VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O poder da literatura independente

Carlos Lúcio Gontijo

Dizia minha mãe Betty Rodrigues Gontijo, falecida em 19 de dezembro de 1989, que devemos sempre ser os primeiros a buscar qualidades em nós mesmos, pois gente para nos desqualificar é coisa que nunca nos faltará. Os que batalham como nós na área da literatura independente carregam o peso do desânimo, pois muitas vezes travam uma luta aparentemente inglória contra o descaso dos gestores da cultura brasileira, construindo um panorama perverso, em que as pedras no caminho se multiplicam de maneira extraordinária, como é o caso das tais feiras de livros, que sequer dispõem de estandes para a exposição de obras sem o selo ou chancela de renomadas editoras.

Da minha parte, apesar de todos os pesares, considero-me um vitorioso, afinal estou na estrada literária desde 1977, tomando como marco inicial a edição de meu primeiro livro. De lá para cá, não parei de escrever, seja editando livros, seja publicando artigos em jornais. Tenho a absoluta certeza de que são os autores independentes os que cuidam de preparar o terreno para a existência dos grandes nomes da produção literária, pois são eles que semeiam nos núcleos comunitários a sensibilização do espírito das pessoas em relação à arte da palavra escrita, uma vez que os “notáveis” estão sempre distantes do público e seu dia a dia. Contudo, faça chuva, faça sol, lá está o pequeno autor desenvolvendo seu trabalho incansável.

Impressiona-me a força do trabalho literário independente. Tenho atendido a vários pedidos de prefácio para a apresentação de obras independentes, entre eles a comovente solicitação de minha primeira professora, Clélia Aparecida Souto e Couto, que lançou um excelente livro de poemas e reminiscências de sua vida, intitulado “A Casa Grande & Clareiras de Clélia”, numa concorrida noite de autógrafos, em Santo Antônio do Monte. Depois, no município de Leandro Ferreira, fui prestigiar o lançamento do livro de Ana Batista Faria, jornalista e pedagoga, que se nos apresenta, em “Enigmas do Horizonte”, com uma prosa repleta de laços com a natureza. E, encurtando o assunto, ainda escrevi prefácio para livro inédito da escritora e poetisa Regina Morelo (“Saudável overdose de lembranças”); Ieda Alkimim, que nos honrou com convite para abertura de romance vivido nos anos da ditadura militar; além disso, houve o prazenteiro recebimento de exemplares de obra em que se encontram mais de 50 poetas participantes do 8º Belô Poético; tomei contato, por intermédio da poetisa Bilá Bernardes, com uma edição de poemas eróticos (“Completa Ceia”), de Rogério Salgado, em formato tão criativo quanto os versos nele inseridos.

Tenho que relacionar também os prefácios para “Crônica do amor virtual e outros encontros”, do poeta e escritor J. Estanislau Filho; para “Triângulo Vermelho”, excelente romance do poeta Ádlei Duarte de Carvalho; e há mais tempo, para “Aversão comentada”, do advogado e escritor João Silva. Enfim, perambulando fora do lençol mediático em que se envolvem os autores bafejados pela sorte de contar com o apoio de seus holofotes, é muita gente no exercício da luta renhida do trabalho literário independente por este nosso Brasil adentro, onde ainda não conseguimos virar a página de muitas situações anômalas, como a existência de autoridades legalmente constituídas a desfilar com dourados pálios ou suas iluminadas capas escuras, que lhes servem de mantos e escudos, fazendo-as crer, erroneamente, que podem colocar-se acima do povo que as remunera através da arrecadação de impostos cada vez mais altos, mas claramente em pleno acordo com o avanço da empáfia e a desenfreada briga intestina, tanto pelo poder quanto pela simples vaidade de demonstrá-lo, mesmo que intempestivamente, na base do vale tudo, do inconfessável revanchismo e do total descompromisso com o destino dos mais pobres cultural e materialmente.

