VOTUPORANGA-SP / MARÇO DE 2024
RESPONSÁVEL: Sérgio Gibim Ortega
CONTATO: poetagibim@hotmail.com

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A água benta da renúncia

                                 Carlos Lúcio Gontijo
      
       Vivemos um tempo em que é tão raro alguém largar, abandonar ou afastar-se do exercício de cargo de alto relevo que, ao renunciar, o Papa Bento XVI abriu uma grande discussão, envolvendo inclusive todo o mundo religioso, pois o normal é a busca de permanência e até luta por mandatos consecutivos, como se deu no Brasil, com a adoção da reeleição para que Fernando Henrique Cardoso obtivesse um segundo mandato.
       Independentemente de tudo e qualquer coisa, o império da filosofia materialista nos impele a procurar fama e projeção social, como se isso representasse garantia infalível de felicidade. Detectamos com tristeza que nem o nosso sistema de ensino conseguiu fugir da ditadura imposta pela propaganda de exaltação às celebridades, aplicando uma didática em que há pouco espaço para a leitura e estudos mais relacionados com a filosofia ou a arte, como se fosse possível formar cidadão verdadeiro com o simples domínio de alguma área do conhecimento.
       Nossos jovens são levados a escolher uma profissão, numa decisão que vale para a vida inteira, baseados na tese de mercado, que lhes ensina que a preferência deve estar sempre ligada a funções mais bem remuneradas, sem a mínima consideração do fator vocacional, determinando a mais contundente frustração de um punhado de advogados, médicos, jornalistas, dentistas, engenheiros etc.
       Não resta a menor dúvida de que a sociedade necessita é de contar com pessoas bem-sucedidas no que fazem e, principalmente, bem resolvidas emocionalmente e, portanto, capazes de enfrentarem os reveses da existência humana sem ter que recorrer ao álcool ou às drogas, que têm ceifado a vida de muitos de nossos jovens, revertendo a velha lógica de os filhos sepultarem seus pais.
       Aqui em Santo Antônio do Monte, cidade do centro-oeste mineiro onde hoje moro, não passa um mês sequer sem a notícia de morte de algum jovem nas estradas que dão acesso ao município. Pode parecer tolice aos menos atentos a afirmação de que o menosprezo com que se trata a cultura no Brasil tem muito a ver com o desapreço pela vida e pela quase total incapacidade de amar e respeitar ao próximo a que assistimos em nossos dias de louvor ao individualismo extremo.
       O Congresso Nacional, em boa hora, acaba de desmembrar a Comissão de Educação e Cultura. Ou seja, a cultura tem agora uma comissão exclusiva, atendendo à realidade que nos conduz à certeza de que educação é diferente de cultura. Educação é sol e alimento para a mente, ao passo que cultura é o horizonte, o caminho, o estabelecimento de limites, a noção de valor, a observância moral, o comportamento ético. Sem cultura, nos deparamos com cidadãos detentores de diplomas e, ao mesmo tempo, desprovidos de sensibilidade sociocomunitária, uma vez que não aprenderam a dividir o aprendizado adquirido, o que os impede de contribuir para a construção de um planeta Terra banhado em presente promissor e disposto a manter (e preservar) um meio ambiente mais adequado à vida das futuras gerações.
      Papa Bento renunciou não apenas ao cargo, mas ousou distanciar-se de honrarias, pompas e, acima de tudo, dos aplausos fáceis com que a sociedade bajuladora e interesseira costuma premiar todos os que se investem de reluzente poder, a ponto de a maioria dos governantes ou dos entronizados em todo e qualquer ofício usar todas as armas de que dispõe para permanecer chefe da “tribo”. Talvez, ao decidir-se pela renúncia, o Papa Bento XVI tenha levado em conta o fato de ter como mecanismo de defesa apenas a oração diante de um mundo tanto em desordem explícita quanto sem lugar nem espaço para alguma crença em Deus, sobre o qual o Papa Bento XVI espargiu a água benta da renúncia.
       Carlos Lúcio Gontijo
        Poeta, escritor e jornalista
       Secretário de Cultura de Santo Antônio do Monte

