VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

segunda-feira, 23 de março de 2009

Água, apenas um direito básico

Agência Estado
O quinto Fórum Mundial da Água terminou domingo (22/03) em Istambul, na Turquia, e, apesar de traçar um futuro negro, não exigiu nenhuma medida concreta dos Estados participantes. A declaração final do encontro, que reuniu cerca de 25 mil pessoas, entre especialistas e autoridades governamentais, não definiu a água como um direito humano e sim como um "direito básico" ou uma "necessidade básica", o que, na prática, significa que nenhuma cobrança será feita para ações dos Estados signatários.

O documento estabeleceu uma série de recomendações, não obrigatórias, incluindo uma cooperação maior para acabar com as disputas sobre a água, medidas para evitar inundações e a escassez de água, uma administração melhor dos recursos e impedir a poluição de rios, lagos e lençóis freáticos.

Alguns países tentaram incluir na declaração o reconhecimento ao acesso à água potável e ao saneamento como um "direito humano básico", ao invés de uma "necessidade humana básica", como está escrito no texto final. Segundo vários delegados presentes, a mudança foi bloqueada por representantes do Brasil, Egito e Estados Unidos. Vinte países dissidentes assinaram uma declaração em separado para manifestar sua posição. Entre eles Espanha, Suíça, África do Sul e Bangladesh. (Agência Envolverde)
ABRIL.COM

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...