Carlos Lúcio Gontijo
Poeta, escritor e jornalista
29/10/2012

COMENTÁRIOS DO POETA GIBIM
Pois como também sou um autor, e que até fiz meus livros a mão artesanal, gostei das palavras do amigo Carlos Lúcio Gontijo. E assim como quase tudo que leio deste autor, é leitura de fato real, que do meu jeito é muito valioso. Por isso estou sempre publicando Carlos, que é conteúdo de extrema importância principalmente para os autores. Parabéns a este autor que sempre aborda temas interessantes. Soubemos que a luta de novos autores é difícil, se mesmo como eu que até fiz os livros tão bem feitos em casa, e mesmo assim não tive nem um valor. Nossas lutas como autores não podem parar.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

São Joseé do Rio Preto "Como realizar o sonho de publicar um livro?"

29 DE OUTUBRO É DIA NACIONAL DO LIVRO E O POETA INDICA
Como realizar o sonho de publicar um livro?
Para se tornar um escritor, não é preciso, apenas, ter uma boa história. O caminho até a obra publicada é longo e, às vezes, complicado para quem não tem as instruções necessárias. Em São José do Rio Preto, uma escola de escritores reúne pessoas que querem alcançar esse objetivo e não sabem como. O Tudo a Ver Interior exibiu uma reportagem sobre o tema e ainda entrevistou uma auxiliar de serviços gerais que, aos 61 anos e apesar da pouca escolaridade, comseguiu realizar esse sonho. Quer ver?

COMENTÁRIOS DO POETA GIBIM
Parabéns ao João Paulo que ajuda aos novos escritores como publicar um livro! Assistindo o vídeo da fonte, você vai se intereçar muito neste trabalho que o Paulo faz a quem desejar ser um escritor. São José do Rio Preto, o curso "como me tornar um escritor", o caminho, as ideias, etc. Vale muito conferir esta boa reportagem da Record, ver este grande trabalho. Confira esta maravilha e indicação do Poeta Gibim neste dia Nacional do livro.

sábado, 27 de outubro de 2012

Morre a atriz Regina Dourado

A família de Regina Dourado informou que o velório da atriz será realizado a partir das 16h deste sábado (27), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador. A cerimônia será aberta ao público.

Regina Dourado morreu às 11h20 deste sábado, aos 59 anos, após falência múltipla dos órgãos, informou familiares. Ela lutava contra um câncer

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BEM-VINDO O VISTA DE VOLTA



                   Sérgio Gibim Ortega

Eu gostava muito do Windows Vista, quando certo dia uma queda de energia fez levar meu computador para o concerto. O rapaz da Informática para ajudar disse que teria que trocar a placa mãe. Bem! A operadora de energia ressarciu o meu computador. Mas logo pensei; se o CD de Recuperação do Windows Vista vem dentro do computador, quem me dera o Vista não voltará mais. Assim na dúvida da Informática, burrinhos também me disse para consultar a Microsoft. Muito burrinho o atendente da Microsoft, que também consultou outro funcionário, me respondeu que sem a Placa Mãe do PC, o Vista não funcionaria. Bem! Como eu gosto de formatar meu próprio PC, então exigi da loja que consertou, um CD do Windows 7. Fiquei com esse novo programa. Hoje, depois de muito tempo resolvi formatar o computador. Para tirar a dúvida coloquei o CD de Recuperação do Windows Vista. Para minha bela surpresa, não é que o Vista voltou, em poucos minutinhos estava novamente como se fosse de fábrica. Pois é! Estou aqui passando mais esta experiência com vocês meus leitores. Pois o Windows Vista para mim, apesar de alguns programas não funcionar bem, tem me sido o mais rápido e útil. Para quem acha que comprar um PC, onde não vem mais o CD com o programa, aqui comigo o CD de Recuperação me valeu ainda com o PC com nova Placa Mãe.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

DICAS DE RECORTAR E COLAR DO POETA GIBIM


                             Sérgio Gibim Ortega

Acreditar na dica de um fotografo a bom tempo atrás, quando ainda começava a se desenvolver a tecnologia, para mim nunca foi possível. Sempre achei que aquele fotografo era mais um mentiroso querendo se gabar de suas ideias. Hoje em alguns testes feitos de precisão, estou começando acreditar que ele dizia a verdade.

