VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

sábado, 31 de maio de 2014

31/05 DIA MUNDIAL DO TABACO

Cigarro está associado a diversas causas de infertilidade

O fumo pode provocar diminuição de ovulação na mulher e aumento do número de gametas defeituosos no homem

Dados publicados pela Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) apontam que homens e mulheres fumantes têm chance 3 vezes maior de sofrerem de infertilidade quando comparados àqueles que não fumam.

A fumaça do cigarro contém centenas de substâncias tóxicas e radioativas que afetam a função reprodutiva em vários níveis, podendo prejudicar a produção de espermatozoides, a motilidade tubária (importante para a captação do óvulo que sai do ovário no momento da ovulação), a divisão das células do embrião, a formação do blastocisto (embrião com mais de 100 células) e a implantação.

Mulheres fumantes podem apresentar maior incidência de irregularidade menstrual e amenorreia - falta de menstruação.  Estudos indicam que a fertilidade é reduzida em 25% nas mulheres que fumam até 20 cigarros ao dia, e 43% naquelas que fumam mais de 20 cigarros, mostrando que o declínio da fertilidade tem relação direta com a dose de nicotina absorvida pelo organismo.  Além disso, durante a gestação, o fumo pode aumentar a incidência de placenta prévia (placenta baixa), descolamento prematuro da placenta e parto prematuro.

De acordo com o Dr. Edilberto de Araújo Filho, do Centro de Reprodução Humana de Rio Preto (CRH), o cigarro causa diversos prejuízos à fertilidade feminina e o impacto na saúde dos ovários pode ser grande.  "A mulher que fuma pode apresentar comprometimento folicular, alteração das características fisiológicas tubárias, alteração nas taxas hormonais e interferência na gametogênese e fertilização, além de revelar maior dificuldade na implantação do embrião, pois o endométrio também sofre agressões", explica o médico.

Segundo a embriologista Lígia Fernanda Previato Araújo, chefe de laboratório do CRH Rio Preto, a fertilidade masculina também é prejudicada pelo cigarro, já que, com o aumento da oxidação causada pelo fumo, ocorrem alterações significativas no potencial de fertilização do espermatozoide.  "O tabaco afeta diretamente a formação dos espermatozoides, causando alterações na concentração, morfologia, motilidade e, principalmente, no DNA dos espermatozoides, danificando o gameta e, muitas vezes, inviabilizando a fertilização.  Quando a fertilização ocorre, pode formar um embrião geneticamente anormal e, nesse caso, o embrião não implanta ou, se implantar, o organismo vai rejeitar, ocorrendo o aborto espontâneo", afirma Lígia.

Para o casal em tratamento, o fumo representa menor taxa de fertilização, resultando em prejuízo nas taxas de nascimento e, muitas vezes, obrigando o casal a se submeter ao dobro de tentativas de fertilização.  Além disso, o cigarro diminui a qualidade e quantidade de embriões por ciclo, fazendo com que a estimulação ovariana precise ser prolongada em muitos casos.

Estatísticas
-Estudos atuais mostram que 13% da infertilidade feminina pode ser atribuída ao cigarro;
-10 cigarros por dia já são o suficiente para prejudicar a fertilidade;
-Mulheres tabagistas crônicas entrarão mais cedo na menopausa (um a quatro anos antes), o que pode ser atribuído à aceleração da diminuição do estoque de óvulos;
-O hábito de fumar está associado a um aumento no risco de abortamento (aumenta em até 27%) e gravidez ectópica (gravidez nas tubas);
-O cigarro na gravidez prejudica a fertilidade do filho homem;
-Homens que fumam têm mais espermatozoides anormais que os não fumantes e a porcentagem de espermatozoides anormais está diretamente ligada ao número de cigarros fumados por dia;
-Fumantes passivos (tanto homens como mulheres) com exposição excessiva ao cigarro também têm maior incidência de todas as alterações descritas acima.

Tabagismo interfere na visão e aumenta a probabilidade de doenças que causam cegueira

O tabagismo é considerado fator de risco na incidência e na evolução de uma série de problemas oculares: Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), catarata, glaucoma, Doença de Graves (causada por distúrbios hormonais da tireoide) e doenças oclusivas venosas e arteriais.

