VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

População quer o fechamento dos banheiros


Andressa Aoki
andressa.aoki@gmail.com

A comunidade da Santa Luzia fez um abaixo-assinado pedindo o fechamento dos banheiros públicos da Praça Santa Luzia. O documento, que possui aproximadamente 1.100 assinaturas, será entregue hoje ao secretário de Serviços Urbanos, Waldir Petenucci. Segundo o coordenador da Renovação Carismática e um dos organizadores do abaixo- assinado, Daniel David, os sanitários são alvo de prostituição e tráfico de drogas. "Antes as ocorrências eram mais frequentes nos dos homens, mas agora está generalizado", explicou. Ele contou ainda que nas paredes existem escritos de apologia ao sexo. "Isso não é coisa de pessoa de bem. Fico até com vergonha de falar o que está lá, inclusive com recados de mulheres se insinuando", disse Daniel. "Não tem condições de usar o banheiro também. É imundo, cheira mal. A intenção é fechar e construir um sanitário no nível do solo ou colocar alguma entidade para cuidar, cobrando pelo uso", emendou o organizador. Daniel destacou que esta indignação da comunidade é antiga, mas que esta é a primeira vez que é feito um abaixo-assinado. "Procurei a Prefeitura na administração do ex-prefeito Carlão. O banheiro ficou lacrado por uns tempos, reformaram mas não resolveu. Está crítica a situação", enfatizou. O vereador Eliezer Casali utilizou a tribuna da Câmara Municipal na última sessão para falar da mobilização da população. "Há um anseio da comunidade para que aqueles banheiros sejam fechados, reformados, ou melhor ainda, sejam demolidos e construídos novos banheiros no nível do solo. Há uma insatisfação muito grande daquela comunidade", pronunciou-se. "Fui procurado pela comunidade porque a população não aguenta mais aquilo que acontece ali: prostituição masculina, tráfico e uso de drogas, perturbação, algazarra. Então foi organizado o abaixo-assinado com aproximadamente 1.100 assinaturas. Estarei entregando ao secretário Waldir Petenucci para que ele, juntamente com o prefeito, tome as providências para o fechamento do banheiro, porque realmente não tem condição, aquele banheiro tem que ser fechado e construídos novos banheiros ao nível do solo", emendou o parlamentar. Eliezer destacou que já foi solicitada verba para o deputado federal Júlio Semeghini para a reforma dos banheiros. "O recurso será utilizado para esta obra e também para a reforma dos banheiros da Concha Acústica", explicou. O jornal A Cidade já mostrou a precariedade dos banheiros públicos. No início de outubro, a reportagem percorreu os sanitários para demonstrar a má conservação e vandalismo.

Indicações
O vereador Eliezer Casali disse que já enviou duas indicações para o Poder Executivo com relação aos banheiros públicos. O documento nº 52/2009, enviado em janeiro deste ano, sugeria a formação de comissão para discussão da situação e soluções para sanar o problema. Na sua segunda indicação, a de nº 404/2009, Eliezer é mais categórico e pediu o fechamento dos banheiros públicos da Santa Luzia.
JORNAL À CIDADE DE VOTUPORANGA


Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...