VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

sábado, 11 de setembro de 2010

VACINA CONTRA MININGITE C

VOTUPORANGA
Vacinação contra Meningite C em crianças de 1 a 2 anos começa amanhã
Durante os meses de setembro e outubro a imunização será feita nas crianças dessa faixa etária; em novembro e dezembro começa em menores de um ano

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir de amanhã (10/09) a vacina contra a Meningite C estará disponível nas unidades de saúde de Votuporanga. Durante os meses de setembro e outubro a imunização será feita nas crianças de um ano a um ano e 11 meses e 29 dias, nessa faixa etária é necessária somente uma dose.

Durante os meses de novembro e dezembro a campanha será voltada para crianças menores de um ano, que deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade.

"Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de dois anos, e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%", diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Os pais devem procurar o atendimento, das 8h às 17h, nas unidades de saúde da cidade. Interessados devem levar a carteira de vacinação, no entanto, a apresentação do documento não é obrigatória. Mais informações pelo telefone 3405-9787.

A doença

Meningite é uma doença que acomete as membranas (meninges) que envolvem o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. Existem vários tipos, mas os sintomas são muito parecidos e o diagnóstico precoce pode evitar sequelas e salvar vidas. Os sintomas mais comuns são: febre alta ou moderada, forte dor de cabeça, vômito, dificuldade de movimentar a cabeça, estado de desânimo, distúrbio de conduta/agitação psicomotora; rebaixamento do nível de consciência, em algumas pessoas, manchas avermelhadas na pele.

A transmissão de microorganismos que causam a meningite ocorre principalmente através da via respiratória (tosse, espirros próximo a pessoa susceptível) e através do beijo. Outras fontes de microorganismos para a ocorrência de meningites incluem as infecções de vias aéreas superiores: sinusites, otites, amigdalites e faringites.
FONTE:SITE DA PREFEITURA DE VOTUPORANGA

Nenhum comentário:

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...