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ELEKTRO MAIS APAGÕES



VOTUPORANGA-SP
               Sérgio Gibim Ortega
Exatamente as 21:58 hs da noite desta Segunda-feira, a Companhia de Energia Elektro deu dois apagões de energia seguidamente. O fato só ocorreu aproximadamente nos Bairros dos Ipês, Parque Residencial do Lago. Observando a cidade, vimos que a cidade está toda ilumidada. Esta companhia de energia elétrica não tem o mínimo de respeito. E vou continuar publicando toda vez que eles fazer esta safadeza. Isso sempre ocorre! O risco é de queimar aparelhos elétrônicos, danos a residência. Não tinha te,po chuva desta vez. O povo destes bairros reclama nas Redes Sociais sempre quanto a isto. Porque destes apagões só em nossos bairros.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

VOTUPORANGA É MELHOR NO MEIO ABIENTE DO ESTADO

O gestor de Meio Ambiente, Geól. Gustavo Gallo Vilela, cita algumas ações desenvolvidas em Votuporanga nos últimos anos. “Somos um município com 100% de abastecimento de água e 100% de esgoto tratado. Nos tornamos exemplo em gestão de resíduos sólidos com a criação do Ecotudo, primeiro do Brasil, e manutenção da Coopervinte. Temos ainda diversas atividades de educação ambiental, boa cobertura arbórea, projetos sustentáveis na área de construção civil e, além disso, uma excelente estrutura para gerenciar tudo isso composta pela Saev Ambiental, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e engajamento das Secretarias da Prefeitura”. LEIA A NOTÍCIA COMPLETA EM SITE PREFEITURA DE VOTUPORANGA

ECOTUDO VOTUPORANGA NÃO PEGA MAIS GALHOS

O Ecotudo da Zona Norte não recebe mais galhos de árvores trazidos pelos moradores da cidade. É que a reclamação dos moradores daquela região sobre o incômodo do pó da trituração dos galhos, chegou às mãos do promotor do Meio Ambiente, Marcus Vinícius Seabra, que pediu explicações à Prefeitura. Sendo assim, a Saev Ambiental optou, por si só, deixar de receber este material para poder se adequar e atender de forma melhor este setor. Vale destacar que os dois Ecotudo’s (sendo o primeiro localizado na Zona Sul da cidade), tornou-se referência para todo o Brasil, uma vez que recebe todo o lixo doméstico, colaborando para o descarte correto e meio ambiente...LEIA A NOTÍCIA COMPLETA NA FONTE: JORNAL À CIDADE DE VOTUPORANGA

VOTUPORANGA NO RECICLÁVEL


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SAIBA A IMPORTÂNCIA DO BLOG DO POETA GIBIM NAS NOTÍCIAS



      Sérgio Gibim Ortega
Saiba porque é importante você ler o Blog do Poeta Gibim “O NOVO JORNAL DO POETA GIBIM”.
Você encontra as principais notícias escritas e direcionadas para suas fontes. Porque as notícias do poeta são das fontes? O Poeta Gibim não é um jornalista, e sim poeta e escritor. Um Jornal de Votuporanga há muito tempo atrás achou ruim de o poeta publicar sua notícia mesmo dizendo sua fonte. A pesquisa do Poeta Gibim aparece muito na busca. O poeta não quer roubar notícias de ninguém. Quando muita imprensa usa fontes para divulgar, e mesmo que o poeta citava a fonte, aquela imprensa achou ruim. Então agora direcionamos as importantes notícias com outro título. Isso é para você leitor saber das principais notícias, e depois ler tudo na fonte. A mudança do título é para não tomar leitores de nenhum jornal. Então, o Poeta Gibim dá também o seu comentário sobre a notícia.
Porque é importante você ler a notícia do blog deste poeta? Porque rapidamente você escolhe qual notícia quer seguir para o link da fonte.
O Poeta também escreve alguma notícia exclusiva das próprias opiniões. Quando a notícia é mais concreta em um jornal o poeta busca a verdade rapidamente pra você saber com exclusividade. Exemplo o caso do garoto espancado em Votuporanga, o poeta noticiou rapidamente dizendo que aquele espancamento do vídeo não era de Votuporanga, e que o Balanço Geral da Rede Record informou isso corretamente.

