VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Município apresenta lixo "rico"

Material é encontrado no aterro sanitário da cidade
Não é apenas Santa Fé do Sul que apresenta variedades em materiais encontrados no aterro sanitário e que são considerados desperdício, segundo alguns especialistas.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério das Cidades, muitos indivíduos jogam fora objetos – aproveitáveis – que viram lixo e voltam ao estado útil quando encontrados por moradores de rua ou catadores de lixo que os reutilizam.
Dentre os materiais que são recolhidos, em Santa Fé do Sul é possível encontrar roupas, sapatos, objetos de uso domésticos, como panelas, vassouras, rodos, tecidos de cama, mesa e banho, entre outros.
Para as pessoas que "atuam" na seleção desses lixos, para muitos catadores esse tipo de material vira objeto útil, pois eles transformam esses manejos em ferramentas de trabalho, ou seja, devolvem à utilidade para cada um.
O aterro sanitário da cidade recebe diariamente cerca de uma tonelada de lixo. Desses lixos, alguns moradores de baixa renda ou desempregadas, fazem a separação do lixo que consideram aproveitáveis para uso pessoal, entre outros.
Segundo essas pessoas, é possível encontrar objetos que ainda possuem utilidade e, apesar de aproveitarem o que encontram, consideram desperdício das pessoas. Para uma das catadoras, os moradores da cidade não têm consciência daquilo que jogam fora.
Dos objetos úteis mais encontrados estão enfeites de casa, panelas e calçados. São produtos de fabricação com vidros e plásticos.
O JORNAL DE SANTA FÉ DO SUL

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...