O hábito de fumar aumenta em pelo menos duas vezes o risco de desenvolver Degeneração Macular Relacionada à Idade, que é uma das doenças que mais causam cegueira no mundo.  Fumantes têm mais propensão à essa degeneração, pois o cigarro acelera a oxidação do organismo e favorece o acúmulo de substâncias nas camadas mais profundas da retina.  Com a diminuição de mecanismos antioxidantes, ocorre a "intoxicação" dessa parte do olho. 

Esse problema se desenvolve a partir do envelhecimento na parte da retina chamada mácula,  que é diretamente ligada ao sistema nervoso central,  onde a visão é processada e são definidas as formas, cores, rostos e leitura. "Toda a retina tem origem no tecido nervoso, suas células não se regeneram nem se multiplicam.  Por isso, é importante preservá-las", afirma Dr. Cláudio Dalloul, especialista em retina e vítreo do D'Olhos Hospital Dia de Rio Preto.

Estudos também indicam que o tabagismo pode contribuir para o agravamento do glaucoma.  O cigarro isoladamente não causa a doença, mas está associado a um maior risco de piora da patologia. O conjunto de fatores que causam má circulação sanguínea no corpo também podem prejudicar a saúde do nervo óptico, pois, assim como em outras partes do corpo, o nervo óptico recebe nutrientes e oxigênio pelo sistema vascular. “O cigarro não eleva a pressão intraocular, mas pode prejudicar a circulação do nervo óptico.  Os efeitos de alterações vasculares na evolução do glaucoma têm sido tema para muitas pesquisas", disse Dr. Kássey Vasconcelos, especialista em glaucoma do D'Olhos Hospital Dia.

A fumaça do cigarro também tem efeito irritativo na parte anterior do globo ocular, principalmente na conjuntiva e na córnea.  Isso faz com que as pessoas idosas - que produzem menos lágrimas - sejam muito mais sensíveis e alérgicas.  O cigarro também piora quadros de síndrome do olho seco, alergias oculares e promove desconforto àqueles que usam lentes de contato.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

PRESIDENTE OU PRESIDENTA - PORTUGUÊS

     ACHEI MUITO INTERESSANTE E VERDADEIRO ESSA AULA DE PORTUGUÊS, E COLOCO AQUI - QUEM ESCREVEU, SEM OFENSA A PRESIDENTA, É QUE NA VERDADE BOS ANOS 80 UM PROFESSOR TAMBÉM TINHA ME DITO QUE ERA "A PRESIDENTE". PRA MIM ISSO É MUITO REAL. REPASSO AQUI TAMBÉM. PARA LER MELHOR CLIQUE NA FOTO.

domingo, 18 de maio de 2014

MÃE! QUE SUFOCO! NÃO FOI POR POUCO

      Sérgio Gibim Ortega
  
     Um almoço de domingo, de repente quase terminando o churrasquinho, por alguns segundos, notamos a mãe de olhos abertos, virando os olhos, uma convulsão, e pegamo-la, se levantando da cadeira e fomos deitando ao chão, e de lado, retiramos a chapa, massageei o tórax, aonde a comida voltou. Assim imediatamente ela foi voltando, e com calma levamos para dentro até a sala, sentou-se. Medimos a pressão e perguntamos – Pois nada doía. Fomos aliviando, e já por ter visto algo semelhante assim, notei – Era apenas uma convulsão. Como nunca aconteceu, a idade e, a pressão baixa, pois fomos medindo, enfim a indigestão – Após alguns minutos, uma dor de cabeça e tontura. A mãe não se lembrou de nada de alguns segundos desfalecida. Concluímos por enquanto. Pode ser pressão baixa, algo meio sem esperar. Graças a Deus – Foi só um susto.  Mãe, avós, e para com pessoas idosas, vamos ficar mais atento agora.  O susto foi grande. Minha mãe, num almoço dia de domingo. Afff, que susto! - 18/5/2014

sexta-feira, 9 de maio de 2014

CIDADE LIMPA EM VOTUPORANGA ATÉ QUE ENFIM



POSTINHO JERÔNIMO FIGUEIRA DA COSTA MAIS UMA VEZ

     JERÔNIMO FIGUEIRA DA COSTA próximo ao Assary, só pra registrar aqui mais uma vez, sabendo-se que não vira nada uma reclamação na Internet, pois esta administração de Votuporanga sempre tira de letra.
 
