VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

domingo, 31 de janeiro de 2010

Santa Fé do Sul tem rádio na internet

Por Isaias Basso


A Web Rádio Yesbananas é o fruto de um sonho de criança que Alecsander Souza Santos tinha, que era trabalhar em uma rádio. Esse sonho não se realizou, os anos se passaram, mas depois de adulto, o tempo e a internet tornaram isso possível.

Segundo ele, a Web Rádio Yesbananas foi criada com a meta de levar o nome de Santa Fé do Sul a diversos lugares do mundo e mostrar um lado de nossa cidade que não é feito através de outros meios de comunicação. Uma web rádio tem grandes vantagens em relação a emissoras de rádio convencionais. Isso porque quase não há limites de alcance para ser ouvida e mesmo assim um dos poucos limites hoje é a disponibilidade de internet de uma forma móvel, que já esta sendo superada pela implantação da internet 3G e o Wimax.

Alecsander disse que em 2004 criou um pequeno site com o intuito de colocar as fotos de seus amigos que estavam se formando na Funec que iriam embora de Santa Fé. O primeiro modelo do site foi muito simples e como novas idéias lhe foram aparecendo, rapidamente ele foi se diversificando e ampliando. Grande parte do desenvolvimento da Yesbananas nessa primeira fase foi feita na Biblioteca Municipal de Santa Fé do Sul, com a ajuda dos competentes funcionários que por mais de uma vez lhe deram conselhos e dicas sobre tudo.

Informou ele que em 2006 apareceu então uma oportunidade de criar um sistema de web rádio. O nome Yesbananas foi ligado a um novo site e a uma nova forma de comunicação que ainda é deixado para um segundo plano por algumas emissoras no Brasil. Por fim foi criada a Web Rádio Yesbananas, sediada em São José do Rio Preto, que pretendia tocar músicas para o publico jovem.

"Algumas vezes me perguntavam por que o nome Yesbananas. Esse nome me veio à mente através do DJ Ricardo Collareda que participou de um grupo de DJs da cidade de Cuiabá, MT, e após foi usado por outro grupo de DJs na cidade de Ibitinga-SP. Yesbananas é muito estranho para quem acaba de ouvir e sempre rebato esse argumento com outro:

Coca-Cola também é um nome estranho. A diferença é que Coca-Cola você está acostumado a ouvir, e falar e Yesbananas é novidade para seus ouvidos. Tudo que é do costume fica normal.", afirmou Alecsander Souza Santos.

Ele disse que tem uma ligação forte com Santa Fé, pois sua família aqui reside. Em 2008, disse que percebeu que a cidade ainda tinha uma lacuna a ser preenchida nos meios de comunicação. Não havia uma web rádio e isso era muito estranho. Aproveitando essa lacuna mudou o visual do site e criou páginas que mostravam as belezas de Santa Fé do Sul, sem praticamente ter nenhum contato direto com algum meio de comunicação já estabelecido na cidade.

Relata ele que a Web Rádio Yesbananas hoje leva Santa Fé do Sul para todo o mundo, uma vez que leva ao ar o que há de mais diverso no mundo da música eletrônica, um estilo musical muito ouvido nos principais centros, como São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, e também em outros países como a Itália, Inglaterra, Nova Zelândia, Estados Unidos, Austrália e Japão.

"Nossa programação é baseada no passado, presente e em novas tendências da música eletrônica, contando com programa gerado ao vivo em Belo Horizonte na Web Rádio Mistureba Online e com programas gerados offline por sites e rádios do Brasil. Tudo isso gerou uma franquia, uma parceria com o grupo Rio Preto Vendas, dando origem a Web Rádio Rio Preto-Yesbananas Light, que entrou no ar em fase experimental no inicio deste mês, tendo uma programação voltada para um público adulto e de uma faixa etária acima de trinta anos. Vale a pena lembrar que para colocar uma web rádio no ar não é necessário ter autorização de nenhum órgão governamental, bastando ter uma boa conexão de internet, um bom servidor de "Streaming" e um computador nem tão potente. Claro que a criatividade conta muito no mundo virtual e só os mais criativos sobrevivem", argumentou Alesander.

Concluiu ele dizendo que a Web Rádio Yesbananas, a primeira web rádio da Estância Turística de Santa Fé do Sul não foi criada para superar as emissoras já existentes, mas para ocupar uma lacuna aberta na comunicação da cidade, além de chamar a atenção dos jovens de todo o Brasil para Santa Fé do Sul, que mesmo sendo uma cidade pequena, tem potencial para vários tipos de investimentos. Isso sem falar que toda a cidade é valorizada quando um meio de comunicação promove um lado jovem, dinâmico e atual que fica muitas vezes atrelado ao lado mais tradicional de nossa cultura.

Para acompanhar a Web Rádio Yesbananas acesse o site: http://yesbananas.net/
FONTE-O JORNAL DE SANTA FÉ DO SUL


COMENTÁRIOS
Muito obrigado mesmo pela reprodução da matéria do "O Jornal". A Web Rádio Yesbananas é um meio não tradicional de mostrar Santa Fé do Sul.
Agradeço por divulgar a Yesbananas pois até agora tenho a mantido por meus meios e toda a divulgação é muito bem vinda.
Obrigado.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigado mesmo pela reprodução da matéria do "O Jornal". A Web Rádio Yesbananas é um meio não tradicional de mostrar Santa Fé do Sul.
Agradeço por divulgar a Yesbananas pois até agora tenho a mantido por meus meios e toda a divulgação é muito bem vinda.
Obrigado.

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...