VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quinta-feira, 21 de março de 2013

PALESTRA SOBRE POESIA COM FREDERICO BARBOSA

Frederico Barbosa fala sobre poesia em workshop
O workshop é uma realização da Oficina Cultural Fred Navarro, Prefeitura de Votuporanga e Atol Cultural

publicado em 21/03/2013
Frederico Barbosa fala sobre poesia em workshop
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br

Para quem gosta de um programinha cultural, neste sábado, o poeta, crítico literário e professor de literatura, Frederico Barbosa, estará em Votuporanga. Barbosa ministrará um workshop gratuito no Atol Cultural.

O tema será “Poesia e Consciência da linguagem” e busca estimular, de forma lúdica, um uso mais original e criativo de processos tradicionais na elaboração poética.

O workshop é uma realização da Oficina Cultural Fred Navarro, Prefeitura de Votuporanga e Atol Cultural.

O retorno

Esta não é a primeira vez que Frederico Barbosa esteve em Votuporanga. Em maio do ano passado, ele participou da segunda edição do Fliv (Festival Literário de Votuporanga). Na ocasião, abordou a importância da Poesia Concreta para a literatura brasileira, desde seu surgimento, na década de 1950, até seus desdobramentos na poesia digital, no neobarroco e nas experimentações poéticas atuais.

A atração
Frederico Barbosa (Recife, Pernambuco, 20 de fevereiro de 1961) é um poeta, crítico literário e professor de literatura brasileiro. Barbosa se formou em Física e Grego pela Universidade de São Paulo, onde ele se especializou em Língua portuguesa, Literatura brasileira e portuguesa.  Crítico literário do Jornal da Tarde e Folha de São Paulo por alguns anos, ele atualmente dirige um dos centros culturais mais importantes do Brasil, a Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Endereço
O Atol Cultural está localizado na avenida Pansani, 3087, Vale do Sol, próximo ao Centro de Convenções.

OLHO: “A poesia brasileira atual precisa muito da poesia-míssil de Frederico Barbosa — o mais significativo poeta surgido na década passada e um dos mais expressivos poetas contemporâneos brasileiros. Isto porque Frederico Barbosa continua a perseverante e bem sucedida trajetória de fazer poesia do não, da recusa, do nada, da rarefação, do rigor, do conciso, do exato. Com invenção.”
“Frederico não escreve para o público: prefere formar público para a sua obra. Seus quatro livros o comprovam à vera.”
Amador Ribeiro Neto.

POETA GIBIM
Espero colaborações dos jornais divulgando todo eventos culturais completo das fontes, de modo que poesia faz parte deste poeta como divulgador e CÔNSUL DE POETAS DEL MUNDO DESTA VOTUPORANGA, prometendo também trocar o Título para não atrapalhar a Busca da fonte, defendendo aqui a Cultura e agradeciementos dos jornais que colaboram com isso. E mesmo assim por educação é aqui dito também a fonte e seu direcionamento. Qualquer momento que fontes se sentir ofendida, é só avisar que retiro.

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...