VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

sábado, 13 de junho de 2009

ESCRITOR JALESENSE LANÇA NOVO LIVRO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTESS

Luiz Ramires

A preservação do meio ambiente, com ênfase ao uso racional da água, conservação da vegetação, convívio saudável em comunidade, coleta seletiva de lixo, cuidados com a poluição da água, do solo e do ar e os direitos dos animais. Este é o tema do livro “Beija-flores apagando incêndio”, de Genésio Mendes Seixas, que será lançado nesta segunda-feira, dia 8, às 20 horas, no Centro Cultural Dr. Edilio Ridolfo, com a renda da venda de lançamento revertida para a Santa Casa.
Com prefácio do juiz de direito Pedro Manoel Callado Moraes, o livro mostra exemplos recomendados de preservação ambiental e de degradações provocadas pelos agentes que transgridem as normas de defesa do ecossistema.
O livro altera páginas com textos e ilustrações e foi idealizado para despertar a consciência ecológica nas crianças e adolescentes que participam da obra como co-autores. Genésio explica que segue a linha editorial de seu livro anterior “Do carro de boi ao trem de ferro” que lhe fez ver que o potencial da criança persuadida pode ser aproveitado em benefício dela própria e da comunidade. Desse modo, é uma contribuição para a ecologia, despertando o espírito de participação, para que a criança passe por mudanças comportamentais e seja observadora dos vícios da população quanto ao descaso pelo meio ambiente e sirvam de exemplo como defensoras da natureza.
Com a anuência da Diretoria de Ensino, o livro conta com a participação de alunos da 7ª série do ensino fundamental da EE Dr. Euphly Jalles e EE Professora Sueli Silveira Marin Batista.
TEMA DE MONOGRAFIA
Genésio afirmou que o conteúdo do livro foi escolhido por seu filho, o coronel da FAB Genésio Seixas Filho, com aprovação de seus orientadores, para uma monografia da ESG - Escola Superior de Guerra. O trabalho de término de curso recebeu o título de “Criança: Esperança” e ocupou 13 laudas com as ilustrações dos alunos que participaram da obra.
O coronel destaca o investimento na criança e o reflexo positivo na política estratégica de um país rico em biodiversidade como o nosso. Segundo ele, a preocupação com o descaso para com o meio ambiente, abrindo brechas para a cobiça estrangeira, tem influência direta nos objetivos fundamentais do Brasil com o progresso, soberania e inteligência nacional.

( 7/6/2009 )
FONTE-JORNAL DE JALES

Nenhum comentário:

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...