VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Prefeitura adquire triturador de galhos


3/6/2009 12:34:11 / Modificada: 3/JUN/2009 12:37:2
Equipamento gerará benefícios ambientais; transforma a carga de dez caminhões em apenas uma carreta de serragem

A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria de Serviços Urbanos, acaba de adquirir um equipamento triturador de galhos que irá transformar o material em adubo orgânico. De acordo com o titular da pasta, Waldir Petenucci, “diariamente, são recolhidas toneladas de galhos e folhas, oriundas, principalmente das podas realizadas no município, fato que gera um grave problema ambiental”, informa, acrescentando que desde o início da administração, o prefeito cobrava uma solução para a destinação desse material.

A máquina trituradora transforma todos os galhos e folhas provenientes das podas e cortes das árvores em pó de serra, produto que pode ser utilizado como adubo orgânico. Para o prefeito Junior Marão, “o maior benefício está na questão
ambiental, pois com o funcionamento do triturador, iremos reduzir drasticamente a
quantidade do material hoje destinado ao aterro sanitário do município”. O equipamento transforma a carga de dez caminhões em apenas uma carreta de serragem.

O secretário Waldir Petenucci esclarece que a máquina, que trabalha acoplada a um trator comum, tritura os galhos mais finos resultando numa compostagem que poderá ser depositada junto ao Horto Florestal da Prefeitura ou às hortas para servir como adubo orgânico. “Como queria o prefeito, é uma providência interessante que vai unir o útil ao agradável, além de resultar em economia de combustível para o município, pois a galhada não precisará mais ser transportada para depósitos em local ermo, podendo ser triturada no próprio local”.

Por fim, o secretário destaca outro benefício para a municipalidade, que é justamente a redução das equipes de trabalho, pois “hoje, para recolher as podas, precisamos de dois caminhões, uma pá carregadeira e mais quatro funcionários, além dos dois motoristas; já com o equipamento, necessitaremos apenas do trator, de um caminhão e poucos funcionários para a coleta”.

“O prefeito queria que fossem aprimorados os trabalhos de paisagismo, manutenção de praças, parques, jardins e áreas verdes, ações que, com a aquisição desta máquina, serão facilmente desempenhadas”, acrescenta o secretário. Waldir destaca ainda que o processo licitatório para aquisição do equipamento redundou em mais economia, visto que “a máquina, comercializada a mais de R$ 50 mil, saiu a preço de fábrica, R$ 38 mil, por intermédio da Coacavo, que foi a vencedora da concorrência”.
PREFEITURA DE VOTUPORANGA

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...