O fotografo disse que quando recortar a foto da máquina fotográfica, ou do celular para colar no computador, você estará recortando parte do disco da memória, deixando assim a máquina ou o celular sem memória. Então se deve transferir ar fotos copiando da máquina para o computador, e não usar a opção recortar.

Estou transferindo arquivos de um computador para outro. Usei a opção recortar no pen drive de 4 gb. Usei recortar para facilitar de já ir retirando os arquivos deixando-o vazio para agilizar o serviço. Agora vejo que meu pen drive de 4 gb está marcando só 3,72 gb. Notei que pode estar acontecendo o que o fotografo disse. Então agora estou copiando para o computador, depois de copiado a gente apaga o pen drive, ou formata. Isso é o jeito correto. Isso será um mito, ou verdade? Essa resposta de recortar parte do disco está ainda na dúvida. Disse o fotografo que recortar do computador não tem problema, uma vez que o disco rígido dele é muito grande. Agora, de outros aparelhos não é recomendável. Será verdade? Se alguém tiver esse conhecimento, recomendo que nos deixe aqui um comentário melhor a respeito desse assunto.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CAMINHÃO RECICLÁVEL DE LIXO EM VOTUPORANGA ABANDONA POUCA COISA

(FOTO GOOGLE HEATH)
                             Sérgio Gibim Ortega
Meus amigos já fazem dias que não publico aqui devido a tantos problemas, e até de saúde. Mas hoje infelizmente não deu, passei aqui pra postar sobre o caminhão de recicláveis que circula em Votuporanga. Passava só na casa dos ricos, e agora que o poeta postou aqui antes da Eleição, parece que colocaram em nosso Bairro Parque Residencial do Lago. Infelizmente hoje o caminhão passou defronte de casa e não pegaram uma sacolinha de reciclável. Será que parar na casa onde tem pouco reciclável não é vantajoso para eles. Deve gastar mais gasolina. Então o jeito é jogar o reciclável no lixo gente. É preciso picar bem, se não o lixeiro também não leva.
Então recomendo ao caminhão dos recicláveis de Votuporanga, que façam o trabalho bem feito. De grão em grão, a galinha enche o papo. Não fiquem aí tirando o lixo dos pobrezinhos e com serviço mal feito. Esta bem!

sábado, 13 de outubro de 2012

MORRE CRIADOR DOS TRAPALHÕES WILTON FRANCO

Criador do programa "Os Trapalhões", na antiga TV Excelsior, e diretor do polêmico programa "O Povo na TV" (da então TVS e depois SBT), Franco passou mal em casa e não resistiu enquanto era transportado para o pronto socorro da cidade no norte catarinense. Ele teve um princípio de AVC (acidente vascular cerebral). Em 1966, Wilton Franco criou "Adoráveis Trapalhões", que reunia Renato Aragão, o Didi, Dedé Santana, o lutador Ted Boy Marino, o cantor Wanderley Cardoso e o ator Ivon Cury. Com o tempo, alguns integrantes saíram e foram substituídos por Mussum e Zacarias. O programa ainda passou pela TV Record e pela Tupi antes de ir para a Rede Globo, em 1977, a convite de Boni.
LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA FONTE SURGIU ENTRETENIMENTO 

FILMANDO MOTORISTAS ABUSADOS

VOTUPORANGA AVENIDA EMÍLIO ARROYO HERNANDES

FILMANDO MOTORISTAS ABUSADOS VOTUPORANGA por poetagibim no Videolog.tv.

LIVROS DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS É DISTRIBUIDO GRATUITAMENTE

VOTUPORANGA
A Edição 21 anos do ECA, o livro “ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”.

Crianças recebem gratuitamente o livro defronte a Igreja São Cristovam na Avenida do Assary.