     Mais uma vez que precisamos do Postinho. Tantas vezes fomos m
arcar para o conserto de um dente da esposa, e ficam de ligar pra gente, e se esquecem.

     Estivemos lá hoje novamente, e parece que as dentistas dormem dentro do consultório. Há uma placa na porta dizendo "Não bata na porta", ou seria o mesmo que não perturbe. Fica se horas a espera de sair alguém, e quando sai, entra rapidinho sem dar satisfação. Mais ninguém no posto pode atender e marcar.
  
     Infelizmente hoje notamos que a saúde falta apenas o respeito com as pessoas. Pois dinheiro tem sim. Funcionários de sobra e que andam montado também numa tartaruga.
     
     Uma assistente vai até sua casa para preencher um formulário, prometendo mil maravilhas. Cuidado! Esta só está trabalhando para ver o que você tem em casa. Depois disso você tem o cartão. Na mínima eles te avaliam a classe social, e tudo sobre você, depois disso sabem que você nem cheira e nem fede, e te abandonam nos postinhos. Esta é a saúde de Votuporanga-SP.
  
     Hoje tem tanta tecnologia, dinheiro, prédios bonitos e muita pouca vontade para com as pessoas que são humilhadas... As pessoas que precisam da saúde, agora não tem mais a quem recorrer. Porque a sociedade se tiver dinheiro faz alguma coisinha, e se não tiver, dá seus pulos. E a esposa vai continuar com o pedaço de dente até a gente poder cuidar. Lamentável Votuporanga, a capital da saúde.

NOTICIAS RELACIONADAS 
DENTISTAS NOS POSTINHOS VOTUPORANGA SÓ PRA DIZER QUE TEM ”QUE LINDO!”

quinta-feira, 8 de maio de 2014

CASO ESTRUPADOR DE OLÍMPIA-SP

Estuprador acusa pai e avô de criancinha de terem decepado pênis - VEJA NO VOTUPORANGA TUDO

COMENTÁRIOS DO POETA GIBIM
     Na força da emoção, qualquer pai indignado com o relato de um filho agiria desta maneira. Mas deve contar-se até 10, pois de repente a justiça é feito no impulso da raiva. Feito os exames que nada constou na menina, vem a pergunta. Teria mesmo acontecido? Após confiar plenamente no relato de uma criança, a justiça concluirá pelo exame de uma assadura concluindo assim. Concluirá a justiça a pena para quem faz justiça com suas próprias mãos.
     Mulher morta pelo boato também de rede social causou revolta e foi morta. Vários casos estão sendo feita justiça pelas próprias mãos. Por se precipitar o acusado disse na reportagem: -Fazer o que? Agora já foi.
     Desta forma a justiça não vai mudar, e sim piorar. E os governantes nada fazem pelos criminosos. Se vê falar todo dia que prende. Mas onde está sendo colocado todos esses, se não se veja fazer presídios? Na rua é claro. Aonde vamos chegar?

MANIACOS DO CELULR

Mais um ataque do "maníaco do celular" em Votuporanga. Mulher é assaltada ao lado do Centro Universitário nesta quinta-feira (8/5) - VEJA NO VOTUPORANGA TUDO
VEJA TAMBÉM Ladrões infernizam tarde de Votuporanga com 3 assaltos

SE VAI JAIR RODRIGUES E DEIXA OS FÃS


Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos
Segundo produtora, músico estava em casa, em Cotia (SP).
Ele era conhecido por sucessos como 'Disparada' e 'Deixa isso pra lá'.
Do G1, em São Paulo VEJA TUDO FONTE G1

sábado, 3 de maio de 2014

PERSONAGEM ZELÃO DE MEU PEDACINHO DE CHÃO

Apesar de ser quase um novato na telinha, Irandhir Santos garante que não faz distinções antes de aceitar um trabalho. "Me interessa viver histórias incríveis, com as quais me identifico e que eu, como artista, quero contar, independente da sua localização: nos palcos, na tela do cinema ou na TV”, esclarece. CONHEÇA MAIS SOBRE O ATOR EM GSHOW

VIVER OU MORRER

 VIVER OU MORRER            Sérgio Gibim Ortéga  Onde vou...? Onde estou...? Parece que o mundo não tem lugar pra mim. Só queria viver! Mas ...