no Estado, pois, nas outras cidades existem apenas eco pontos, que recolhem resíduos específicos, como pneus usados, por exemplo, mas em Votuporanga, será recebido todo e qualquer tipo de entulhos. É como o projeto Cidade Limpa funcionando o ano inteiro, 24 horas por dia”, declara.

Gallo esclarece que o terreno está aparelhado para receber entulhos de construção, quantidade limitada a 1m³ por pessoa/residência, incluindo-se madeira, vidros, metais, gesso, além de móveis velhos, podas de árvores e restos de limpeza de jardim, eletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, animais mortos de pequeno porte, tecidos, roupas e calçados, lixo orgânico comum, óleo de cozinha usado, espuma e pneus, entre outros. Atualmente, para os pneus a coleta já está em funcionamento.

Já o Superintendente da Saev Ambiental, Marcelo Marin Zeitune destaca que o Ecotudo funcionará “com profissionais especializados para ajudar o munícipe na disposição dos resíduos nos lugares corretos, visto que as baias, caçambas e demais locais de deposição serão sinalizados adequadamente”.

Ele completa que “o diferencial desse projeto é que o munícipe poderá levar todo o lixo de sua residência, mesmo o que não for reciclável, pois, num acordo firmado entre a Saev Ambiental e a Converd (empresa coletora de lixo), será disponibilizado um contêiner para recebimento do lixo orgânico”.

Zeitune exemplifica com o fato de alguém ter de fazer uma festa no sábado, mas a coleta de lixo na sua rua acontece às terças, quintas e sábados. “O cidadão não precisará esperar até a terça para se livrar do lixo, bastará descartar o material no Ecotudo, de maneira imediata e ecologicamente correta, sem riscos de vandalismo ou das sacolas serem rasgadas por cães e gatos”, finaliza. O ponto será reservado exclusivamente para residências e não serão recebidos resíduos industriais, óleos lubrificantes ou embalagens de produtos químicos em geral.

A implantação do Ecotudo faz parte da Política Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, que a Saev Ambiental está traçando para Votuporanga, dentro do plano de governo do prefeito Junior Marão.
PREFEITURA DE VOTUPORANGA
COMENTÁRIOS
Sérgio Gibim Ortega
Eco tudo! Bem é o nome que deram a esse novo serviço de coletagem de lixo. Eu acredito que se fizerem igual a uma reportagem que assisti, não me lembro agora qual TV passou. Eles coletavam todo lixo da cidade e faziam bom aproveito de tudo. Veja bem! É importante! Tudo é reaproveitável acredite se quiser."É igual a lenda do boi, que só não aproveita o berro; Se gravar, hehe... Acho que aproveita também." Bom! Voltando ao assunto, aquela reportagem que assisti explicava que todo os restos de legumes e frutas, etc, era depositado em montes. Tinha vários montes onde uma pessoa jogava água todos os dias nos montes e com tempo o lixo ia virando adubo orgânico. É muito interessante. Cada monte tinha a data numa plaquinha. Se em Votuporanga eles forem espertos, com certeza é muito importante saber reciclar todo material que serve para vender separadamente e lucrar com isso.

Nenhum comentário:

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...