Apoio Prefeitura de Votuporanga.

O Livro destaca tudo sobre direitos e deveres para crianças e adolescentes trás num livro pequeno e bem feito todos os direitos e Leis aplicáveis.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Senac Votuporanga oferece bolsas de estudo

Há  vagas disponíveis para o curso de Operador de Computador
  
Em Votuporanga, mais de 3.000 jovens entraram oficialmente para o mercado de trabalho de janeiro a agosto deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 
De olho nas oportunidades do mercado, o Senac Votuporanga oferece bolsas de estudos para o curso Operador de Computador.  A iniciativa integra a Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo, que proporciona oportunidades de capacitação gratuitas.
 
Nesse mercado cada vez mais competitivo, é essencial desenvolver postura e comportamento adequado no ambiente de trabalho e ter conhecimento básico de programas que visam agilizar tarefas realizadas em todas as áreas. O Operador de Computador é o profissional chave para atender as demandas de rotina e potencializa a oportunidade dos jovens ingressarem no mercado de trabalho.
 
As inscrições já podem ser realizadas e os interessados devem se inscrever diretamente pelo portal www.sp.senac.br/bolsasdeestudo ou entrar em contato pelo telefone (17) 3426-6700.
  
Serviço
Política Senac de Concessão de Bolsas de Estudo
Gratuito
 
Curso Operador de Computador
Data: 17/10 a 18/12 Horário: das 13 às 17 horas; segunda a sexta
 
Senac Votuporanga
Rua Guaporé, 3.221 – Nova Boa Vista
 (17) 3426-6700
 
Outubro/2012

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PISTA - OPENBAR



 skol | vodka | contini | menta | refri | água | jurupinga
 R$ 50,?? antecipado - portaria sujeito a alteração de preço

CAMAROTE - OPENBAR
 skol | stella artois | Heineken | brahma | ice
 vodka smirnoff | água | refrigerante | menta | jurupinga | contini
 R$ 70,?? antecipado - portaria sujeito a alteração de preço

Informações: 17 91974289 | 81160931- binho@mixedclub.com.br
 Confirme sua presença: www.facebook.com/events/469668443073517
 Nomes na lista: www.mixedclub.com.br
 — com Donizete Zanzarini e outras 18 pessoas.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Senac Votuporanga em Outubro Rosa 2012
– Um toque pela vida Nos dias 9, 10 e 11 de outubro o Senac Votuporanga recebe a exposição Votuporanga Rosa em Outubro com a apresentação de trabalhos artísticos de universitários e crianças, com a temática do câncer de mama. Nos mesmos dias serão apresentados depoimentos de mulheres que tiveram sucesso no tratamento da doença e simulação de auto-exame. É a primeira vez que Votuporanga participa do movimento popular que começou na década de 90 nos EUA e hoje é comemorado em todo o mundo, durante o mês de outubro. Seu nome remete a cor do laço rosa que representa a luta contra o câncer de mama. A ação tem o intuito de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as possibilidades de cura. O Outubro Rosa é encerrado no final do mês com uma grande caminhada, mobilizando toda a sociedade. Mais informações podem ser obtidas no site www.sp.senac.br/votuporanga, pelo telefone (17) 3426-6700 ou diretamente na unidade, na Rua Guaporé, nº 3221.
 
Serviço
Outubro Rosa        
Evento gratuito
Data: de 1º a 27 de outubro          
Local: Senac Votuporanga
Endereço: Rua Guaporé, nº 3221 – Nova Boa Vista
Tel.: (17) 3426-6700
 
 
Programação
Atividade: Mobilização em prol do auto-exame
Data: 9/10
Horário: 19h30
Docente: Rafaela dos Anjos Adorni
 
Atividade: Mobilização em prol do auto-exame
Data: 10/10
Horário: 13h30
Docente: Franciele Cristine Laurindo
 
Atividade: Mobilização em prol do auto-exame
Data: 11/10
Horário: 9 horas
Docente: Marli dos Santos Rosa Moretti
 
