-VOTUPORANGA-SP / DEZEMBRO DE 2017 - RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega - CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Haiti: número de mortos pode passar dos 100 mil


FONTE-GLOBO.COM
Terremoto no Haiti era um 'pesadelo' esperando para acontecer
Especialistas dizem que condições do país favoreceram o desastre.
Pobreza e construções pioraram a situação do país.

O terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira (12) foi um desastre natural que concentrou suas forças por 150 anos antes de arrasar um país miseravelmente pobre, transformando edifícios em armadilhas mortais, afirmaram especialistas nesta quarta-feira (13).

Os cientistas apontam para um cenário de horror, em que as forças naturais, a ignorância e a pobreza esmagadora conspiraram para a morte de mais de 100 mil pessoas, de acordo com a estimativa ainda parcial do primeiro-ministro haitiano Jean-Max Bellerive.

O terremoto de 7 graus na escala Richter ocorreu próximo à superfície da capital Porto Príncipe, deixando poucas barreiras naturais para suavizar a poderosa onda de choques, afirmaram os cientistas.

“Foi um terremoto bastante próximo da superfície, a uma profundidade de cerca de 10 quilômetros”, afirmou o sismologista Yann Klinger, do Instituto de Física do Globo (IPG) em Paris.

“Como o tremor foi tão grande e ocorreu próximo à superfície, próximo às cidades, os danos foram extensos”, disse.

É um país muito, muito pobre sem regras para as construções"
A Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) afirmou que o terremoto ocorreu a 15 quilômetros ao sudoeste de Porto Príncipe.

A agência afirmou que o terremoto teve seu epicentro em uma falha tectônica que deu origem a um grande tremor em 1860.
FONTE-G1/GLOBO.COM

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns estavamos mesmo presizando de algo para homenager o poeta. eu sou uma poetiza do anonimato que escreve sem parar seus poemas para um grande amor que foi desfeito por gente sem excrúpulo eu amo escrever poezias e tenho cinco mil inedita e lindas todos os que ver me dar nota 10mas sou muito pobre e não posso editar nada estou fazendo uma peregrinasão na internete em busca de alguma ajuda mas até agora nada poxa como você declama bem parabéns mesmo eu sou tua fã acabei de entrar no site e já estou apaixonada gosto muito de lerdeus mim deu um dom que eu amo mas fui vitima da esperteza humana que me lewzaram cruelmente levando minhas poezias e gravando e eu nada posso faser porque eu não registrei não tenho dinheiro pra nada moro de favor atrás de uma igreja e como porque me dão porém não me sinto pobre pobre são aqueles que sem ter arte pra criar me roubou sem dó nem piedade mas um dia eu espero que o deus que tudo ver faça justiça em meu favor tenha um bom dia e muita sorte

ANÕES REJEITADOS PELOS PAÍS EM NOVELAS E FILMES

     A atriz Juliana Caldas , 30 anos, em um dos papéis principais novela das nove "Do outro lado do Paraíso" de Walcyr Ca...