ASSASSINATO DE ÉRICA É CONCLUÍDO EM VOTUPORANGA

O delegado também esclareceu o que o destino de cestas de Natal que Érica havia comprado no supermercado, antes de ser raptada. Segundo a investigação, foram entregues aos parentes do suposto assassino em Fernandópolis, que não teriam desconfiado que Wilson havia acabado de cometer um crime tão brutal. Essas informações teriam sido confirmadas por meio de depoimentos.
O exame necroscópico apontou que foram cinco os ferimentos encontrados no corpo da vítima. Um na frente, que atingiu o coração e quatro nas costas. “Ele matou ela fora do veículo sobre a ponte. A faca foi localizada em Fernandópolis próximo à casa de parentes de Wilson. O celular da Erica também foi encontrado no mesmo bairro.

COMENTÁRIOS DO POETA GIBIM
É esquisito, mas enfim concluído. Sempre há casos esquisitos. A pergunta deste poeta é sempre a mesma, como a última morta a facadas nesta cidade. Porque um homem depois dos 40 anos resolve matar uma pessoa com tamanha crueldade? Uma pessoa que já viveu mais da metade da vida. Porque as pessoas perdem a cabeça de ua hora para outra? É difícil entender.

MATOU A MULHER EM 2011 A FACADAS - JULGADO

O Tribunal do Júri da Comarca de Votuporanga condenou na tarde desta quarta-feira, o pedreiro Eduardo Rafael Flores, a uma pena de 20 anos de reclusão em regime fechado. O julgamento de Flores condenado pelo assassinato da ex-companheira Regiane Dias Magalhães, durou quase oito horas. O crime aconteceu no dia 31 de março de 2011, na casa onde a vítima morava, no Jardim Marin. O réu terá que cumprir a pena em regime fechado e sem o direito de recorrer em liberdade.7 - VEJA A NOTÍCIA COMPLETA NA FONTE

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ESPANCAMENTO DE ADOLESCENTE NÃO É DE VOTUPORANGA "A CONCORRENTE COMEU BARRIGA".



O espancamento teria acontecido em Marabá estado do Pará.
Sandro Pires disse no Balanço Geral da TV Record desta região. “E porque a concorrente comeu barriga?”. Eu caio a rir sem parar...
É mesmo muito engraçado e verdadeiro o Sandro Pires. Pois Votuporanga está numa polêmica com o caso, quando a TV concorrente e famosa afirmava que o vídeo era de Votuporanga.
O povo todo revoltado, e agora descobrir pela TV Record, mostra o vídeo que foi em outro lugar. É que a concorrente insiste ainda em falar da notícia. E pior, mais uma vítima de espancamento em Votuporanga. Quem errou ao denunciar mostrando o vídeo errado. Acho que ao menos a concorrente filial deveria um pedido de desculpas por mostrar o vídeo errado. E no mínimo que se possa fazer continuar com o caso daqui. O grande Jornal da TV filiada, quando erra, pede-se desculpas. Porque a Filiada também não faz isso? O povo pensa que o espancamento aconteceu aqui na cidade, aonde esta sofre impacto também nos jornais. Notei que eles querem insistir, uma vez que a concorrente dita pelo Sando do Balanço Geral. Eu mesmo só encontro pesquisas da concorrente pela Internet dizendo Votuporanga... E Votuporanga... Etc... Mas hoje para conferir que o espancamento foi em Marabá no Pará, este poeta trás aqui o vídeo da Rede Record, e sua Fonte.  VEJA O BALANÇO GERAL COM O SANDRO PIRES FALANDO UM JORNALISMO MAIS VERDADEIRO! OLHA O TÍTILO DA NOTÍCIA AONDE POLÍCIA DIZ: “ESTE VÍDEO NÃO É DE VOTUPORANGA!”.
HOJE À NOITE NOTEI QUE A CONCORRENTE CORRIGIU O ERRO TAMBÉM.
ENFIM, TANTA CONFUSÃO E AS CRIANÇAS QUE FORAM ESPANCADAS, SEM SABER O QUE FAZER, ESPERANDO QUE A LEI PREVALEÇA PARA ELES EM PUNIR OS VAGABUNDOS ESPANCADORES COVARDES.

