VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

sábado, 3 de abril de 2010

Uma curiosidade interessante de se ver



Por Isaías Basso


A curiosa e bela planta que ornamenta o

jardim de Dirce Oliva Marques Vieira

Quem passa pela rua Doze, entre a Sete e a Cinco, na casa de número 987, poderá observar uma bela planta com imenso pendão, semelhante a um galho com cerca de 7 metros, que brotou do interior da planta. Na casa, reside a professora aposentada Dirce Oliva Marques Vieira, viúva, e que mora em Santa Fé há mais de cinquenta anos.

Segundo ela, a planta exposta em seu jardim, à vista de todos, foi um presente de sua mãe, que reside em São José do Rio Preto.

Ela disse que as sementes da planta foram conseguidas com um jardineiro daquela cidade que era amigo da família. Plantada, uma das sementes germinou num pequeno vaso e sua mãe lhe deu de presente, isso há cerca de oito anos. Até os três anos de idade, a planta permaneceu no vaso, sendo transplantada no jardim há cinco anos.

Com o passar do tempo, foi crescendo e formando uma imensa moita de folhas e há cerca de alguns meses, do seu interior brotou aquele pendão/galho e este foi crescendo até que surgiram pequenos ramos que começaram a florir no final do ano passado. As flores tinham uma coloração amarela esverdeada e eram muito bonitas, mas, após 30 dias do surgimento, caíram. Nos ramos onde surgiram, ficaram alojadas, mas à vista, as sementes.

Ela disse também que é um tipo de planta muito conhecida pelo nome de "Pita", e que aquele galho que brotou do interior da folhagem, antigamente era utilizado como rolha para garrafas, dado à sua flacidez, mas também era muito utilizado pelos barbeiros para amolar navalhas. Além disso, as folhas tinham utilidade medicamentosa, pois servia para o tratamento de várias doenças, mas era muito utilizada para cicatrização.

O nome científico da planta é "Agave" e é um gênero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias, sobretudo do México e em menor grau dos Estados Unidos, América Central e América do Sul. É composto por 183 espécies, algumas das quais largamente cultivadas como o Agave sisalana (para produção de sisal), Agave tequilana (para a produção de tequila), Agave americana e Agave attenuata para fins ornamentais.
O JORNAL DE SANTA FÉ DO SUL

Nenhum comentário:

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...