Atividade: Exposição itinerante Votuporanga Rosa em Outubro com a apresentação de trabalhos artísticos de universitários e crianças sobre câncer de mama. A exposição também passará pelo Instituto Federal, de 15 a 20/10; e pela ETEC (Escola Técnica Estadual), de 22 a 26/10.
Data: 9 a 11/10
 
 
Atividade: Caminhada em celebração ao encerramento do evento, envolvendo toda a comunidade, saindo da praça São Bento .
Data: 27/10
Horário: 8 horas

A POLÍTICA DEIXA SUJEIRA EM VOTUPORANGA

Escola Sebastião de Almeida, estávamos filmando a sujeira, e naquele momento crianças jogando bombas defronte a escola, fazendo badernas. E cadê policiamento?
Ninguém quer falar dos Candidatos eleitos ou reeleitos, mas a indignação dos Brasileiros, com certeza é que parta das repartições públicas uma ordem. Sujou! Vamos limpar! Aqui vemos no Brasil que após as Eleições, o lixo vai para as bocas de lobo (Bueiros) Entupimento das galerias. Cadê o respeito das autoridades com o Meio Ambiente? Onde muitas vezes pessoas acabam usando até crianças para limpar lugares públicos.

A POLÍTICA DEIXA SUJEIRA-VOTUPORANGA-SP por poetagibim no Videolog.tv.

domingo, 7 de outubro de 2012

JÚNIOR MARÃO É ELEITO EM VOTUPORANGA


Já com mais de 90% o Prefeito Júnior Marão já é reeleito a sua continuidade. Na sua administração, o mais novo comentário é que já nesta Segunda-feira, já projeta instalação de Shopping Center pode até já estar começando a mexer no terreno, já prometendo para o final do ano que vem. Vamos aguardar para ver né! - Comentário ouvido na Rádio Lider
 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

TEATRO - A FARSA DO MESTRE PATHELIN - CIRCUITO CULTURAL SESI

VOTUPORANGA

Adicionar legenda

Centro de Convenções "Jornalista Nelson Camargo" - Av. dos Bancários, 3299 - Jardim Alvorada
Teatro - Entrada Gratuita - Dia 18 de outubro - QUINTA-FEIRA
Circuito Cultural Sesi
Dionísios Teatro
Recomendado para maiores de 12 anos
Tema: Ética
Conteúdo: Justiça, trapaça, ética e moral.

"A Farsa do Mestre Pathelin" conta a história de um advogado espertalhão que em momento de crise econômica, para vestir a si próprio e a sua mulher, resolve aplicar um golpe em um comerciante de tecidos tão esperto quanto ele. Inspirado na fábula "A Raposa e o Corvo" e através de elogios e artimanhas envolve o comerciante em sua trama. A peça traz à tona conflitos que desde sempre afligem a humanidade: a falta de dinheiro, a luta pela sobrevivência, a ética, a trapaça e a busca pela justiça.

SESI - Serviço Social da Indústria - Centro de Atividades Culturais do SESI - CAT Duprat Figueiredo
Prefeitura do Municípiop de Votuporanga - Departamento de Cultura e Turismo

terça-feira, 2 de outubro de 2012

AMOR IMPOSSÍVEL

 
AMOR IMPOSSÍVEL

                          Sérgio Gibim Ortega

Estou cansado de amar
amores impossíveis,
de sonhar por paixões
proibidas...
Amores de lindos
olhares
e cheio de sonhos,
paixão incontrolável,
desejos ardentes,
insaciáveis,
amores inocentes,
e sonhos impossíveis
de se realizar.
Sonhar e amar...
Amar sem medidas,
sem sentir culpa,
e sem pensar o depois.
Ha! Que tentação de
sonhos impossíveis...
impossíveis de se acreditar,
de acontecer...
Sonhos impossíveis
de viver, de sorrir,
de amar sem ser amado.
de gostar e viver
só pensando
no amor impossível.