ESPANCAMENTO DE ADOLESCENTE NÃO É DE... por poetagibim

ADEUS MINHA KODAK



Sérgio Gibim Ortega
Esta máquina deixa saudade. Sei que não vou mesmo encontrar um assistente técnico competente para concertar esta Kodac C330, muito menos em Votuporanga. Antes mesmo de procurar já sei a resposta que vão dar. “Não tem mais concerto”. Infelizmente é o caso igual de vídeo cassete, quando procurei. “Saiu de linha”. Disse um japonês em Votuporanga, com o nome daquele lugar. Isto é Brasil.
Então deixo com saudades esta máquina que tirou ótimas fotos. A Fábrica Kodak fechou em JANEIRO DE 2012 por não acompanhar a tecnologia digital. Mas, outras marcas não terão foto tão boas, igual esta famosa marca que acabei de fotografar esta foto aqui, apesar de ser uma pequena filmadora.
Quer um conselho de um poeta?  A partir de hoje você saberá porque o meu blog é tão importante pra você ler.
No dia em que comprei esta máquina numa das maiores lojas do Brasil, em que até era funcionário, eles me diziam: “Você está comprando a melhor máquina”. Não me recordo mais o preço, mas sei que hoje seria mil reais. É muito dinheiro pra uma pequena mola miúda escapar, e de repente parar de fotografar, a lente de aumento que sai para fora da máquina travou, e até acabei de quebrar.
No dia em que fui comprar esta outra filmadora ruim, outra maior loja do Brasil de roupas, eles disse, quando pedi uma filmadora de qualidade: “Esta é a melhor filmadora!”. Tornei a perguntar:  “Porque as filmadoras agora são tão pequenas?”. Eles afirmaram: “Não existe mais filmadoras grandes!”. Eles acham que sou trouxa, e hoje analiso. E como as redes de TVS, têm filmadoras profissionais? E como os fotógrafos profissionais tem máquinas potentes. Essas lojas grandes são vagabundas mesmas!
Afinal você aprendeu um tiquinho comigo? Já sabia? Tem que correr atrás! Que existe pode ter certeza! Trouxa fui eu.
Mas esta máquina foi boa pelo seu tamanho mesmo não profissional!

ESTOU NOVAMENTE VOLTANDO AO FACEBOOK



                    Sérgio Gibim Ortega
Excluí a Rede Social Facebook, e mesmo não concordando om certas regras que eles fazem, que me deixou irritado a ponto de excluir, resolvi voltar. Por que? Primeiro que ao excluir o meu Facebook, nos dias que se passou, ao tentar entrar na Internet, a Rede pedia a senha e automaticamente eu conseguia entrar novamente.
Ao pensar que deixar mais de 700 amigos pra trás conquistados e que me seguiam como amigos me deixou feliz em saber que é a primeira conquista na longa batalha de chegar a isso.
Notei também que ao me desligar da rede de amigos, meu perfil, a foto fica em branco ligada a todos que estou adicionado, e se não me excluir, estou ligado de qualquer forma. Isso me fez concluir também que andei excluindo uns amigos porque tinha deixado seu perfil em branco, e a qualquer momento eles poderiam voltar. Então eram amigos que qualquer maneira.
Ao excluir a Rede Social notei que aprendi uma experiência com isso. Que você nunca é excluído e que sempre ao entrar com a senha a rede de amigos volta novamente.
As notícias de impacto, principalmente a do garoto citado que seria de Votuporanga e que foi espancado por vários outros adolescentes da mesma idade, me deu mais um pouco de vontade de estar na rede de amigos, e talvez explicar a colocação da imprensa, o qual gostaria de falar. Pensando em fazer outra mudança e tentar novamente outras maneiras de conseguir com que os leitores cheguem pra conhecer este poeta que relata as verdades e lutas, as conquistas de escrever, e deixar de lado as desavenças de ignorantes que ficam me bloqueando, com isso passar a não adicionar mais, e sim só aceitar aos queridos leitores de O NOVO JORNAL DO POETA GIBIM. ABRAÇOS A TODOS.
Agora se o Facebook me excluir definitivamente, então sim, é outros quinhentos.

MANDIOCA NO SUOER MUFFATO PODRE

      É um prazer colocar este blog pra funcionar novamente. Juntamente o YouTube que está facilitando as publicações e ficou muito contente...