(VOTUPORANGA , 23  DE NOVEMBRO DE 2006)

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A AMBIÇÃO SEXUAL


A AMBIÇÃO SEXUAL
                                                                                                             Sérgio Gibim Ortega
 
Senhor! Estou muito triste porque estou vendo as pessoas trocarem a amizade pelo sexo.
Senhor! Eu sempre tive amigas. Mas só porque, sendo do sexo feminino, vejo pessoas criticando e achando que a amizade, já é um compromisso mais sério, um namoro, paquera, etc.
Senhor! Sempre fui amigo de todos. Mas nem todos foram meus amigos verdadeiros.
O que me aconteceu o outro dia, fez com que eu devesse escrever esta crítica para uma publicação. Pois tudo o que acontece na vida de um poeta as pessoas também devem tomar conhecimento para ficarem mais atualizadas e saberem viver melhor, quem sabe.
O que me aconteceu há poucos dias?
Tenho uma amiga, e a quero muito bem. Ela é também uma de minhas fãs das minhas poesias. Ela sempre escreveu cartas para mim, sendo uma moradora de outra cidade. Trata-me com carinho e respeito.
Esta amiga eu só há conhecia através de cartas, até que a encontrei num encontro, um curso religioso nesta cidade de Votuporanga, acontecido no Bairro Santa Amélia, numa escola, domingo 16 de maio de 1993. Foi quando a conheci então pessoalmente. Como não dizer uma surpresa por conhecê-la. Pessoa educada, simpática e muito legal, que admiro muito.
Ao nos encontrarmos, é claro, que não poderia deixar de ter beijado esta menina no rosto, símbolo de uma grande amizade e muito respeito pela fã.
Mas três pessoas que também participavam deste encontro, tiveram a capacidade de ir fofocar para minha esposa que me vira dando beijos nesta menina e que parecíamos namorados:
“Como pode?” - Que absurdo! - Há... Meu Deus! “Quantos ignorantes existem neste mundo”. Mas a esposa até já sabia antes por mim. Pois graças a Deus sou fiel à minha amada.
Senhor! Estas pessoas que foram falsas e que tiveram neste curso religioso para aprenderem algo sobre a vida, der repente, desviaram seus pensamentos sabendo que estavam deixando o curso de lado para importar-se com a vida do próximo.
Refletindo Senhor, lembrei-me daquelas frases que Jesus Cristo nos disse: “Tire primeiro o pedaço de madeira que está no seu olho, e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão”.
A tristeza que me abate às vezes Senhor é de ver as pessoas trocando a amizade pelo sexo. O que nunca me passou pela memória de ter uma amiga e ficar com segundas intenções.
Senhor! Fiquei muito chateado e vejo o ser humano só pensando em sexo. Sei que se não fosse esse o motivo, não teriam me olhado com diferença a nossa amizade. O ser humano já não pensa no amor ao próximo, no carinho de uma amizade. E nunca se importam o que criticar. A maioria age Pai Criador, talvez por não for amigo de uma mulher, só porque acredita que ela é só pra ser usada. Muitos pensam assim... Muitos não imaginam que no seu Reino Pai, nós vamos ser todos iguais. Porque somos todos irmãos nesta Terra. No céu não vai haver ambição sexual.
Às vezes fico perdido pensando que eu esteja errado. Mas depois vêm nos meus pensamentos as palavras do Senhor, e que está nas escrituras sagradas. Além do mais, não há diferença em ser amigo de uma mulher, de uma amiga.
Querido Deus! Diante desta situação este poeta que decidiu escrever tudo o que há de verdadeiro nesta Terra, deixa aqui registrado mais uma vez uma lamentável perda na vida. De ver as pessoas se afastando da amizade por motivos assim. Eu nunca me afastarei de minhas amigas, nem por fofocas, ciúmes, etc.
Querido Pai do céu. Perdoai estas pessoas que não sabem o que fazem. Obrigado meu Senhor!
ACONTECEU EM 18/5/1993
(FOTO GO GOOGLE ESCOLA HOJE)
 

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...